Noite de núpcias e a lua de mel não são ocasiões para você se preocupar com reações chatinhas do seu corpo a procedimentos estéticos, como a depilação íntima. Pensou em fazer uma surpresa para o seu amor? Que bacana! Mas planeje-se para ter certeza de que não terá nenhum incômodo enquanto está curtindo grandes momentos a dois.

Com a ajuda da ginecologista Maria Delizete Bentivegna Spallicci, selecionamos algumas dicas para você não ter surpresas desagradáveis nessa área. E os conselhos valem tanto para as adeptas da depilação íntima total quanto para quem prefere só dar uma aparadinha.

O primeiro ponto importante para a nossa especialista é a higiene. “A mulher deve fazer uma boa limpeza para evitar focos de infecção e pelos encravados”, orienta Maria Delizete. Nesse processo, basta lavar a região íntima com sabonete neutro antes e depois da depilação.

No que diz respeito aos métodos, quem deseja eliminar a maior parte dos pelos pubianos geralmente escolhe a cera quente. Esse procedimento abre os poros e facilita a retirada dos pelos. Dá para optar, também, pela depilação definitiva com laser ou com luz pulsada. Em ambos os casos, porém, a noiva deve se programar com meses de antecedência, pois os dois métodos são demorados.

Falta pouco tempo para o seu casamento? Então esqueça a possibilidade de trocar o seu método de depilação. “Dessa forma, você não corre o risco de lidar com reações desconhecidas, como alergia, coceira ou pelos encravados”, diz Maria Delizete.

Confira abaixo outras dicas fundamentais para não errar a mão.

Preparação pré-noite de núpcias aparar
Se você gosta de aparar
Você já deve ter notado que, logo depois de aparar os pelos púbicos, os fios costumam pinicar um pouco. Isso ocorre porque a tesoura deixa as bordas dos fios bem definidas. O ideal, então, é aparar com três ou quatro dias de antecedência. Use sempre uma tesoura com ponta redonda, para não correr o risco de se machucar.

Foto: iStock
Preparação pré-noite de núpcias aparar
Depilação preparação pré-noite de núpcias cera
Se você depila com cera
Para retirar os pedacinhos de cera que às vezes resistem à limpeza com sabonete neutro, use um algodão embebido em óleo vegetal, como o de amêndoas ou de coco, em movimentos circulares.

Para retirar os pedacinhos de cera que às vezes resistem à limpeza com sabonete neutro, use um algodão embebido em óleo vegetal, como o de amêndoas ou de coco, em movimentos circulares. Por ser um procedimento agressivo para a pele, recomenda-se que ele seja feito com alguns dias de antecedência da sua viagem. A pele de algumas mulheres fica extremamente sensível e, nesses casos, a vermelhidão pode durar dias. Para ajudar na recuperação, use gelo, óleos vegetais ou gel de aloe vera 100% puro.

Foto: iStock
Depilação preparação pré-noite de núpcias cera
Depilação preparação pré-noite de núpcias gilete
Se você usa lâmina
Para garantir que a lâmina deslize facilmente sobre a pele, aplique uma quantidade generosa de gel para depilação. Depois, lave a região com bastante água, seque levemente com a toalha – sem esfregar – e finalize usando um creme pós-depilatório com ativos calmantes, a exemplo de camomila, calêndula ou lavanda (mas apenas na parte externa da vulva).

Foto: iStock
Depilação preparação pré-noite de núpcias gilete
Preparação pré-noite de núpcias pêlos encravados
Se você tem pelos encravados
Esfoliações delicadas e frequentes costumam garantir uma virilha lisinha e sem pelos encravados. Mas se você já tentou isso e não adiantou, é melhor rever o método de depilação. A depilação definitiva, com laser ou luz pulsada, costuma resolver este problema.

Foto: iStock
Preparação pré-noite de núpcias pêlos encravados
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!