casamento-eco

Você já ouviu falar de casamento verde ou casamento eco sustentável? As nomenclaturas podem ser várias, mas o que vale é disseminar a ideia da Sustentabilidade e de coisas bacanas para a sobrevivência do nosso planeta.

Você pode estar se perguntando o que um casamento pode ter a ver com isso. Quando fazemos uma festa, dificilmente levamos em consideração os impactos sócio-ambientais que podem ser causados antes, durante e depois do evento. Um casamento eco sustentável pode ser uma forma dos noivos expressarem a consciência e preocupação com o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, cerca de um milhão de casamentos são realizados por ano no Brasil, segundo o IBGE. Isso resulta em números impressionantes quanto se refere a quantidade de comida, pessoas envolvidas, garrafas de bebidas, gasto energético, emissão de gases poluentes com transporte, flores, itens de decoração, descarte de material, lixo e muito mais.

Algumas idéias para um Casamento Eco Sustentável:

casamento-eco-sustentavel

Oferecer um cardápio orgânico com alimentos da estação, produzidos localmente, pode fazer uma grande diferença. Escolha lembrancinhas úteis que não vão para o lixo como mudas de plantas como pimenta, amor perfeito, eco bags, ervas aromatizadas em vasinhos ou brindes feitos por cooperativas de artesãs e ONGS. Além de descobrir novos talentos, é um fator de transformação social muito importante para estas pessoas.

casamento-sustentavel-bolo

Outro ponto importante é a escolha do local da cerimônia e festa, que se forem no mesmo local ou próximo, vai demandar menor emissão de carbono, já que são necessários menos deslocamentos de carros. Também é uma atitude legal estimular os convidados mais próximos a irem em grupos em vans ou caronas.

Para quem não abre mão do casamento noturno, a utilização de spots de LED, são uma solução econômica e sustentável. Velas recicláveis não produzem o lixo tóxico causado pela parafina, e à noite são quase uma unanimidade para a maioria das noivas.

casamento-eco-icasei

Quanto aos convites, há diversas opções, como os reciclados, pardos, entre outros. A opção pelos convites eletrônicos também tem crescido bastante. Podem ser uma opção com menos impactos ambientais, além de serem mais econômicos. Outro aliado eletrônico importante, são os sites de casamento com informações gerais sobre o local da cerimônia e festa, mapa do local, lista de presentes e cotas de lua de mel e, claro, você pode inserir dicas de como ser mais sustentável, já dando o tom de como será seu casamento.

Que tal incluir no décor, lixeiras bem transadas para separação do lixo?…Depois da festa é só enviar para cooperativa de catadores ou centros de reciclagem para sua destinação correta.

O Buffet pode ser orientado a separar o óleo da cozinha em garrafas pets que serão posteriormente aproveitadas para fazer sabão.

flores-casamento-eco

Usar flores da estação é uma boa pedida. Flores importadas significam mais gastos com deslocamento e consequentemente… emissão de carbono. Além do que, escolher flores locais é uma forma de estimular os produtores regionais e, portanto, a economia da região.

Depois do casamento, as flores podem ser doadas para a própria igreja, instituições de caridade, abrigos de idosos, orfanatos.

Compensação de CO2:

casamento-eco-sustentavel-icasei

Após o casamento, uma ideia bacana é fazer um balanço de tudo o que foi emitido em termos de poluição e do que foi poupado. Com base nisso, é possível saber quantas árvores precisam ser plantadas para neutralizar as emissões. Não se assuste, você não vai precisar plantar uma floresta. acredite, é bem menos do que se pode imaginar.

Custos:

casamento-sustentavel-ecologico

Um dos preceitos básicos da sustentabilidade é ser economicamente viável e, como em qualquer festa, é possível fazer um planejamento adaptado ao estilo e ao orçamento dos noivos. É totalmente possível realizar um casamento com a aplicação dos conceitos de forma mais simples, fazendo as substituições e adequações necessárias.

casamento-ecologico-icasei

O importante é encontrar o equilíbrio entre os conceitos do casamento sustentável e o  tradicional, para que tudo possa ser adaptado sem abrir mão do que é importante para os noivos.

Eloah Dias – Wedding & Event Planner

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!