Bolsas e clutches são a parte divertida quando montamos o look para casamentos. Elas podem dar vida a cores neutras, também um toque de humor ou mesmo  deixar aquele modelo de vestido mais clean super glam. Nas últimas temporadas, não faltaram materiais inusitados, estampas divertidas e formatos para todos os gostos nas coleções de acessórios. Confira as dicas de especialistas para arrematar o look de acordo com seu estilo.

Como-usar-bolsas-e-clhutches-no-casamento
Foto: Aura Garrido – Clutch: Salvatore Ferragamo

O que está em alta

“As clutches em metal e com formatos de esfera têm roubado a cena nos casamentos, pois trazem leveza, sofisticação e modernidade tanto para os looks que são muito trabalhados quanto para os vestidos lisos e secos. Os detalhes em tassel dão um ar mais descontraído”, indica Larissa Rizzolli, buyer de acessórios do e­-commerce de luxo, OQVestir.

Como-usar-bolsas-e-clutches-no-casamento-clutche redonda
Foto: Rachel McAdams

Para não errar

Com tanta variedade de modelos, como combinar a bolsa ou a clutch com o look da festa?

“Você pode combina-­la de maneira neutra, sendo da mesma cor do vestido, ou escolher uma clutch de cor ou material super inesperados para dar aquele update no seu velho e ótimo vestido preto. Eu não gosto quando a bolsa compete com o vestido ou a cor do sapato é quase próxima, tentando combinar. Pense no seu look como uma moldura para sua clutch, a cereja do bolo”, sugere Serpui Marie, estilista e proprietária da grife de acessórios que leva seu nome.

“Não existe um truque para não errar, nesta hora é o bom senso que tem que falar mais alto. Combinações de cores são sempre bem vindas, mesclando acessórios e a bolsa em tons diferentes com o do vestido. Nesses casos, o famoso ton sur ton é uma ótima dica, além de ser muito chique”, completa Larissa.

bolsas-e-clutches como-usar-no-casamento- cor e texturas
Foto: Juana Acosta – Clutch Jimmy Choo

Acabamentos

Os modelos cheios de pedrarias e detalhes são objetos de desejo, mas não devem competir com o vestido.

“A moda hoje é extremamente democrática, tudo vale e é aceito. Claro que se o vestido tiver muito brilho, com certeza a clutch deve ser neutra. Porém, se for um vestido simples e elegante, a clutch de pedraria será sempre bem vinda!”, aconselha Serpui.

Como-usar-bolsas-e-clutches-no-casamento-strass
Foto: Amber Valletta

Madrinhas

Como estarão em um lugar de destaque na cerimônia e vão atrair muitos dos flashes da festa, as madrinhas devem dar atenção especial aos acessórios do look.

“Aconselho os modelos mais neutros. Elas devem tomar cuidado para a bolsa não competir com o vestido, uma vez que estarão no altar”, sugere Serpui.

Para as mais ousadas, Larissa indica detalhes luxuosos: “Madrinhas e mães de noivas podem  apostar em clutches mais elaboradas, com cristais e em madrepérola, pois como estão no altar são sempre vistas e devem se destacar das demais convidadas”.

bolsas-e-clutches como-usar-no-casamento- madrinhas
Foto: Amy Adams – veste Tom Lorenzo

Estilo sem idade

“Para convidadas mais velhas, assim como com todas as outras peças do look, a palavra­ chave é conforto. O indicado é que apostar em bolsas com alça caso se cansem de carregá-­las na mão. Para as mais jovens, vale a pena escolher peças ousadas e divertidas. Mas, não é uma regra, clutches são conhecidas pela sua versatilidade e pela capacidade de transformar qualquer look em um evento”, diz Larissa.

Como-usar-bolsas-e-clutches-no-casamento-Cate-Blanchett
Foto: Cate Blanchett
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!