Essa é uma questão super delicada que tem que ser pensada com muito cuidado para não gerar confusão e até perder amizades. Como dizer aos seus convidados de uma forma educada que as crianças não são bem-vindas para o casamento ? Como fazer isso sem ofender ninguém?

Crianças são crianças e vão se comportar como crianças: elas se incomodam em ficar muito tempo em uma festa longa sem brincadeiras para a idade deles e consequentemente acabam indispondo os pais e outros convidados. Se irritam com música alta e mexem em tudo, estragando a decoração que você pensou com tanto carinho e amor e gastou uma fortuna.

Não acaba ai não: apagam as velas, fazem guerra de almofadas, não comem nada do que foi servido, correm e gritam sem limite, fazem bem me quer mal me quer com as flores, enfiam o dedo no bolo, destroem a mesa de doces mesmo antes do jantar e após um certo horário os sofás viram camas para as criança e aquele lounge bacanérrimo que você pensou para seus convidados sentarem e conversarem vira berçário.

Pode não convidar crianças no casamento

Muitos convidados levam seu filhos para casamento pois não tem noção das consequências do comportamento infantil nestas situações, outros que levam pois não tem com quem deixar a criança na ocasião. Também tem os que levam pois acham normal levar criança para casamento e querem que elas participem de momentos importantes da vida familiar. Independentemente das diferentes opiniões, os convidados tem que lembrar que a festa é dos noivos.

Se vocês se sentem desconfortáveis com crianças em sua festa, vocês tem o direito sim de pedir, e existem algumas maneiras para que seus convidados façam planos para não levar as crianças nesta data. Uma das maneiras de dizer que você não quer crianças em seu casamento é através dos convites, colocando somente o nome dos pais sem colocar Fulano e família. Subscrevendo um convite assim já é para supor que não é para levar os filhos, mas na prática nem sempre resolve. Outra forma é ligar e avisar as pessoas, ou no momento de fazer o RSVP (confirmações) a pessoa pode dizer delicadamente que não terá nenhuma atividade infantil e que os noivos querem que os convidados dancem e aproveitem a festa até o final.

Alguns noivos mencionam sua vontade no site de casamento, na parte de dicas,  mais ou menos assim:

“Queremos aproveitar ao máximo esse dia, comemorando nossa união com a família e amigos. Iremos dançar até às 4 da madrugada como se não houvesse o amanhã, portanto, queremos vocês disponíveis e ‘animados’ para nos acompanhar e celebrar esse momento. Dessa forma, concluímos que não será um ambiente adequado para crianças. Teremos os nossos somente no momento da cerimônia. Agradecemos a compreensão de todos. “

Outra opção, ainda dentro do site é, na hora em que fizer upload da lista de convidados para RSVP, estipular o número de convidados por nome, por exemplo, Fulano de Tal- 2 pessoas.

Se ainda assim você achar que fazer isso vai gerar algum desconforto com os convidados, não tem outro jeito, a sugestão final é a contratação de uma empresa de recreação infantil. Pais tranquilos e crianças entretidas.

Casamento pode não convidar crianças

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!