O casamento de noivos estrangeiros é um pouco mais complicado pois exige mais alguns documentos e procedimentos específicos (como traduções, por exemplo), mas é fácil em relação ao visto: estrangeiros não precisam ser residentes no Brasil, podendo se casar somente com visto de turista.

Casamento-de-estrangeiros-no-Brasil
Foto: Terra Cooper Photography

A escolha de regime de bens e escolha dos nomes são exatamente iguais ao casamento convencional entre brasileiros. A taxa para o casamento no cartório é a mesma, mas os noivos estrangeiros gastam mais no preparo dos documentos, como traduções e registros.

Mas tirando a preparação dos documentos que o estrangeiro precisa apresentar, não há diferença entre casamento entre dois estrangeiros ou um estrangeiro e um brasileiro.

Os estrangeiros precisam apresentar passaporte original com carimbo de entrada no Brasil e as certidões consularizadas. Os brasileiros apresentam RG e certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio.

Estrangeiros-quais-documentos-para-casar-no-Brasil

É possível casar sem a presença do estrangeiro no Brasil, mas as exigências e o processo vão variar de caso a caso. Você pode obter mais informações sobre seu caso, bem como documentos já traduzidos em vários idiomas em nossa página casamento  de estrangeiro no Brasil.

Caso os noivos morem fora do Brasil e venham só para casar, é importante verificar os documentos necessários antes de vir e se programarem bem.

O visto de turista autoriza a permanência de no máximo 90 dias, já o casamento civil deve ter a entrada dada no mínimo 30 dias antes da cerimônia, então deve-se levar em conta o tempo gasto com imprevistos para não perder os prazos. Como sempre, a pesquisa com boa antecedência e o planejamento são essenciais para garantir um casamento civil tranquilo para os noivos.

Estrangeiros-como-casar-no-Brasil

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!