Casamento Civil Quais documentos levar?
Foto: Olivia & Dan Photography

Pensa na burocracia brasileira e no tempo em que as coisas levam para ficarem prontas. Enxugue as lágrimas de desespero e se programem para não passar (muito) estresse, mico e tempo perdido que não volta nunca mais em filas intermináveis.

Os documentos para o casamento civil que ficam prontos com certa antecedência evitam que trâmites burocráticos como autenticação e reconhecimento de firma acabem com seu dia. Preparamos um guia explicando como devem ser os preparativos dos documentos para o casamento civil. Dá só uma olhada:

Quais documentos é preciso para casar no civil?

O primeiro passo para realizar o casamento no cartório é ter os documentos dos noivos abaixo em mãos. É importante que eles estejam atualizados, ok?

– Certidão de nascimento (noivos solteiros), certidão de casamento com averbação do divórcio (noivos divorciados) ou certidão de casamento com anotação do óbito (noivos viúvos);

– Carteira de identidade e CPF;

– Comprovante de residência.

Tem mais

As testemunhas também precisam levar documentos pessoais: carteira de identidade e CPF. “A documentação normalmente é a mesma conforme o art. 1.525 do Código Civil, mas o trâmite pode variar entre os estados do Brasil”, explica Ana Carolina Silva, da Chuva de Arroz, assessoria especializada em Registro Civil no Rio de Janeiro (RJ). Por isso, não deixe de ligar no cartório para verificar a lista de documentos exigidos para dar entrada no processo.

Casamento Civil testemunhas
Imagem via hooray mag

Documentos prontos. E agora?

É hora de procurar o cartório do bairro. “Nós aconselhamos aos noivos para darem entrada no processo de casamento no mínimo 45 dias antes da data oficial, uma vez que a marcação da data só pode ser feita após feita a entrada no processo de casamento”, ensina Ana Carolina. Além dos noivos, duas testemunhas também dever comparecer no cartório para dar entrada no processo. E não se esqueçam de levar os documentos listados acima.

No cartório, os noivos preencherão um formulário, onde é possível optar por itens como mudança de sobrenome.

É bom lembrar

É obrigatória que a entrada do processo seja feita no subdistrito onde os noivos residem. Após a entrada do processo, no entanto, é possível fazer a transferência para outro cartório.

Depois disso é só aparecer no cartório no dia da cerimônia com os padrinhos – que não precisam obrigatoriamente ser as testemunhas da entrada do processo e comemorar o casamento.

Casamento Civil Quais documentos assinar

Serviço:

Chuva de Arroz

clique para ver o telefoneChuva de Arroz:(21) 97926-7581

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!