daminhas-e-pajens
Foto Mel e Cleber.

Escolher o traje das daminhas e dos pajens não é uma tarefa fácil. Com tantas opções que transbordam fofura, fica difícil escolher uma só. Nesta hora, a noiva precisa levar em consideração vários fatores, como o local da cerimônia , se vai ser no campo, na praia ou na cidade, e o estilo da festa, tradicional ou despojada.

Para que tudo esteja perfeito no dia do casamento, é preciso aliar beleza e conforto. Segundo a estilista Juliana Georges, da Victoria Alta Costura, é fundamental que a daminha se sinta confortável com o vestido. “A primeira coisa que a gente pensa quando vai criar um modelo de daminha é: primeiro o conforto e depois a beleza”. Para conseguir isso, ela se atenta para que cada detalhe da roupa não machuque nem incomode a criança. “É sempre bom fazer o saiote bem forradinho, porque em baixo da saia, normalmente a gente põe um tule, o que pode gerar desconforto e irritar a pele da criança, que é bem delicada”, completa Juliana.

vestido-da-daminha

Os modelos costumam seguir cores neutras e tons pastéis, como branco, rosa clarinho e off white. Cores fortes devem ser evitadas, mas o colorido não é proibido, “se você quiser uma coisinha mais coloridinha, opte sempre por tons neutros, tons pastéis, aí não tem erro”.

Juliana conta que algumas noivas chegam ao atelier com a ideia de fazer uma réplica do vestido da noiva para a daminha. “Não tem nada a ver, porque para noiva é um vestido de uma mulher, a menininha fica parecendo uma mini adulta, não fica parecendo criança”. Para deixar o traje da daminha com o estilo mais infantil, a estilista usa poá, laços, pérolas, cristais. Segundo ela, outro desejo que muitas noivas pedem é combinar o vestido das crianças com a decoração da festa.”Eu acho que não tem nada a ver, porque é uma criança e não faz parte da decoração do casamento e por isso, não precisa combinar”.

vestido-da-daminha vestido-da-daminha

vestido-da-daminha  vestido-da-daminha

vestido-da-daminha vestido-da-daminha vestido-da-daminha

A idade certa

Juliana Georges acredita que a idade ideal para que uma daminha deve ter é a partir dos três anos. “Menos que isso, é uma criança muito pequena e na hora pode ficar assustada com a quantidade de pessoas olhando pra ela, o que pode ser uma caixinha de surpresas”. Ela também aconselha as noivinhas a não convidar daminhas com idade superior a dez anos, “depois dos 10, 12, já é madmoiselle, a menina já é mais mocinha”.

É normal que as crianças deem um pouco de trabalho na hora de provar o vestido. A estilista diz que uma boa dica é explicar a ela a importância deste momento que ela fará parte. “Tem que ser com jeitinho, às vezes a gente conta historinha, fala que ela vai virar princesa, aí a criança começa a prestar atenção e quando você vê, ela já está com o vestido”. Caso a menina não queira fazer a colocar o vestido, é interessante não insistir e remarcar a prova, “quando tem uma ou outra que às vezes não quer provar, a gente não força e sugere para a mãe de tentar marcar um outro dia em que a criança esteja mais tranquila”.

daminhas-e-pajens

O Pajem

Em geral, os pajens costumam vestir o mesmo traje do noivo, o que geralmente é um terninho ou um meio-fraque (paletó grafite, calça em tecido risca-de-giz e o colete cinza). A gravatinha costuma sempre ser igual a do noivo, só que em versão menor.

traje-do-pajem traje-do-pajem

No dia do casamento, ver as daminhas e pajens será uma das partes mais fofas da cerimônia. Então, inspire-se e capriche no visual.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!