organização do casamento na espanha - revista icasei2

Após o pedido, começa a organização de todo o casamento.

Aqueles que dizem que arrumar alguém para casar é a parte mais difícil de um casamento nunca tiveram a árdua tarefa de organizar uma cerimônia de casamento pela frente. O pedido de casamento é apenas a entrada para uma grande estrada de emoções que vem pela frente.

Sonia Casey, wedding planner da Nerja Weddings, afirma que o processo de organização do casamento na Espanha é iniciado assim que o noivo pede a mão da noiva. “Normalmente, o período de noivado na Espanha dura um ano e meio, um ano e oito meses. É um tempo relativamente curto para organizar tudo, então os noivos começam o processo logo de cara”, diz.

organização do casamento na espanha - revista icasei3

As visitas técnicas são essenciais para as decisões do casamento.

“Assim que o casal anuncia o noivado para as famílias, eles já iniciam os preparativos”, confirma Theresa Guthrie, planejadora da AWOL Granada. O primeiro passo é reunir as duas famílias para discutir data e local do casamento. Na Espanha, é tradicional que a família da noiva tenha voz mais ativa nesse processo. Se os noivos são de locais diferentes do país, é comum que o casamento aconteça na cidade da noiva, por exemplo. Como se trata de uma nação extremamente católica, as famílias mais tradicionais tendem a escolher para a cerimônia religiosa a igreja onde a noiva foi batizada. “No entanto, isso tem mudado com o passar dos anos. Como a festa é mais importante do que a cerimônia, as famílias têm optado por igrejas mais próximas aos locais das celebrações”, explica Theresa.

organização do casamento na espanha - revista icasei4

O local do casamento geralmente é decidido pela noiva e sua família.

Veja também Série Casamentos internacionais. O Pedido de casamento na Espanha

Para Sonia, a organização do casamento segue uma ordem bem prática: escolha do local; escolha do planejador; determinação orçamentária; data; fornecedores (bolo, vestido, banda, comida etc). “Para este processo, é preciso visitar diversas vezes o seu wedding planner. Todas as decisões devem ser discutidas”, diz.

organização do casamento na espanha - revista icasei6

Todo o processo é acompanhado com uma wedding planner na Espanha.

O último passo antes do casamento é organizar as despedidas de solteiro. “Antes, era uma festa dedicada aos noivos. Eles enchiam a cara na véspera e era isso. Agora, isso tomou outra proporção e merece organização própria. As noivas também adoram”, conclui Theresa.

organização do casamento na espanha - revista icasei7

A despedida de solteiro é feita pelos noivos e noivas.

Veja também 5 ideias para a despedida de solteiro

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!