namoro e noivado na itália

Tudo começa com o sim. A resposta abre as portas para o sonho do Grande Dia. Para iniciar o período de preparativos, o item número um do checklist é o noivado. Portanto, nada mais justo que celebrá-lo e na Itália não é diferente. O país é marcado por séculos de tradições, que são seguidas até os dias de hoje.  Assim como no Brasil, a aliança sela o pedido.

casamento-na-italia-os-primeiros-passos-pedido-de-casamento

A assessora de casamentos italiana, Anna Maria Nardi, do Event & Wedding Planner Roma, conta que os noivos italianos não economizam na hora de surpreender. “Muito românticos, eles gostam de investir nesse rito de passagem e muitas vezes compram o anel no exterior. Cidades como Londres, Paris e Barcelona são as favoritas”.  Laura Marino, que acabou de ficar noiva, conta que o noivo Luigi honrou a fama com estilo. “Ele mandou fazer a aliança para o pedido sob medida, tornando tudo ainda mais único e especial”, derrete-se a noiva.

casamento-na-italia-os-primeiros-passos-alianca-de-casamento

O próximo passo? Festejar! Assim como nós, brasileiros, na Itália tudo é motivo de festa. Impossível um evento tão importante como esse passar sem (muita) comemoração. Anna Maria conta que os primeiros a festejar o noivado são os amigos. “Os noivos comemoram primeiro com os amigos, normalmente numa discoteca ou algum lugar onde possam se divertir e passar bons momentos de celebração juntos”. Laura conta que a escolha dela foi aproveitar com as amigas em um fim de semana na praia. Já o noivo e os amigos preferiram a agitação do bar.

 

casamento-na-italia-os-primeiros-passos-comemoracao-com-amigos

Depois, e não menos importante, vem a celebração em família. A tradição de pedir a mão da noiva para o pai não é mais tão forte por lá. “Hoje esse rito só é presente nas pequenas vilas da região do sul da Itália”, contou Anna. Nessa etapa, as duas famílias se reúnem para celebrar a união juntos. A assessora disse que esse encontro é muito importante para que as famílias se conheçam, antes do casamento.

casamento-na-italia-os-primeiros-passos-comemoracao-com-familia

Laura conta que apesar de tenso, esse encontro facilitou muito o resto do processo até o altar. “Essa tarde foi muito importante para nós. Foi a primeira vez que todos os membros das duas famílias estiveram reunidos. Além de lindo e especial, a cumplicidade criada nesse dia facilitou muito o resto dos preparativos. Minha mãe e minha sogra acompanharam tudo comigo e estavam sempre trocando idéias. É muito mais fácil quando todos se gostam e se dão bem”, conclui a noiva.

Veja mais em: Tradições do casamento na Itália

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!