Vai ter casamento este ano? Vai, sim senhora! Então mãos à obra e vamos conversar sobre o chá de cozinha, ou panela se preferir. Você com certeza já viu muitas inspirações que levam o tema ao pé da letra, usando utensílios domésticos e de cozinha, panelinhas, vasinhos, glitter e muito, muito pink.

É um evento feminino, doce e de astral alto. Mas dê um descanso para a tão abusada colher de pau decorada de tudo quanto é jeito e veja as tendências para este ano que nós trouxemos para você.

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_abre

Tudo começa com o convite de chá de cozinha.  Bom humor, design e criatividade são fundamentais. Assim as convidadas já sabem qual vai ser o tom do evento e estarão prontas para entrar na dança!

Arco de Balões 

Arcos de balões na versão para adultos é para arrasar, nada de colocar o arco simplesmente atrás de uma mesa, lembre-se de que não é aniversário de criança. Balões de tamanhos e cores diferentes, misturados com varais de bandeirinhas, folhagens ou flores são charmosos quando usados para, por exemplo, dividir ambientes.

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_baloes

Balões com letras metalizados

Divertidos, os balões de letras e números podem ser usados para o fim que você quiser: escreva sua inicial, uma palavra ou frase interessante, a data do chá de cozinha para usar como backdrop para fotos, qualquer coisa que tenha significado na ocasião.

Flores gigantes de papel

Decore as paredes com flores de papel crepom que você mesmo pode fazer, de tão simples que é. O segredo de decoração para festa com essas flores é: quanto mais, melhor. Misture as flores com varais de bandeirinhas, flores ou formas geométricas, coloque vasos de folhagens no chão, decore uma mesa com objetos , crie um ambiente.

Varais

Os varais de bandeirinha estão chegando às decoração há algum tempo. Os varais de folhagens e flores também, principalmente em casamentos ao ar livre ou durante o dia. A novidade que queremos dividir com você são os varais de tassels, as franjinhas decorativas que costumam ficar na ponta de cordas, sabe? Elas são feitas de papel ou tecido, e tem as franjas bem longas para um efeito mais dramático. Um detalhe: os varais tem que estar bem cheios de tassels,  com pompons bem carnudos para ficar bonito.

Coloque vários varais em cima da mesa para deixar o decor alegre.

Misturar tons pastel e desenhos geométricos

De backdrops até toalhas, dá para fazer uma infinidade de coisas na decoração usando tons pastel e formas geométricas, deixando tudo com uma cara de moderna até minimalista. Dá até para arriscar um (somente um) tom neon ou metalizado, dependendo do clima que você quer.

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_geometria

Cores cítricas

Essa cartela é uma escolha feliz, no sentido mais puro da palavra. Lembra a primavera e o verão, sol e feriados, uma felicidade só! Aproveite e use limões, laranjas, limas da pérsia na decoração, coordenando com as flores no mesmo tom. Copos e guardanapos coloridos  dão o toque final.

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_citrico

 Cor de rosa

Não é tendência, é um clássico. Mas precisamos falar sobre ele, pois o tom do rosa e a combinação com as outras cores pode tanto arruinar como embelezar seu chá de cozinha.  Os tons do momento vão da cor Pantone do ano, o quartzo, até um rosa queimado. Aquele tom de pink Barbie de brinquedos está fora da cartela este ano. Para um look mais rústico, romântico, abuse dos pastéis misturados com laranja e amarelos. O pink neon é usado para um look mais moderno, mid century, e ainda assim misturado com os pastel. Os rosas mais fechados dão um ar mais de inverno e formal, não estão na lista de tendências para este ano – o marsala e família aconteceram ano passado.

Pastéis e nudes

Super femininos, estes tons terrosos contrastam harmoniosamente com a natureza ao redor. Ideal para almoços ou chás da tarde no jardim.

Uma pitada de neon, outra de metal

Estamos falando destas pitadas desde o começo do texto. Misturar tons pasteis com uma cor metalizada e uma em neon é um trend que estamos vendo em todos os lugares. Abuse dessa ideia que vai dar certo!

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_neon

Cores vivas e modernas

Natureza e luz do dia pedem contrastes fortes em cores quentes, do amarelo ao vermelho ou burgundy. Essa cartela de cores funciona bem para temas mais orientais e Boho.

Tema tropical

O tempo nunca fecha com este tema, seja lá qual for a estação do ano. No verão, abuse dos abacaxis, palmeiras, folhagens e flores tropicais. Pense no Havai nos anos 1950 e 1960.  Este tema é ótimo para um almoço no jardim, com tapetes e muitas almofadas espalhadas pelo gramado. No inverno, adicione muito dourado no tema e voilá!

Tema Francês

É só falar em Paris que suspiramos de saudades! Neste tema prevalece o preto e branco,  a arquitetura da cidade luz e aquele  je ne sais quoi de romantismo que fica no ar assim que se pisa no Jardin des Tuileries. Esse é o décor que se faz sem chance de errar e agradar à todas, seja lá qual for a hora do dia ou estação do ano.

Brunch

Mais informais, reunir as amigas e familiares em um café da manhã ou brunch é uma opção simpática e informal – além de mais econômica- que muitas noivas estão adotando. Um sucesso absoluto se você tiver um jardim para a ocasião.

Chá da tarde

A luz do dia deixa qualquer foto mais bonita. O chá da tarde continua forte como horário gostoso para o chá de cozinha no final de semana. Pode-se criar ambientes tanto dentro como fora de casa para aproveitar bem o espaço.

Ilhas

Servir um petisco ou doce em ilhas em que as convidadas podem customizar sua escolha. Não se prenda à convenções, faça ilhas do que você gosta de comer: brigadeiros, donuts, balinhas, iogurte, sorvete, cupcakes, salada, sanduiches, pipoca, etc.

cha de cozinha - 16 tendencias para seguir em 2016_revista icasei_ilha

Ilhas de hors d’oeuvre com shots de bebida

Essa tendência vem do menu das recepções de casamento. Servir um quitute já com um shot de bebida acompanhando é um must have este ano. As ilhas dos chás de cozinha seguem a mesma linha: bolinhos de arroz ou mini hamburguer com cerveja artesanal, blinis de caviar com vodca ou queijos com uma taça de vinho tinto. Para a sobremesa também existem opções, como torta de maçã com Moscato ou mini brownies com café expresso.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!