escolha do vestido de noiva - revista icasei (5)

A escolha do vestido de noiva é um momento íntimo da noiva e não é legal ter um monte de gente dando pitaco e deixando ela confusa e sob pressão. Por isso conversamos com especialistas que listaram 10 dicas do que não fazer na hora de escolher o vestido.

1- Levar mais gente do que gostaria

Na hora da decisão pelo vestido é comum ir a mãe, irmã, avó, madrinhas e amigas acompanharem a noiva, mas essa não é uma regra. Para Chris Francini, estilista e consultora de imagem, antes de mais nada, a noiva deve levar aquelas pessoas com quem ela tem mais afinidade e que sabe que deixarão o ambiente agradável. “O importante é levar alguém que conheça bem a noiva, seja positiva e curta acompanhá-la”, aconselha.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (6)

Ir sozinha também é uma opção, se assim a noiva se sentir mais confortável, explica a psicóloga Marisa de Abreu, da Clínica de Psicologia Maria de Abreu. “Para algumas pessoas, talvez seja mais atraente realizar suas escolhas acompanhada e para outras, seja mais interessante realizar as mesmas sozinha”, considera.

2- Pessoas negativas

Não é porque a pessoa é a melhor amiga ou um parente muito próximo que a noiva é obrigada a convidá-la para ir junto na hora da escolha do vestido. “Cada um pode avaliar, colocar na balança, o quanto perderá em termos de respeito, consideração ou amizade da pessoa que, mesmo querida, pode trazer desagrados na hora da escolha do vestido”, analisa Marisa.

como escolher o vestido de noiva - revista icasei (2)

3- Crises

As amigas estão brigadas ou a mãe teve aquela discussão com a avó? Calma, não é preciso cancelar tudo. “Entender que o ideal de uma pessoa não necessariamente reflete uma verdade universal e imutável já pode ajudar a lidar com várias visões do que seria ideal”, analisa Marina.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (1)

4- Ouvir demais a opinião dos outros

A opinião de amigos pode servir como um espelho na hora de se tomar uma decisão importante, afinal, eles participam da intimidade da noiva e podem ajudá-la, mas sem impor seus próprios gostos. “Casos como estes são oportunidade para que a noiva avalie o quanto permite que outras pessoas invadam seu espaço. Pode ser um ótimo momento para identificar quais são os elementos que a impedem de se colocar de forma afirmativa e declarar seus desejos e preferências”, diz Marina.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (4)

5- Deixar quem paga decidir

Os pais ou avós podem dar o vestido como presente de casamento para noiva e, por isso mesmo, se sentirem a vontade para imporem seu gosto pessoal. Se para a noiva isso não for um problema, tudo bem; mas se ela ficar incomodada com a situação, a melhor solução, indica Chris, é o diálogo. “Acredito que uma boa conversa sempre pode resolver. A noiva deve explicar como gostaria do vestido e os pais também devem ser um pouco mais aberto, afinal é o grande dia dela”, completa.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (7)

6- Frustrações

Expectativas quanto ao vestido e que ele seja ideal são normais, mas é preciso saber lidar com situações adversas para não desistir de tudo antes da hora. O vestido pode não servir, as amigas podem odiar a escolha, muitas situações são possíveis, para Marisa esse é o momento perfeito para rever expectativas irreais e trabalhar a auto-aceitação.

como escolher o vestido de noiva - revista icasei (1)

7- Comprar para evitar pressões

Nem sempre tomar uma decisão é tarefa fácil, ainda mais quando pessoas importantes têm opiniões diferentes. Ficar calma é o principal conselho de Chris para que a noiva consiga evitar as pressões e tomar sua decisão confortavelmente. “O mais importante, é a noiva estar segura do vestido que quer, se não for assim, é melhor que não compre!”, aconselha.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (8)

8- Falta de referências

Uma maneira simples de evitar crises, frustrações e chegar a uma decisão favorável ao vestido a ser escolhido, reflete Chris, é pensar nas referências para o estilo desejado. “É sempre bom levar referências de modelos, decote, tecido ou bordado, tudo é válido! O importante é mostrar o que gostaria e o que não gostaria, assim a estilista já fica conhecendo um pouco mais do gosto da noiva”, explica.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (3)

9- Ir despreparada

No dia do casamento, além do vestido, muitos outros elementos vão compor o visual da noiva. Por isso, Chris aconselha que a futura esposa leve os sapatos, acessórios e até a lingerie que pretende usar no grande dia na hora da prova do vestido, eles farão toda a diferença.

10- Vestido com numeração errada

Comprar um vestido que não se adapta corretamente na esperança de emagrecer ou ganhar corpo até a data do casamente pode ser um grande erro. Chris aconselha que a noiva compre o vestido no seu tamanho real e não ideal, uma vez que, explica a consultora, fazer pequenos ajustes no vestido é mais fácil do que ter que modificar toda a estrutura da roupa.

escolha do vestido de noiva - revista icasei (2)

Leia mais em: Vestido de Noiva Plus Size | Como Usar?

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!