conto de noiva - papelaria de casamento - revista icasei Foto: Conto de Noiva

A primeira impressão é a que fica. Os convidados do casamento podem se impressionar – positiva ou negativamente – meses antes da festa, com convites e save the date. Já dentro do evento, os itens de papelaria complementares fazem parte da identidade visual. Por isso, a escolha desses produtos merece tanta atenção quanto os elementos decorativos.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (3) Foto: Abelha Design

Todos os produtos têm que combinar, tudo tem que fazer o mesmo sentido. Mantendo os mesmos tons e o monograma em cada detalhe da festa, o evento acaba ficando muito mais marcante e memorável, e mostrando que existiu um toque especial com muito carinho dos noivos, desde um kit toillet até a lembrança de saída do evento”, pontua Luara Costa, diretora de marketing da S-Cards.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (9) Foto: Relevo Araujo

Separamos algumas tendências nestes itens e o que está bombando!

1. Cores e padronagens

Os clássicos continuam em alta, mas hoje há uma oferta maior de cores e padronagens. “A estamparia é uma grande tendência, tanto no forro ou até mesmo em relevo seco dentro da papelaria.”, afirma Mauro Araújo, diretor da Relevo Araújo.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (14) Foto: S-Cards

“Os tons de rose estão sendo bastante usados para a papelaria, além de aplicações de metalic ou hot stamp, e recortes a laser”, complementa Luara, da S-Cards.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (4) Foto: Abelha Design

 

2. Sustentabilidade

Hoje em dia, o design não é a única preocupação na hora de escolher os produtos. Os casais mais antenados buscam festas que, como um todo, tenham menor impacto ambiental – inclusive nos itens de papelaria.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (7) Foto: Relevo Araujo

“A cada ano vemos mais casais se preocupando em minimizar os efeitos que uma festa causa ao meio ambiente. Evitar o uso de plástico, projetar a decoração com flores plantadas que depois são levadas pelos convidados, distribuir lembranças e mimos comestíveis ou ecológicos e optar pela papelaria sustentável são algumas das principais atitudes de quem planeja um casamento ecologicamente correto”, conta Débora Cheruti, sócia da Abelha Design.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (1) Foto: Abelha Design

Entre as opções mais bacanas, há linhas com papel reciclável e também com papel semente. “A grande novidade é o calendário ecológico para 2016, que pode ser de mesa ou de parede, e em ambos a impressão dos meses do ano é feita no papel semente. Ao fim de cada trimestre ou quadrimestre (dependendo do modelo), a página é plantada e uma linda flor de cravo francês nascerá. É uma alternativa interessante de lembrança ecológica e bastante útil”.

Veja também 15 modelos de convite de casamento | Defina sua Identidade visual

3. High Tech
Para facilitar a entrada dos convidados, evitar penetras ou entreter os amigos dos noivos, a tecnologia está cada vez mais presente. Além de save the date e convites com vídeos, há as opções de tela LCD, chip e QR Code.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (6) Foto: Grafjet

Uma novidade apresentada pela Grafjet é o convite que fala. De acordo com a assessoria da marca, os recursos são os mesmos do convite LCD, mas ele pode ser visualizado em smartphones ou tablets, através da realidade aumentada. O aplicativo só precisa de internet para  a primeira leitura, depois trabalha normalmente sem conexão.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (5) Foto: Grafjet
Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (15) Foto: S-Cards

4. Save the Date

Se itens de papelaria como cardápios, convites e tags de mesa ainda seguem um estilo mais clássico, o céu é o limite quando se trata do save the date.
“Além dos convites, a procura por save the date tem aumentado bastante. E a criatividade não fica de fora nessa hora! Eles estão cada vez mais modernos, nós temos um que é novidade e já virou o queridinho das noivas, que é o Save Cronômetro, que contra os dias regressivamente até o grande dia”, comenta Luara, da S-Cards.

Papelaria para casamento O que está bombando - revista icasei (13) Foto: S-Cards

Mauro, da Relevo Araújo, dá a dica para não errar: “O ideal sempre é ter uma identidade dos noivos para o casamento que começa com o save the date e vai até a festa. Pode ser um logo do casal, uma estampa, uma cor, uma tipologia. Em alguns casos, quando o evento é na praia, por exemplo, o save tem sido feito em tons aquarela, mostrando um pouco de como será o evento.”

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!