Como organizar um casamento casal olhando matéria sobre
Foto: iStock

Será uma maratona, mas é “humanamente possível”. Saiba como organizar um casamento em 6 meses com as dicas preciosas de alguns especialistas em assessoria de casamento!

Uma coisa é fato: a gente sempre faz planos e tenta organizar tudo da melhor maneira possível, mas um belo dia a vida nos surpreende, a paixão começa a sufocar e pahhh…dizemos sim para o amor e decidimos nos casar! Na pressa, descobrimos que temos pouco tempo para organizar tudo e surge a grande dúvida. Como organizar o casamento em apenas seis meses?

Embora a maioria das pessoas acredite que seja necessário pelo menos um ano de antecedência, é possível sim preparar o Grande Dia dentro desse prazo e ainda fazer bonito. A primeira dica, depois de respirar fundo e manter a calma, é procurar a ajuda de uma boa assessoria especializada em casamentos.

Veja como organizar um casamento neste prazo

Os 4 itens fundamentais que você precisa fazer para organizar um casamento em 6 meses

1. Tenha tempo e dedicação para as coisas do casamento

Organizar um evento exige tempo e dedicação e, como num curto espaço de tempo não há margem para erros ou mudanças repentinas, vale a pena investir e pedir ajuda para quem já conhece bem o mercado. Um profissional com experiência poderá indicar as melhores soluções de acordo com o perfil e o orçamento dos noivos. Ele saberá conduzir o checklist dos noivos e assegurar que tudo saia conforme o desejo do casal.

2. Já separe um bom orçamento e conte com prazo menor para pagar os fornecedores

Para Márcia Fasano, cerimonialista especializada em casamentos e festas, e representante exclusiva no Brasil do grupo Sposa Mediterranea, a questão principal quando se tem apenas seis meses para organizar o evento não é o tempo, mas sim o orçamento. “O prazo é curto, mas dá para realizar desde uma pequena cerimônia, um destination wedding fora do país, até uma grande festa. Não há problema, desde que os noivos tenham em mente que não haverá muito prazo para parcelar os gastos. A maioria dos fornecedores exige que o pagamento seja feito até a data do casamento. Isso implica em ter verba disponível para quitar tudo dentro desse período”, lembra Márcia.

Ana Julia Figueiredo, assessora e produtora de eventos, também é da opinião que seis meses é suficiente para organizar um casamento com perfeição, independente do tamanho. “É um prazo que eu particularmente acho ótimo porque não dá tempo da noiva ficar trocando de ideia. Como hoje em dia há muita informação, muitas vezes ela se perde, decide uma coisa, depois quer trocar. Isso acaba gerando um desperdício de energia e até dinheiro”, conta Ana Julia.

3. Verifique a data no local do evento e na igreja

A ressalva, de acordo com a especialista, é quando a cerimônia será realizada num local diferente da festa. “As igrejas mais requisitadas costumam ter a agenda bem disputada. Quem deixa para fechar na última hora nem sempre consegue o dia disponível”, alerta. “Nesse caso, vale considerar escolher um dia da semana menos disputado, como uma quinta-feira, por exemplo”, recomenda Ana Julia.

4. Verifique a agenda dos fornecedores de casamento que você quer

Márcia Fasano lembra que os profissionais mais renomados na área de casamentos também poderão não ter agenda disponível. “Corre-se o risco de ter que trabalhar com quem estiver liberado para a data. No entanto, num dia menos concorrido, é possível até obter descontos e vantagens que acabam valendo a pena”.

Para quem está disposto a entrar nessa jornada, vale a pena conferir esse checklist.

Como organizar um casamento casal conversando com assessora
Foto: iStock

Faltando 6 meses para o casamento

Defina o orçamento do casamento

Veja quanto vocês terão de verba disponível em até seis meses, pois grande parte dos fornecedores exige que o pagamento seja todo feito até a data do evento. Seja realista e conte somente com o dinheiro garantido e que dependa de algum tipo de ação, como por exemplo, a venda de um imóvel.

Contrate uma assessoria de casamento especializada

A escolha da assessoria nesse momento inicial é fundamental, tanto para tomar decisões certas como para não sobrecarregar o casal. Pesquise a reputação do profissional no mercado e, antes de contratar, veja se há afinidade entre vocês.

Escolha o estilo da festa

Como será o evento? No campo, na praia? De dia ou à noite? Um Destination Wedding ou um charmoso bolo com champanhe? Essa definição é fundamental, pois muitas decisões só poderão ser tomadas a partir dela, como por exemplo, o local mais adequado, o horário e até o vestido.

Faltando 5 meses para o casamento

Faça a lista de convidados

Não deixe para depois! Defina logo quem serão os convidados do evento. Só assim será possível encontrar um local para casamento que comporte todo mundo que vocês desejam convidar.

Reserve o local da festa de casamento e da cerimônia

Verifique primeiro a igreja e só depois feche o local. Caso não haja a data que vocês desejam, considere a possibilidade de fazer a cerimônia no mesmo local da festa ou até mesmo casar em dia da semana, que é menos concorrido.

Planeje a Lua de Mel

Dependendo da viagem, é importante ter certa antecedência, tanto para a reserva de passagens aéreas e hotel, como em caso da necessidade de visto. Consulte uma agência especializada em viagens para casais em lua de mel e que ofereça destinos mais exclusivos e românticos.

Como organizar um casamento site do iCasei
Foto: acervo/ iCasei

Faltando 4 meses para o casamento

Encomende os convites

Assim que tiver o local e a data, mande fazer os convites de casamento. Eles devem ser entregues aos convidados com 50 dias de antecedência. Assim terão tempo para se programarem para a festa.

Contrate o site do casamento

Escolha um portal que ofereça um bom suporte e um site completo e exclusivo para o seu evento, como o iCasei. A ferramenta é perfeita para criar a sua lista de presentes, interagir e deixar os convidados atualizados sobre o seu evento.

Contrate o serviço de decoração

As escolhas da decor devem estar alinhadas à proposta do evento e também à estação do ano. Verifique se o estilo dos profissionais contratados atendem ao que vocês sonham e o quanto eles serão capazes de fazer um evento personalizado, com a carinha de vocês.

Defina o vestido, os acessórios e o traje do noivo

Chegando nesse item, a noiva já ter em mente o estilo do vestido de noiva que deseja e não deve demorar para tomar as decisão. Alguns estilistas costumam pedir um prazo mais demorado para confeccionar a peça. Caso fique muito em cima da hora, uma opção é pensar em comprar um vestido pronto e que possa sofrer alguns ajustes. O noivo também já deve mandar preparar a sua roupa. Quanto antes, melhor.

Escolha os padrinhos de casamento

Eles também precisam de tempo para se organizar, comprar a roupa, o presente e tudo o mais que um convite como esse exige. Não os deixe em uma situação desconfortável, com prazo apertado.

Faltando 3 meses para o casamento

Contrate o maquiador e cabeleireiro

Não deixe para a última hora, pois profissionais especializados em makeup de noivas costumam ter as agendas disputadas. Verifique o estilo do profissional ou do salão e faça um teste para ver se há uma boa sintonia entre vocês.

Contrate as equipe de filmagem e vídeo

Atente para a qualidade do trabalho das empresas e o que os casais que já contrataram tais serviços falam sobre eles.

Como organizar um casamento convite para entrega
Foto: iStock

Faltando 2 meses para o casamento

Entregue os convites

Peça ajuda aos pais para entregar os convites de casamento. Se conseguir entregar pessoalmente, ótimo! Se não tiver tempo, ligue para a pessoa, explique a situação e diga que vai pedir para alguém entregar na portaria. Compense a ausência com gentileza e atenção.

Defina as músicas do evento

Escolha a equipe de som, o repertório de músicas da cerimônia e as músicas da festa.

Faltando 1 mês para o casamento

Detalhes finais

Agora falta pouco para o Grande Dia e todos os assuntos já devem estar bem encaminhados. É hora de confirmar todos os fornecedores, verificar o que falta do checklist, cuidar dos preparativos para a beleza, confirmar a lista de convidados e relaxar. Afinal, você e seu noivo precisam estar inteiros para curtirem o dia mais especial do relacionamento de vocês.

Aproveite! E se tiver alguma dúvida, conta com a gente.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!