detalhes-do-casamento

Outro dia, lendo um artigo sobre política, vi o seguinte comentário: “Prefeitos só fazem obras que aparecem. Por isso, coisas importantes como o saneamento básico, que fica enterrado e fora da vista do eleitor, são deixadas pra lá”. Na minha área, que é a organização de casamentos, quem não se preocupa com os detalhes invisíveis de uma comemoração corre o risco de organizar um grande fiasco.

Cuidados devem ser tomados para não acontecerem tragédias. Vou começar com um exemplo importante: não é mais possível organizar um casamento sem uma ambulância de plantão. Uma assessoria de casamento séria tem que orçar e contratar este serviço. Os noivos devem ser informados da importância da contratação.

Imagine se a vovó querida, já idosa, sofre um ataque pela emoção ao ver a neta se casando e não é possível fazer a rápida remoção dela atendimento médico. Pronto, acabou o casamento.

detalhes-do-casamento

Outro detalhe invisível são os geradores de energia elétrica. Festa de casamento sem gerador sobressalente não é festa, é jogo de sorte/azar. Basta não contratar os serviços de empresas especializadas em alugar geradores para que surja um apagão. A Lei de Murphy, que diz “se algo de errado pode acontecer, acontecerá se você não estiver preparada”, é implacável.

Já organizamos festas onde faltou luz e os convidados quase não perceberam. São Paulo totalmente às escuras e o casamento seguindo firme e forte. Neste dia em especial, fomos muito elogiadas. Um fator crítico em festas e recepções é a manutenção dos banheiros do evento. A limpeza deve ser constante e criteriosa até o final da festa, porque ninguém merece entrar em um toalete sujo no meio da noite, não é?

detalhes-do-casamento

Existe um detalhe muitas vezes ignorado pela organização dos eventos que é a ignifugacão dos tecidos. O termo se refere ao tratamento que aumenta a resistência dos tecidos e outros materiais inflamáveis ao calor, para evitar o risco de incêndios. Existem empresas especializadas que fazem esse serviço, que protege cortinas, toalhas e outros acabamentos em tecido do risco de chamas.

O que os noivos precisam entender é que esses cuidados são a expressão máxima de carinho para com os convidados. Sempre digo que existem serviços que a gente paga para não usar. Alguém quer usar o Corpo de Bombeiros? Lógico que não, mas, se for preciso, eles estarão lá para evitar o pior. Falando nisso, é importante também manter as anotações de responsabilidades técnicas do evento. Não é sensato ir construindo uma estrutura que vai receber centenas de pessoas sem o aval de um profissional capacitado (engenheiro, arquiteto, etc.).

detalhes-do-casamento

Dentro dessa perspectiva de cuidados que os noivos devem ter com seus convidados, e que muitos deles nem percebem, está o serviço de valet. Tem coisa mais chata do que chegar à festa ou à igreja e perder meia hora para estacionar o carro? Isso já estressa o convidado e o coloca, inconscientemente, num estado de mau humor contagiante.

A simples contratação de um serviço ágil, eficiente e seguro de manobristas mantêm todos numa “energia de festa”, não no “modo engarrafamento estressante”.

detalhes-do-casamento

Portanto, ao organizar seu casamento, não se dedique apenas aos aspectos visíveis da festa. O que não aparece também pode fazer a diferença.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!