pedido de casamento na espanha - revista icasei4

Toda história tem um começo. A história dos casamentos, invariavelmente, tem início com o pedido. É no momento em que o noivo ajoelha-se perante sua amada e propõe passar o resto da vida com ela que o relacionamento de ambos atinge outro patamar de seriedade e cumplicidade.

Na Espanha, o valor do matrimônio tinha grandes reflexos no cotidiano dos casais. “Até os anos 70, namorados não podiam viajar juntos. Para que conseguissem comprar pacotes de turismo ou fechar quartos em hotéis, era necessário apresentar o ‘Libro de Familia’, um documento que assegurava que eles eram casados ou noivos”, conta Theresa Guthrie, wedding planner da AWOL Granada. As mulheres também não podiam comprar eletrodomésticos grandes ou abrir contas em bancos sem estarem casadas. Por isso, casar era uma necessidade social para os jovens.

pedido de casamento na espanha - revista icasei3

Os noivos precisavam pedir permissão aos sogros em um jantar, com toda a pompa e circunstância. Mas a tradição foi derrubada, embora algumas poucas famílias mais abastadas continuem com a prática.

O pedido, no entanto, não virou coisa banal – muito pelo contrário. “Nos dias de hoje, o pedido é geralmente feito durante uma viagem romântica do casal. O noivo pede a mão da noiva em um quarto de hotel, em um restaurante chique, na praia ou em algum lugar de valor sentimental para o casal”, conta Theresa.

pedido de casamento na espanha - revista icasei

Veja também 10 Castelos da Espanha para realizar o Casamento dos Sonhos.

Marta González lembra com muito carinho de quando seu noivo, Rafael Muro, pediu sua mão. “Foi na Playa del Inglés, um lugar em Gran Canária que costumamos ir muito”, conta a noiva apaixonada.

O anel de noivado é essencial. “É preciso ter a aliança, ou então outra joia para oficializar o momento”, conta Theresa. Na Espanha, no entanto, a mão da aliança de noivado não é a mesma do Brasil. “O anel é colocado na mão esquerda. Quando o casamento é realizado, a aliança é invertida para a mão direita“, afirma Sonya Casey, wedding planner da Nerja Weddings.

pedido de casamento na espanha - revista icasei 6

A festa de noivado é mais rara. Apenas famílias mais ricas se dão o direito de celebrar com um evento a ocasião. “Como os casamentos em si são grandes festas na Espanha, o noivado não ganha essa atenção”, conclui Theresa.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!