bolo para casamento - revista icasei Você achou que escolher seu bolo para casamento seria uma das decisões mais simples do todo o evento, não? Mas as opções são infinitas e pode ficar difícil tomar uma decisão se não se tem ideia de por onde começar. Antes de mais nada, ele é o centro das atenções da mesa de doces. Lembre-se de que o bolo tem que combinar com o estilo dos noivos, com tema da festa e, finalmente, com seu orçamento.

bolo para casamento 2 - revista icasei

Para ajudar a se inspirar e ver o caminho que vocês querem seguir, separamos do nosso Pinterest as fotos de bolo de casamento mais sensacionais e as tendências exclusivas para 2016. O que percebemos é que não basta seguir uma só tendência exclusivamente, o bacana é misturar mais de uma delas de maneira bem ornamental e graciosa.

Abaixo as 20 categorias que fazem sucesso entre os noivos!

1- Babados

bolo para casamento - revista icasei (5)

Pode parecer simples, mas babados são com certeza um dos projetos mais complicados para um decorador do bolo. Eles se assemelham às saias dos vestidos de noiva e dão ao bolo de casamento uma aparência chic e elegante.  Sua grande vantagem é  se adaptar a todos os tipos de evento, de festas mais informais às de grande gala.

2- Brancos

bolo para casamento - revista icasei (6)

É difícil errar quando se escolhe um bolo todo branco. Tradicional e sempre de bom gosto, dá para dar um ar mais contemporâneo e abusar de diferentes dimensões adicionando texturas, rendas, filigranas, cascatas de flores naturais ou de açúcar, babados, pintura ou cobertura cremosa. A forma geométrica do bolo também ajuda. A aposta para 2016  são as formas mais incomuns, como hexágonos e ovais.

3- Cobertura Cremosa

bolo para casamento - revista icasei (7)

O reinado da pasta americana está ameaçado. Mais e mais vemos coberturas cremosas em bolos para casamento. Ideal se vocês querem um tom mais descontraído e informal em sua festa. Bolos para casamento com cobertura cremosa são ideais para casamentos durante o dia, na praia ou no campo.

4- Escritos

bolo para casamento - revista icasei (8)

Por serem super pessoais, únicos e com a cara dos noivos, os bolos escritos estão cada vez mais populares. Orações, poemas, narrações de comoos noivos se conheceram ou declarações de amor dão um toque romântico no bolo, emocionam convidados e podem até ser uma deliciosa surpresa para um dos noivos.

5- Flores de Açúcar

bolo para casamento - revista icasei (9)

Flores de açúcar para decorar bolos para casamento são um clássico atemporal.  Existem algumas maneiras mais atuais de utiliza-las, como fazendo pequenos nichos em foma de buquês espalhados, cascatas de vários andares ou uma explosão localizada inspirado pelo buquê da noiva. As flores podem ser de uma só cor, com ou sem acabamento metálico ou pastel ou ainda coloridas imitando a flora. Uma grande novidade são as flores cortadas à laser.

6- Flores Naturais 

bolo para casamento - revista icasei (10)

O que é um casamento sem flores? Assim como bolos brancos, é extremamente difícil errar ao se escolher decorar um bolo com flores naturais. Clássico e elegante, ele combina com a mesa de doces e a decoração da festa facilmente. Atemporal, é uma decoração vai continuar a ser uma grande tendência ano que vem. A novidade é misturar as flores com frutas ou folhagens, formando quase pinturas de natureza morta.

7- Frutas

bolo para casamento - revista icasei (11)

As frutas simbolizam fartura e ficam lindas quando combinadas com flores ou texturas.  Começaram a ser usadas nos naked cakes e estão ganhando cada vez mais destaque com cobertura cremosa ou pasta americana. Versáteis, elas dão o toque da estação do ano em que o casamento acontece.

8- Geométricos

bolo para casamento - revista icasei (12)

Ideal para noivos urbanos e modernos que não querem seguir uma linha romântica ou tradicional.  A mistura de formatos inusitados como hexágonos e ovais complementam uma decoração moderna, clean e com linhas arquitetônicas fortes.  A decoração do bolo fica por conta de listras, bolinhas, Chevron, triângulos, losangos, ou granulados. O importante, se você escolheu uma forma geométrica especifica, é manter uma paleta de cores simples para que elas não concorram com o resto do bolo.

9- Granulados

bolo para casamento - revista icasei (13)

E por que não? Daqueles de festa de criança mesmo, e ficam lindos em bolos para casamento. Os granulados mais chiques, daqueles usados em brigadeiros gourmet e mesmo metalizados são a grande aposta para o ano que vem. Ficam super chic quando misturados às outras tendências, adicionando texturas e cor em camadas do bolo.

10- Metálicos

bolo para casamento - revista icasei (14)

Um sucesso em artigos de papelaria para casamento, os metálicos trazem ao bolo o mesmo glamour hollywoodiano.  Para atingir esse look sem dar bola fora, pense no glam estilizado do Art Deco e na opulência do estilo barroco e rococó dos desfiles da marca italiana Dolce e Gabbana. Esses tons metálicos podem vir na forma de pasta americana, granulados, pó, bordados ou pinturas, e combinam bem em bolos de formas geométricas clean.

Veja também 8 Tendências para bolo de casamento em 2015

11- Mini Bolos

bolo para casamento - revista icasei (15)

No lugar de um só bolo em camadas, muitos casais estão optando por vários bolos de casamento menores que ficam expostos em conjunto, deixando assim a mesa de doces visualmente deslumbrante na recepção.  Trios, quartetos ou quintetos tem grandes benefícios. O casal não precisa brigar na escolha do sabor, pois os bolos podem ter diferentes combinações. Também não é preciso ficar indecisa na hora de escolher apenas uma decoração ou cor. Noivos contentes, convidados mais ainda pois tem escolha de sabor na hora da sobremesa.

12- Monograma

bolo para casamento - revista icasei (16)

O monograma que estamos falando não é em forma de topo de bolo, mas entrelaçar as iniciais dos noivos no design do bolo para casamento mesmo. Entre as novas ideias estão fazer um monograma desenhado mão ou com um letras mais modernas, em uma placa de açúcar ou pintado diretamente em um dos andares do bolo. Outra ideia é fazer uma repetição dele como se fosse uma estampa, do jeito que a Guess ou Louis Vuitton fazem com seus logos e aplicar em todo bolo de forma discreta para personalizar e dar uma textura.

13- Não Tradicionais

bolo para casamento - revista icasei (17)

Se você não está a fim de bolo tradicional, não é obrigada a servir um. O casamento é seu e de seu noivo e vocês podem fazer o que quiser. Já pensou em fazer um bolo de cake tops? Não pare por ai, que tal  uma pilha de queijos? Ou uma cascata de macarons ou uma composição deles com bolo, uma torre de croque-en-bouche ou cup cakes e todas as suas combinações e variações. Use a sua imaginação e lembre-se de que o ceu é o limite!

14- Ombré

bolo para casamento - revista icasei (18)

Não demorou muito para que a tendência de unhas, cabelos e passarelas chegasse também aos eventos sociais, principalmente os casamentos. A vantagem dos bolos ombré é poder abusar da paleta de cores do seu evento, mas limite-se à 3 delas para não ficar parecendo uma alegoria de escola de samba. Cores da mesma família, como diferentes tons de azul  e marsala, ou ir do amarelo ao vermelho são apostas seguras. Ombrés em tons de branco e nude ficam muito sofisticados se você procura um toque mais clássico dentro dessa tendência.

15- Pastel

bolo para casamento - revista icasei (19)

Cores em tons pasteis são outro clássico quando se trata de bolo para casamento. Tons sutis e delicados de rosa, azul ou pêssego são fáceis de combinar com as outras tendências sem se sobressair.  Uma das novidades para o ano que vem é misturar duas ou três delas no mesmo bolo e acabar com toques em dourado.

16- Pintados à Mão

bolo para casamento - revista icasei (20)

Com certeza ninguém mais vai ter um bolo igual ao que você escolheu. Essa tendência começou com os bolos de chalkboard e seus desenhos que vão de monogramas à poemas bem rebuscados. As pinceladas com toque geométrico ou mais modernas funcionam como uma estampa, os florais são inspirados em quadros de botânica e os barrocos em pinturas clássicas de parede de palácios e igrejas.

17- Suculentas

bolo para casamento - revista icasei (1)

As suculentas já começaram a ser usadas no decor de casamentos faz um certo tempo. Não demorou muito para que elas migrassem para os bolos para complementar o look do evento.  Quem gosta de um design mais clean as usa em sua forma pura e sem misturas. A tendência para 2016 é mistura-las com outras flores em cascatas ou buquês e outros elementos decorativos. A grande vantagem das suculentas é sua durabilidade e resistência ao calor, sendo uma ótima opção para eventos na praia, no verão e durante o dia.

18- Texturas

bolo para casamento - revista icasei (2)

Aqui vale absolutamente tudo o se pode imaginar. A textura pode ser o ponto de foco do bolo ou fundo para complementar um design mais elaborado. Ajuda a dar dimensões em bolos de uma só cor e podem ser feitos de todos os ingredientes disponíveis no mercado.  A tendência para 2016 é seguir as estampas que vem das passarelas dos desfiles de moda. Para quem é mais tradicional, escolha motivos simples e geométricos como bolinhas, listras, rendas românticas ou florais, mas mantenha tudo ton-sur-ton.

19- Topos de Bolo Inusitados 

bolo para casamento - revista icasei (4)

São escolhidos por casais que querem simbolizar sua união com um toque pessoal, íntimo ou até bem humorado. Existem duas tendências dentro dessa categoria. A primeira é usar outros elementos que não sejam os tradicionais noivinhos para simbolizar o casal, como por exemplo 2 animais, seres imaginários, ou aves. A outra tendência são topos simbólicos mesmo, como coroas, lâmpadas, globos, flechas de cupido, bandeirinhas e até mesmo uma xícara de chá.

20- Topos de Bolo com Palavras

bolo para casamento - revista icasei (3)

De iniciais dos noivos até frases que tenham um significado especial para eles, as empresas que fazem essas placas podem escrever o que o coração mandar. Algumas empresas fazem as placas com um pé extra para que ele sirva de lembrança depois do casamento, podendo ser usado na decoração da casa.

Veja também Bolo de casamento para os amantes de chocolate

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!