noivo colocando o sapato do noivo

Com brilho ou sem brilho? Preto ou marrom? De cadarço ou fivela? Dúvidas como estas são frequentes da cabeça dos noivos, e por isso, conversamos com especialistas no assunto para ajudá-los a não errar na escolha do sapato.

Cor

Para a escolha ideal do sapato no traje do noivo é necessário estar atento a detalhes importantes. A opção da peça deve ser por modelos clássicos, modernos e com poucos detalhes. O tradicional preto, por exemplo, deve ser combinado apenas com traje preto. Os demais tons devem ser combinados com sapatos da cor café. A dica é de Fernando Machado, gerente da Camargo Alfaiataria. Ele comenta que o preto deve ser escolhido para cerimônias mais tradicionais, realizadas na igreja.

sapato do noivo (2)

“É uma opção mais clean e fácil de acertar. O ideal também é escolher os sapatos de amarrar e evitar detalhes muito chamativos. Isso porque, em algumas ocasiões, podem se destacar mais do que o traje”, diz. “A opção de duas cores ou verniz é indicada para noivos que escolhem usar o fraque, meio fraque ou smoking. São versões mais elegantes e tradicionais em que o sapato deve ser parte da proposta”, explica.

Qualidade

sapato do noivo (3)

Juliana Rocha, diretora da Sergio’s alfaiataria, ressalta que é essencial estar atento à qualidade do sapato. “Além disso, o mais indicado é escolher um modelo liso, de amarrar e com costuras na pala. Também pode ter detalhes como trabalhos a lazer ou brocados”, afirma.

Veja também Como escolher o Traje do Noivo para o casamento

Brilho

sapato do noivo (4)

O sapato do noivo deve conter um pouco de brilho, responsável por destacá-lo na ocasião, porém é necessário ter atenção e cuidado com exageros. Muitos detalhes e cores podem provocar combinações inadequadas para a cerimônia.

Fivelas

sapato com fivela

Para ocasiões menos formais, a opção de fivelas e detalhes de costuras deve ser considerada. “Para cerimônias ao ar livre, normalmente, os noivos escolhem ternos mais claros. Assim, um modelo clássico na cor café é uma ótima pedida”, explica Juliana. Já para os casamentos na praia e “pés na areia”, o noivo fica mais livre para ousar com sandálias e chinelos, desde que acompanhados de calça capri ou barra da calça dobrada.

Biotipo do noivo

noivo

Outra dica dos profissionais é ficar atento ao biotipo do noivo. Para homens altos, modelos de bico quadrado são uma boa escolha, pois valorizam o corpo e trazem elegância ao traje. Para homens baixos, os modelos de bico fino são a melhor opção, já que alongam as pernas e dão ar de modernidade ao homem. “O importante é o noivo estar à vontade com a escolha do sapato. É fundamental que o modelo esteja de acordo com o estilo dele. Em alguns casos, eles querem parecer mais altos. Além do bico fino, conseguimos colocar um salto interno de até 7 cm”, conta Fernando.

Solado 

solado sapato noivo

 

O solado deve ser 100% couro ou couro com um inserto de borracha. Além disso, o sapato deve ser de preferência novo, pois o noivo vai ajoelhar-se em frente aos convidados.

Veja também Traje Masculino | Nó de gravata

Tipos

sapato noivo (1) sapato noivo (2)

Sapato marrom em bico fino. Sergio’s Alfaiataria.                                      Sapato preto bico quadrado. Sergio’s Alfaiataria.

sapato noivo (3) sapato noivo (4)

Sapato preto de bico fio. Sergio’s Alfaiataria.                                                            Sapato preto de bico arredondado. Sergio’s Alfaiataria.

sapato noivo (6) sapato noivo em verniz

Sapato marrom bico quadrado. Sergio’s Alfaiataria.                                Sapato bico fino em verniz. Shutterstock.
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!