destination wedding - revista icasei (1)

Quem nunca sonhou em casar em um lugar paradisíaco? O Destination Wedding, cada vez mais popular no Brasil, é aquele em que os noivos decidem realizar toda a cerimônia e a festa em cidade diferente da deles.

São praias, campos e mesmo igrejas que chamam a atenção pela beleza e estrutura que oferecem. Além de render ótimas fotos, os lugares são responsáveis por dar um clima totalmente especial e único à cerimônia e podem aliar ainda a lua de mel dos sonhos.

destination wedding - revista icasei (7)

Porém, casar em outra cidade ou país, requer ainda mais atenção nos preparativos. É fundamental fazer um checklist de cuidados especiais para o Destination Wedding perfeito. Preparamos 10 dicas para nada fugir do seu controle na organização do Grande Dia:

1. Faça visitas à cidade de destino para conhecer a infraestrutura.

destination wedding - revista icasei (8)

Para o planejamento do Destination Wedding é fundamental incluir uma ou duas visitas à cidade de destino para conhecer toda a estrutura que ela oferece, desde hotéis até opções de lazer e restaurantes. “É muito importante visitar o local para explorar as possibilidades de local de acordo com o número de convidados e estilo de casamento. Além de conhecer os fornecedores locais que possam atender o casamento”, diz a cerimonialista Esther Fernandes, da EF Cerimonial.

2. Conheça as opções de lugar para a cerimônia

destination wedding - revista icasei (9)

Depois de explorar a cidade, procure por boas referências de locais para a cerimônia. Praias, pousadas, igrejas ou sítios. É ideal avaliar toda a estrutura e checar as medidas necessárias para utilizar o espaço.

3. Conheça as regras de autorização para eventos

destination wedding - revista icasei (10)

“Conhecer as regras para utilização do espaço evita surpresas desagradáveis como alguma taxa ou não autorização para o lugar pretendido. Casar na praia, por exemplo, pode exigir autorizações especiais dependendo da região. É essencial ter essas informações com antecedência”, diz Luiza Maruche, assessora de casamentos da A Hora do Sim, especializada em Destination Wedding.

4. Visite antecipadamente opções de hospedagem perto do local do casamento

destination wedding - revista icasei (4)

Como, possivelmente, muitas pessoas se deslocarão à cidade de destino, uma boa dica é visitar as opções de hotéis e pousadas próximas ao local da cerimônia e procurar negociar valores. Assim, você garante um conforto maior aos seus convidados e bons preços.

5. Acesso ao calendário de eventos da cidade

destination wedding - revista icasei (11)

Destination Weddings, algumas vezes, acontecem em pontos turísticos. É importante identificar se há datas em que o movimento de pessoas é maior na cidade e preparar-se para eventuais contratempos. “É fundamental ter acesso ao calendário festivo da cidade, pois algumas datas tradicionais podem atrapalhar os planos do casal. Você não vai querer casar em Barreiros durante a Festa do Peão ou em Aparecida do Norte no dia de Nossa Senhora Aparecida”, ressalta Esther.

Veja também Celebrantes de casamento

6. Atenção à sazonalidade hoteleira

Evitar temporadas e grande movimentação de pessoas na cidade escolhida para o Destination Wedding pode poupar muita dor de cabeça. Casar no verão em cidades litorâneas, por exemplo, pode ser uma opção desastrosa assim como casar no inverno em cidades na serra. Procure por locais mais tranquilos e com trânsito menor de pessoas.

destination wedding - revista icasei

7. Pesquisar e avaliar opções de acesso à cidade

Casar em um cenário maravilhoso é o sonho de todo casal, mas é importante pensar no conforto dos convidados ao acessar o local. Luiza ressalta que caso a cidade seja de difícil acesso, é bacana dar opções de transporte para os amigos e familiares. Outra opção é distribuir mapas de localização junto ao convite. Assim, você garante que ninguém irá se perder.

destination wedding - revista icasei (6)

8. Dê prioridade aos fornecedores locais

Pesquisar com bastante antecedência possíveis fornecedores do casamento deve fazer parte dos seus planos. Evite ter problemas com entregas, deslocamento de profissionais e equipamentos. Se possível, procure por uma assessoria de casamentos local. Assim, você tem melhores indicações e evita se preocupar tanto com possíveis imprevistos.

destination wedding - revista icasei (3)

“Ter um profissional local cuidando de todos os detalhes no local onde acontecerá o casamento traz uma tranquilidade ao casal e garante que tudo sairá como planejado mesmo que os noivos não acompanhem a produção de perto”, comenta Luiza Maruche.

9. Preparar um save the date com, pelo menos, 6 meses de antecedência

Como o Destination Wedding requer, não só preparação dos convidados para a cerimônia, mas uma viagem é importante reforçar a data para evitar que alguém marque compromissos no mesmo dia do seu casório.

save-the-date -site-dos-noivos

10. Monte seu site com antecedência de 6 meses e procure dar todas as informações possíveis do local de casamento

ferramenta de mapa - site de casamento - revista icasei

Servindo de guia para os convidados, o site de casamento iCasei é uma importante ferramenta pra quem planeja casar em outra cidade. Lá, você poderá reunir todas as informações de local, estrutura, horário e outros detalhes fundamentais para seus amigos e familiares terem conforto e desfrutarem do seu Grande Dia com você.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!