gravata

Quantas vezes o noivo chegou ao casamento com a gravata na mão e com carinha de desespero pedindo socorro para alguém do cerimonial colocar a gravata dele. Eu, que nunca tive marido que usasse gravata, também não sabia  como fazer. Por isso, fui correndo aprender para ajudar nesta tarefa que na verdade requer mesmo é prática.

Mas as dúvidas em relação ao uso desse charmoso acessório não param por aí. Qual tipo deve ser usado para o casamento? E a cor deve ser a mesma dos padrinhos? Se o casamento for de dia a gravata pode ser dispensada? Sem dúvida uma bela gravata compõe o look dando ‘vida’  ao traje, emprestando e garantindo a formalidade, status e sofisticação necessários à cerimônia de casamento.

Preparamos este passo-a-passo para que os noivos, padrinhos e demais participantes o casamento esclareçam as principais dúvidas.

Quando dispensar à gravata?

Apenas em celebrações na praia, no campo ou em ocasiões totalmente informais.

noivo-praia

Ela é obrigatória em todos os outros casos?

Praticamente sim. Para o casamento à noite ela é obrigatória.

E em casamentos diurnos?

Se for um casamento na igreja, ou outro local em que se mantenha a formalidade desta cerimônia, seu uso continua sendo obrigatório, porém por ser de dia ela pode ter tons mais claros, desde que de acordo com o conjunto do traje.

noivo-gravata-clara

Como escolher a gravata certa?

O ideal é ter a ajuda do estilista da loja onde o restante do traje está sendo alugado ou comprado. Do contrário, para não correr riscos, a máxima do pretinho básico se encaixa perfeitamente,ou seja, tons de prata, ou escuro sempre ficam bem. Vale lembrar que a harmonia do conjunto é fundamental.

noivo-tradicional

E os padrinhos?

Particularmente acho um super estiloso que sigam o mesmo tom da gravata do noivo. O todo fica bonito e harmônico. Uma boa forma de evitar que os padrinhos errem no tom, e que já vem sendo usada pelos noivos, é presenteá-los com a gravata escolhida.

noivos-e-padrinhos

Conheça os diversos estilos de nós

Nó americano/ Simples ou Four In Hand

Por baixo do colarinho, passe uma primeira vez a parte larga em volta da parte estreita. Em seguida, refaça esse paço. Então, coloque a parte larga voltada para cima por baixo da gravata e deslize-a pela fivela formada pela primeira ou segunda rotação. Por fim, ajuste o nó obtido, remonte-o e o coloque ao meio do colarinho.

gravata-do-noivo

Windsor

Cruze a parte larga sobre a estreita. Mantenha o cruzamento e, ao lado, faça uma fivela subindo a parte larga através da gravata e rebaixe-a. Ponha a parte grande para o outro lado sob o cruzamento. Faça outra fivela subindo a parte larga pela gravata e baixando-a. Passe horizontalmente a parte larga pela frente da estreita. Em seguida, passe verticalmente a parte larga sob a gravata e faça passar a parte larga pela fivela. Mantenha a parta estreita, puxe delicadamente sobre a parte larga para apertar a gravata. O centro do nó deve ser ao alto e no meio do colarinho.

gravatas_kit_para_padrinhos_e_noivos_29938

Meio-Windsor

Cruze a parte larga sobre a estreita. Mantenha o cruzamento e, ao lado, faça uma fivela subindo a parta larga sob a gravata. Faça-a sair. Passe a parte larga horizontalmente por trás e, seguidamente, pela frente da parte estreita. Entre o cruzamento, passe verticalmente a parte larga sob a gravata e deslize-a na fivela. Mantenha a parte estreita e puxe sobre a larga para formar o nó. Deslize até o último botão do colarinho da camisa e coloque-o no centro. Ao fim de dar o nó, a parte estreita não deve ser visível e a extremidade da parte larga deve estar no mesmo nível do cinto.

traje-do-noivo

Nó Pequeno

Por baixo do colarinho leve a parte larga por baixo da parte estreita. Depois, passe a parte larga por cima da estreita. Mantenha a fivela passando a parte larga para cima. Arrume a parte larga e deslize- a pela fivela. Então, ajuste o nó com a gravata e depois o ajeite.

terno-com-lapela

Para você conhecer cada estilo de nó,o ideal é procurar um estilista que saberá orientá-lo de acordo com as necessidades de cada traje e do estilo do casamento.

Onde aprender mais?

Há diversos tutoriais na internet, gostei muito do site Nó na Gravata.

Eloah Dias – Wedding Planner

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!