Para decidir que cor vai pintar a parede, faça pequenos testes para conseguir visualizar melhor a cor da tinta (Fotos: Thinkstock)
Para decidir que cor vai pintar a parede, faça pequenos testes para conseguir visualizar melhor a cor da tinta (Fotos: Thinkstock)

Para começar a montar a sua casa, de acordo com a designer de interiores Sandra Croppo, é preciso entender o que é necessário no seu cotidiano. “A pessoa tem que avaliar qual é a sua prioridade. Se ela gosta de assistir televisão no quarto, precisa pensar onde vai colocar este aparelho”, diz a Sandra.

Se você gosta de receber amigos em casa, investir em uma sala de estar é recomendável. Caso sua família seja amante da culinária, por que não pensar em uma cozinha que atenda o gosto geral da casa? Cada um tem uma prioridade, portanto é importante descobrir qual é a sua ao começar a dar a diretriz da decoração de seu imóvel.

Segundo Sandra, um apartamento bem planejado não é feito aleatoriamente; é necessário entender o espaço para distribuir os eletrodomésticos na mobília. “O design não é apenas decoração, mas sim funcionalidade”, afirma a profissional. Ela explica que o novo morador precisa se atentar ao tamanho do espaço, para então planejar as dimensões que o armário vai ter e então o tamanho do eletrodoméstico.

Tinta na parede – Se há dúvidas em relação a cor que vai pintar sua casa, fazer um teste pintando um pequeno trecho da parede com as opções de tons pode lhe ajudar a visualizar melhor. No que diz respeito a cores, a decoradora e arquiteta especialista em design de móveis Erica Arizono aconselha o uso de tons neutros e suaves nas paredes, para que as pessoas se sintam tranquilas no ambiente. “Tintas de cores fortes podem ser usadas para quebrar a monotonia e devem sempre ser utilizadas em áreas pequenas”, sugere a profissional.

Projeto da Arquiteta e Decoradora Erica Arizono. Escolha cores neutras para a parede e aposte nos objetos de decoração para colocar cor em sua casa (Foto: Divulgação)
Projeto da Arquiteta e Decoradora Erica Arizono. Escolha cores neutras para a parede e aposte nos objetos de decoração para colocar cor em sua casa (Foto: Divulgação)

E por falar em cores, a tinta pode ser uma aliada na tentativa de fazer sua casa parecer maior. “Quando se fala em ampliar visualmente o ambiente, todos pensam em primeiro lugar nos espelhos. Entretanto, para se causar a sensação de amplitude no espaço é essencial que ele tenha características combinadas como teto pintado de branco, piso e a maioria das paredes em tons claros, iluminação natural e artificial com efeitos decorativos”, aconselha a decoradora.

A orientação de Erica é para que se evite pintar todas as paredes com cores vibrantes ou escuras, já que elas dão a sensação de que o ambiente é menor. “Cores como vermelho, laranja, azul escuro e violeta podem ser deixados para objetos de decoração como luminárias, tapetes, quadros e para aqueles pontos que se quer destacar”, afirma.

Pisos – Quem tem filho em casa sabe o quanto é difícil manter a casa limpa. Portanto, pisos de fácil manutenção e que tenham um toque suave em relação à temperatura são os mais indicados por Erica. “Recomendo os pisos laminados e também os vinílicos, ambos com padrões que imitam o desenho de madeira, com grande variedade de tons e padrões”, sugere a decoradora.

Escolha pisos que sejam de fácil manutenção
Escolha pisos que sejam de fácil manutenção

Para quem não tem criança morando na mesma casa e quer decorá-la com um estilo mais clássico, Erica aconselha o porcelanato, por ser mais barato que o granito e ter manutenção mais fácil que o mármore. “As peças com formatos maiores valorizam o ambiente e o imóvel”, diz.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!