Profissional maquiando noiva
Foto: iStock

Sim, nós sabemos. A escolha da maquiagem para casamento não é uma decisão fácil.  É cheia de opções, detalhes e uma boa pitada de estilo pessoal. Logo, acaba sendo muito normal que milhares de dúvidas apareçam no meio do turbilhão dos seus preparativos. Respire fundo, no fim vai dar tudo certo: depois de ler esta matéria e ter uma boa conversa com o seu makeup artist,  todas as suas inseguranças desaparecerão mais rápido do que bem-casados em fim de festa.

Os melhores caminhos na maquiagem para casamento

Para te ajudar a entender melhor esse mundo, reunimos as dúvidas mais frequentes na cadeira de um maquiador. Junto com elas, você encontra as respostas do nosso especialista Alex Cardoso, que vai te guiar rumo às boas decisões.

Noiva se maquiando para o casamento

Com tantas opções, como me decidir pela make do dia mais feliz de sua vida?

Quando a noiva começa a procurar referências de cabelo e maquiagem para casamento, ela precisa focar em inspirações que tenham a ver com o seu biotipo. A maioria das noivas leva fotos de modelos e celebridades que não têm características físicas parecidas com as dela. Procure referências que tenham a sua textura e comprimento de fio, assim como cor da pele e dos olhos. O que fica bom numa morena de pele quente e cabelos cacheados não vai se encaixar em uma loira de olhos verdes e madeixas platinadas.
Foto: Zoe Morley / Reprodução
Noivo beijando a lateral do rosto da noiva

Quais aspectos eu devo levar em consideração na escolha da maquiagem?

Em primeiro lugar, o seu estilo. Ser a melhor versão de você mesma no dia do seu casamento é premissa primordial. Depois, leve em consideração o horário e local da cerimônia, o vestido e os acessórios que você vai usar.
Foto: Lilly White Photography / Reprodução
Noiva com maquiagem para o dia

O que é mais adequado para um casamento durante o dia?

Para o dia, opte por uma make mais fresh e um olho mais leve: um esfumado mais inteiro, com a raiz dos cílios inferiores também esfumada de marrom claro. Um delineador é ótima pedida para arrematar. Evite qualquer solução muito carregada. A boca pode ser nude, salmão, pêssego, ter variações de rosado ou até mesmo um vermelho.
Foto: Scarlet & Sage / Reprodução
Noiva com maquiagem para o noite

O que é mais adequado para um casamento à noite?

Faça algo mais elaborado, como um marrom escuro, para dar profundidade e deixar o olhar marcado. Apostando nos tons de marrom e nas suas variações, você nunca erra. Também dá para investir nos brilhos. Quando bem usados, eles deixam a make mais chique. Tudo na medida!
Foto: Free the bird wedding photography / Reprodução
Noiva sendo maquiada com air brush

Maquiagem de airbrush realmente faz a diferença para uma noiva?

Com o avanço da indústria cosmética, há muitas bases que dão cor e cobertura sem deixar textura. Elas proporcionam uma pele fluida e impecável. O airbrush é uma ferramenta muito interessante, mas, com essa gama de produtos de última geração, pode-se obter o mesmo efeito.
Foto: iStock
Noiva fazendo teste de maquiagem

Quando devo fazer o teste?

Ele deve ser feito com um mês de antecedência ou na última prova do vestido. É muito importante realizar o teste de maquiagem. Nele, você tira as suas dúvidas e ganha confiança e segurança no look do seu casamento. Trata-se do dia ‘D’ na trajetória da noiva.
Foto: Tristan Fewings / Getty Images
Noiva de olhos fechados sorrindo

Corro o risco da minha make borrar?

Você só corre o risco da sua maquiagem borrar se os produtos usados pelo seu maquiador não forem adequados. E, neste caso, estamos falando de produtos à prova d’água e com tecnologia de duração. O correto é a maquiagem não borrar nem escorrer. E isso deve ser levado muito a sério quando o assunto é noiva. Para evitar problemas, invista num profissional bom e experiente, que use produtos próprios para uma noiva: desenvolvidos para durarem, suportarem o calor e permanecerem intactos no contato com uma lágrima.
Foto: Brian Reilly Photography / Reprodução
Noiva e madrinha sendo maquiadas

Por que a maquiagem para casamento é sempre cara?

Por alguns fatores. Um deles é o tempo de dedicação do profissional. Esse processo começa no teste e só termina nos últimos momentos antes de a noiva dizer sim. No que diz respeito aos produtos utilizados, eles têm um custo alto: precisam ser à prova d’água e entregar uma cobertura impecável. A noiva também paga pela consultoria e expertise do profissional.
Foto: Free The Bird Photography / Reprodução
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!