O casamento é uma instituição tradicional, mas nem por isso precisa ficar parado no tempo. À medida em que os costumes se modificam, e as relações entre as pessoas evoluem, as regras também podem ser redefinidas. Depende, basicamente, de duas coisas: da vontade de quem vai casar, e de bom senso.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento

Veja abaixo alguns exemplos de regras quebradas em grande estilo.

Irmandade diversa

Looks idênticos para madrinhas e padrinhos? Por que, se o que nos encanta nas pessoas é sua individualidade? A ideia é deixar que cada um escolha algo que goste, para que se sinta bem.

Os noivos podem sugerir uma cartela de cores, para as madrinhas e padrinhos, para que se crie uma harmonia cromática no altar. Ou podem deixar isso em aberto, propondo o uso de um detalhe ou acessório que unifique o visual do grupo, como um buquê ou a cor das gravatas. Mais do que isso, é desnecessário.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento-irmandade
Foto: Martha Stewart/ Reprodução

Padrinhas e madrinhos

Quem disse que as noivas só têm melhores amigas mulheres e os noivos, melhores amigos homens? O que importa, antes de tudo, é a amizade e o companheirismo num dos momentos mais marcantes da vida adulta.

Além disso, quase todo mundo tem um melhor amigo(a) gay. Então, que tal quebrar o protocolo e deixar com que a pessoa se encaixe na categoria que melhor combina com ela?

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento madrinhas
Foto: Sitting in Tree Photography/ Divulgação

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento padrinhos
Foto: Elizabeth Messina/ Divulgação

Fuja do vestido

Quem ama os anos 70, sua atitude de contestação e o estilo apurado de mulheres chiques e contestadoras como Bianca Jagger, pode ser feliz para sempre a bordo de um look com calça comprida. Ou, numa versão mais feminina, vestindo um macacão deslumbrante.

Outra possibilidade é inovar no material do vestido. O crochê feito à mão, por exemplo, quando bem trabalhado, produz looks maravilhosos, em estilo boho, como o que se pode ver aqui, da Señorita Galante.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento vestido
Foto: Carolina Herrera New York Bridal Week 2016/ Divulgação

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento noiva
Foto: Yolan Cris primavera-2017/ Divulgação

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento- modelos de vestido
Foto: Señorita Galante/ Divulgação

De carona no estilo

Ao invés de chegar num carrão importado, símbolo de status, que tal escolher um carro descolado cheio de personalidade ou que tenha a ver com a história do casal?

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento carona
Solange Knowles casamento

Pagem animal

Se a família não tem crianças pequenas para participar da cerimônia como pagens e daminhas de honra, mas um cão é o melhor amigo do casal, ele pode levar as alianças, devidamente acomodadas no bolso de uma roupinha canina!

Apenas tome cuidado para não estressar o animal. Antes do início da cerimônia, deixe-o aos cuidados de alguém que ele goste e esteja habituado.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento-animais
Foto: Bruno Alves (fotográfo)/ Casamento Camila e Cícero

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento cachorro
Foto: Henry + Mac photography/ Divulgação

Vejo flores em você

Muita gente não imagina, mas uma bela estampa floral pode deixar um vestido de noiva maravilhoso e original. Note, também, como os looks das madrinhas, em preto e marfim, com grafismos, criam uma unidade interessante.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento flores
Foto: Corbin Gurkin/ Divulgação

Comida sobre rodas

Se o casamento vai ser realizado num local com área externa, com clima informal, contratar um food truck para cuidar da alimentação dos convidados pode ser uma ótima solução.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento-food-truck Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento- comida móvel

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento- espaço comida
Foto: Marco Prati/ Shutterstock.com

Cenário dos sonhos

Se o local onde acontecerá o casamento for amplo o suficiente, pode-se encomendar um backdrop – painel decorado que servirá de cenário para que os convidados tirem fotos e compartilhem nas redes sociais usando uma hashtag pré-definida pelos noivos. Foi o que aconteceu no concorrido casamento de Giovanna Battaglia, editora de moda da revista Vogue japonesa, e Oscar Engelbert, em Capri.

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento-backdrop
Foto: Instagram/ Reprodução

Quero ficar no teu corpo, feito tatuagem

A última tendência, entre casais que curtem um visual alternativo e tatuagens, é encomendar tatoos personalizadas para distribuir aos convidados. “É uma maneira diferente de fazer com que os convidados entrem no universo do casal”, diz Denise Vasconcelos, da Design Temporário, empresa que desenvolve esse tipo de produto.

É preciso encomendar com 2 a 3 meses de antecedência, o pedido mínimo é de 50 unidades, e os preços variam entre R$ 13 e 16, por unidade.

Ideias de casamento-nao-tradicional
Foto: Zeca Abdala; Modelos: Felipe Gouvêa e Aimée Rene

Ideias-nao-tradicionais-para-o-casamento presentes
Foto: Zeca Abdala/ Design Temporário

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!