casamento no Sul - Castelo-do-Batel-Credito-Naideron-Jr (1)

 Foto: Anderson Miranda.

A região Sul guarda vários cenários diferenciados para casamentos e há opções para todos os gostos – de cenários deslumbrantes à beira-mar até castelos, vinícolas e chácaras para casamentos ao ar livre. Por isso, separamos os principais locais para inspirar as noivas que desejam se casar nesta região.

PARANÁ

Quem sonha em casar-se em um castelo, no maior estilo princesa, encontra em Curitiba uma ótima opção. Além disso, as chácaras e espaços ao ar livre estão em alta no Paraná.

Castelo do Batel

casamento no Sul - Castelo-do-Batel-Credito-Naideron-Jr (3)  Um verdadeiro cenário de princesa. Foto: Anderson Miranda.

Inspirada nos castelos franceses da região do Loire, a construção foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná e é o sonho de muitas noivas para realização do casamento.  A profissional autônoma Mayra Fernandes Maia Braz foi uma delas. “Para a mim o grande diferencial do Castelo é a extrema beleza do local. É impactante e o que chama atenção em primeiro lugar. Depois, aqueles que têm a oportunidade conhecê-lo podem ver a gentileza e a cordialidade do serviço prestado. Eu fiquei extremamente satisfeita com tudo. Fiz algumas exigências para o dia do casamento e atenderam a todas perfeitamente. Nenhum convidado se queixou de algo, pelo contrário. Um exemplo que cito sempre é o de que levei meu cãozinho para a festa e me cederam uma sala super especial para eu deixá-lo. Foram cuidadosos conosco”, lembra.

casamento no Sul - Castelo-do-Batel-Credito-Naideron-Jr (1) Sofisticação e bom gosto! Foto: Anderson Miranda.

Com capacidade para receber até 1.500 pessoas para coquetel e 800 para jantar, oferece a possibilidade de montar cerimônia interna e externa. De acordo com Gustavo de Oliveira, gerente comercial do Castelo do Batel, dentre os diferenciais do espaço estão a localização privilegiada – o espaço fica próximo a uma série de hotéis -, além de buffet exclusivo com cardápios personalizados, mobiliário diferenciado e estrutura de ganchos para decoração aérea ou cenográfica. A sala da noiva é um detalhe à parte – conta com toilette, toalhas em algodão egípcio, sabonetes, cremes especiais, aromatizador de ambiente e roupões. Ao contratar o Castelo para o casamento, os noivos dispõem de uma data extra para a realização das fotos pré-wedding, bridal session ou book.

casamento no Sul - Castelo-do-Batel-Credito-Naideron-Jr (2) O local oferece lugar para a noiva se arrumar, além de locais para sessões de fotos. Foto: Naideron-Jr

 Serviço: Castelo do Batel

Luz da Mata

casamento no Sul - Chacara-Luz-da-Mata-Credito-Thiago-Maestrelli (1)  Cercado de natureza, o espaço Luz da Mata é perfeito para quem sonha com um casamento a céu aberto. Foto: Tiago Maestrelli.

Cercado de natureza, o lugar é muito utilizado por noivos que buscam cerimônia ao ar livre. “A Luz da Mata é o espaço ideal para realizar o seu casamento, pois temos uma estrutura bem completa e super moderna. Tem o romantismo da cerimônia ao ar livre com o conforto e o requinte que a data merece”, destaca Marlon Sabatke, proprietário do local.

casamento no Sul - Chacara-Luz-da-Mata-Credito-Thiago-Maestrelli (2) Cerimônias a céu aberto com muito romantismo. Foto: Luciano Meirelles.

No local, há dois espaços para realizar a cerimônia: um coberto e um gazebo ao ar livre – com o tempo instável de Curitiba, é sempre bom contar com um plano B. Para a professora Bruna Kiotheka, este foi um dos motivos pelo qual escolheu a Luz da Mata para realização do casamento e, como choveu no dia da sua festa, foi essencial ter esta alternativa de realização de cerimônia interna. Já a juíza de direito Cíntia Graeff sonhava em se casar ao ar livre e o plano B também foi um dos motivos que a fez optar pela Luz da Mata – mas, no caso dela, não foi preciso utilizá-lo. Para Cíntia, alguns dos pontos fortes do local são a gastronomia, a estrutura e o atendimento. “Visitamos vários locais em Curitiba e lá encontramos a combinação de um lugar bonito com um salão de boa estrutura. Além disso, o atendimento foi excelente, todos foram muito atenciosos. Tudo que foi contratado foi cumprido à risca”, destaca.

casamento no Sul - Chacara-Luz-da-Mata-Credito-Thiago-Maestrelli (3)  Decoração e recepção impecáveis encantam os noivos. Foto: Luz do Sagrado.

Para a recepção no formato jantar, o salão possui disponibilidade para 350 pessoas. Alguns detalhes que fazem a diferença: lustres de cristal no salão, gerador de energia próprio e mobiliário rústico. O local ainda conta com uma Casa da Noiva, onde é possível que noivas e madrinhas se arrumem antes da festa. O espaço está localizado a cerca de 20 km do centro de Curitiba.

Serviço: Luz da Mata

Espaço Klaine

casamento no Sul - Espaco-Klaine-4 (4) Local para casar a céu aberto. Foto: Divulgação.

Localizado no tradicional bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, o Espaço Klaine tem atraído as noivas que sonham com um casamento ao ar livre. De acordo com Célia Klaine, responsável pelo local, ele possui capacidade para receber até 300 convidados para coquetel e até 220 no formato jantar. “O grande diferencial é área de 25 mil m², próxima ao centro de Curitiba. Além disso, posso destacar os três gazebos e, principalmente, as diferentes opções de realização de cerimônia ao ar livre, independente das condições meteorológicas”, afirma  Célia.

casamento no Sul - Espaco-Klaine-4 (1)

 Decoração e ambientação são um forte do local. Foto: Divulgação.

A assistente social Mayara Palma Martin Poletti escolheu o Espaço Klaine para seu casamento pois estava à procura de um local aberto para a cerimônia que aliasse a festa com toda a estrutura que julgava necessária. “O ambiente é lindo, tem lustres, espaço amplo e climatizado, além de estacionamento para convidados. O caminho até o local é asfaltado, com várias opções de espaços abertos para a cerimônia (um deles conta com cobertura) e ambiente para a noiva para se arrumar. Todo o serviço foi ótimo”, avalia.

casamento no Sul - Espaco-Klaine-4 (3) Ótima infraestrutura é um dos pontos destacados pelos clientes. Foto: Divulgação.

Serviço: Espaço Klaine

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, de forma geral, os destaques são os hotéis, resorts e beach clubs que realizam casamentos à beira-mar – devido à excelente infraestrutura destes locais, é possível fazer destination weddings incríveis ou, até mesmo, emendar em uma lua de mel.

Infinity Blue

Infinity Blue Espaço requintado para casamento na praia. Foto: Divulgação.

Para quem sonha com uma cerimônia de casamento estilo pé na areia, este resort de Balneário Camboriú (SC) oferece esta opção, por ter uma praia semi-privativa. O Infinity Blue possui três espaços moduláveis para realização de recepções de casamento, com capacidade de 600 pessoas para jantar e salas de apoio, camarins e estacionamento para até 300 veículos. A médica Larissa Mehl, que fez a recepção do seu casamento no resort, conta que escolheu o espaço por se tratar de um resort conceituado, com fácil acesso e vista para o mar. “O diferencial é que possui uma estrutura completa para o evento e tem uma equipe bem preparada para atender aos clientes. Possui ótimas acomodações para a hospedagem dos convidados, sem que eles precisem se preocupar com ‘bebida X direção’, além das requintadas acomodações para a noite de núpcias. A comida é de excelente qualidade e o ambiente requintado. A educação dos funcionários com os clientes também surpreende”, destaca Larissa.

Infinity Blue-2 Ótimas acomodações e estrutura completa para casamento na praia. Foto: Divulgação.

Serviço: Infinity Blue

Estaleiro Guest House

casamento no Sul - Estaleiro-guest-house-7 (4) Local para casamento pé na areia. Foto: Divulgação.

Localizado na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, reúne hospedagem e espaço para eventos. Segundo Vanessa Campos, supervisora de eventos do Estaleiro Guest House, o espaço já recebeu desde mini weddings para 30 pessoas até casamentos com 500 convidados. Para a realização da cerimônia, há dois espaços com vista para o mar. Para a festa, é possível utilizar o salão e o espaço da piscina. Foram justamente estes motivos que fizeram com que a médica neurologista pediátrica Bruna Laçava escolhesse o local para realizar seu casamento. “Escolhemos o Guest House, pois eu sou de Balneário e meus familiares ainda moram lá. Além de eu ter amado o lugar, pois consegue juntar praia e casamento clássico em um mesmo ambiente sem perder o requinte pelo fato de ser à beira-mar”, ressalta Bruna.

Veja também Decoração para Casamento na Praia

casamento no Sul - Estaleiro-guest-house-7 (3) Casamento com vista pro mar no Sul do Brasil. Foto: Divulgação.

O casal Sabrine Schmitt, gerente da Tous China, e Leandro Fernandes, diretor de operações, mora na China e escolheu o local para o casamento por reunir todos os itens que buscavam: “queríamos casar na praia, em um hotel que pudéssemos realizar cerimônia e a festa, além de hospedar convidados de vários países. Dentre os diferenciais do Guest House estão a praia – que é praticamente privada-, ótima estrutura para evento e acomodações de hóspedes e o atendimento diferenciado e equipe bem preparada para este tipo de evento”.

casamento no Sul - Estaleiro-guest-house-7 (2) Infraestrutura também conta na hora de fechar o local para casamento na praia. Foto: Divulgação.

De acordo com Vanessa, o local se destaca por oferecer exclusividade de espaço para realização do casamento – eles não fazem hospedagem para quem não seja convidado do casamento durante o final de semana contratado. “A ideia de ficar hospedada com seus convidados no lugar da festa deixa tudo ainda mais gostoso”, afirma Bruna. O local permite também a entrada de animais – por isso, os noivos podem levar seus bichinhos para participar da cerimônia.

Serviço: Estaleiro Guest House

Brava Day Club

casamento no Sul - brava-day-club-credito-mayckon-santos  Requinte para casamento na praia. Foto: Mayckon Santos

Situado na Praia Brava, em Itajaí, o beach club Brava Day é mais uma opção para quem quer se casar na praia, sem perder a oportunidade de ter uma festa elegante. A arquiteta Isabela Cristine optou pelo local porque um dos sonhos do seu noivo era ter um casamento de frente para o mar. “Como ele e todos os seus convidados eram de São Paulo, seria um diferencial levá-los a uma festa em um local lindo em meio à natureza e não aos costumeiros salões e buffets. O local da festa não poderia ter sido melhor – praia, natureza, um céu estrelado…Tudo tão maravilhoso que decidimos fazer a cerimônia religiosa ali no local, em uma passarela de vidro sobre a piscina, com direito a fogos de artifício na hora do beijo (surpresa da noiva para o noivo)!”, conta.  Segundo Sayonara Farias, da área comercial de casamentos do Brava Day Club, a capacidade do espaço é adaptável à necessidade dos noivos – pode variar de acordo com o formato a ser montado (buffet, coquetel, etc).

casamento no Sul - brava-day-club-credito-mayckon-santos Espaço adaptável às necessidades dos noivos. Foto: Divulgação.

Serviço: Brava Day Club

Praia do Rosa

Casamento-Village-Praia-do-Rosa-Credito-Thiago-Floriani Cenário e local perfeitos para destination wedding. Foto: Thiago Floriani.

Localizada a 92km de Florianópolis, a Praia do Rosa tem se destacado como cenário para destination weddings em suas pousadas e restaurantes. De acordo com Márcia Nascimento, proprietária do restaurante Tigre Asiático (local que recebe casamentos e também faz o buffet para festas em pousadas), nos últimos cinco anos tem havido um crescimento de casamentos na região. “Há casais que optam por fazer o casamento na Praia do Rosa por terem se conhecido aqui. Há também casais de estrangeiros (geralmente um dos noivos é brasileiro) e casais que moram fora do Brasil. Um dos diferenciais é possibilidade de ter mais que um dia de festa e passar o final de semana com seus convidados e aproveitar a praia”, expõe.

Casamento-Village-Praia-do-Rosa-Credito-Thiago-Floriani-3 A praia local serve de cenário para as fotos do casal. Foto: Thiago Floriani.

Segundo Márcia, há desde locais para realização de mini-weddings, como o Refúgio do Pescador, até casamentos para 200-300 pessoas, como o Village Praia do Rosa. Para a empresária Priscila Cifali, a escolha pela Praia do Rosa para realizar o seu casamento foi natural, pois já frequentava o local há muitos anos e foi lá que conheceu seu marido. Como mora em Lajeado (RS), sua festa foi um destination wedding na pousada Village Praia do Rosa, que reuniu amigos e familiares do Rio Grande do Sul e de Florianópolis. “O bom de ter feito neste formato é que consegui fazer uma programação com os convidados – jantamos, tomamos café da manhã juntos e ainda fomos à praia”, opina.

Segundo Priscila, um dos principais atrativos da Praia do Rosa para realização de casamentos é a beleza do lugar, já que é possível realizar cerimônias com vista para o mar. Além disso, ela também cita a boa estrutura da parte hoteleira e prestação de serviços para receber os convidados.

Casamento-Village-Praia-do-Rosa-Credito-Thiago-Floriani-2 Fotos lindas do casal neste cenário encantador tem atraído os noivos. Foto: Thiago Floriani.

RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul também oferece opções de sobra para quem deseja se casar ao ar livre, com um diferencial bem interessante – algumas vinícolas realizam casamentos, o que certamente dá um charme a mais à festa.

Palazzo di Baco

palazzo-di-baco-10 Cerimônia e festa no mesmo local, mais um dos atrativos para os noivos. Foto: Divulgação.

Com uma área de 15 mil m² de natureza preservada, o local realiza diversos casamentos ao ar livre, ao pé de uma figueira centenária. A cirurgiã plástica Anna Luiza Melo Martins procurava um local onde pudesse realizar a cerimônia e a festa e, por isso, escolheu o Palazzo di Baco. “O ambiente externo era uma prioridade para mim e o jardim foi um excelente local para cerimônia. Queria também que os convidados pudessem interagir visualmente – sem divisórias no espaço – e também enxergar a pista de dança. A organização, principalmente, durante a festa foi impecável. Muitos dos convidados elogiaram a limpeza do local, mesmo com acidentes que são inevitáveis durante festas grandes (quebra de copos, bebidas derramadas, etc). Posso dizer que recebi toda a assistência necessária para que o evento fosse realizado com sucesso”, afirma Anna Luiza.

palazzo-di-baco  Decoração simples que ressalta a beleza do lugar. Foto: Divulgação.

A administradora Marina Balestreri também optou pelo Palazzo di Baco por conta de sua paisagem. “A área aberta é belíssima, a figueira é encantadora. Além disso, a estrutura interna é ótima assim como todo o serviço que eles prestam”, destaca Marina.

palazzo-di-baco-2 Ambiente com requinte e conforto no Palazzo Di Bacco. Foto: Divulgação.

De acordo com Murilo Barbosa, proprietário do Palazzo Di Bacco, o espaço conta com um salão que possui climatização, equipamentos de sonorização, iluminação e projeção. A capacidade para formato coquetel é de 700 pessoas e 400 para jantar. Está localizado na zona sul de Porto Alegre, próximo ao condomínio Terra Ville e ao Aeroclube.

palazzo-di-baco-3 Espaço aberto para casamento Palazzo Di Bacco. Foto: Divulgação.

ServiçoPalazzo di Baco

Vinícola Laurentia

Vinicola-Laurentia Cenário dos sonhos para casamento no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação.

Casar em uma vinícola é para poucos aqui no Brasil. Quem mora no Rio Grande do Sul pode desfrutar dessa possibilidade. Localizada em Barra do Ribeiro, a Vinícola Laurentia é uma das opções e foi, inclusive, cenário do casamento da irmã da modelo Gisele Bündchen, Patrícia Bündchen.  “Aqui é possível realizar casamentos de diferentes estilos, com a cerimônia religiosa ao ar livre, no meio dos vinhedos, nos jardins, ou mesmo tudo dentro dos salões. Podemos receber até 400 pessoas nos salões principais e 100 pessoas no salão-restaurante. Podemos ampliar o espaço com toldos e, desta forma, abrigar até 1.000 pessoas. Há também a possibilidade de utilização da vinícola e sua área de subsolo, onde são armazenados os vinhos de guarda”, afirma Gilberto Schwartsman, proprietário da vinícola Laurentia.

casamento vinícula laurentia Além do ambiente externo encantador, o espaço interno também impressiona os noivos. Foto: Nattan Carvalho.

A empresária Adriana Ferreira N. Guimarães se encantou pela vinícola e escolheu o espaço para realizar seu casamento. “É um lugar maravilhoso. Tem um pôr do sol incrível. As fotos do meu casamento pareciam de capa de revista e o atendimento foi ótimo. Fiz a cerimônia externa – a princípio, iria fazer interna, por conta da chuva, mas quando parou, conseguimos mudar para fora. Percorri várias marinas em Porto Alegre, mas não achei nenhum lugar com a estrutura e a paisagem da Laurentia”, elogia Adriana.

Serviço: Vinícola Laurentia

Alto da Capela

local para casamento no Sul - Alto-da-capela-Franco-Rossi-Fotografia-3 (1) Cercado pela natureza, o espaço Alto da Capela encanta noivos. Foto: Franco Rossi.

Sabe aqueles casamentos americanos, ao ar livre, bem rústicos? O Alto da Capela segue este estilo. De acordo com Fabrício Geyer Ehlers, sócio-diretor do lugar, este espaço se destaca pela proximidade à natureza. E foi justamente esse motivo que fez com que a fotógrafa Alessandra Pinho escolhesse o Alto da Capela para realizar seu casamento. “Sonhava em me casar em meio à natureza , ao ar livre, com o sol iluminando nossa cerimônia. Entretanto, um ponto essencial era que fosse em Porto Alegre, para facilitar o deslocamento de nossos convidados. Apesar de estar localizado na capital do estado, a partir do momento em que você cruza a porteira, imediatamente se transporta para uma casa de campo no interior da França ou algo parecido – as ovelhinhas pelo gramado, os cavalos, o som dos passarinhos, o cheirinho de grama e da mata. E, depois de todas essas sensações pela estradinha de acesso, você dá de cara um duas figueiras centenárias e uma charmosa casa entre elas ”, explica.

local para casamento no Sul - Alto-da-capela-Franco-Rossi-Fotografia-3 (2) Natureza dentro e fora do espaço para encantar os noivos e convidados. Foto: Nattan Carvalho.

Segundo Ehlers, em seu salão, é possível receber de 150 a 300 convidados. Também possui um espaço em que a noiva e as madrinhas podem se arrumar.

Serviço: Alto da Capela

Veja mais sobre casamento no Sul em Fotos Pré-Wedding | Melhores lugares para ensaios no Sul

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!