Em nossa última matéria, o tema que abordamos foi compatibilidade financeira. Depois que vocês dois identificaram o perfil financeiro de cada um ficou mais fácil conversar sobre dinheiro? Exercitem! Falar sobre dinheiro precisa ser uma conversa normal, sem constrangimentos e sem aquele peso de uma “DR”.

Organização de casamento Como fazer uma planilha de gastos

Hoje nosso texto trata do custo de uma cerimônia e o seu planejamento financeiro. O objetivo com um planejamento detalhado, é ajudar a estruturar o casamento com organização e antecedência o suficiente para que seja uma cerimônia linda, do jeitinho que vocês imaginam, mas sem correr o risco de endividamento. Vale lembrar, que quanto mais perto do casamento, mais envolvidos emocionalmente estarão, e o critério para avaliação de necessidades em relação ao custo pode estar comprometido.

Disponibilizamos uma planilha de organização para o casamento, é só clicar no botão abaixo e fazer o download. Contém exemplos e um simulador, ajudando assim o casal a fazer boas escolhas e a trabalhar com prazos.

Download

Mesmo para quem não é muito adepto das planilhas eletrônicas, recomendamos. Buscamos utilizar uma tabela padrão com valores de despesas bastante comuns em um casamento médio. Pode ser que a planilha dada de exemplo não seja exatamente o que vocês imaginam para a cerimônia, mas dá uma noção do que vem pela frente. Adapte à realidade de vocês!

Organização de casamento Como fazer uma planilha

Determinem juntos o quanto o casal está disposto a gastar, e façam simulações de quanto guardar mensalmente até a data do casamento. Não extrapolem esse valor. Façam escolhas caso estourem o orçamento!

Alimentem as planilhas de acordo com os orçamentos recebidos dos fornecedores quando chegar ao limite determinado, analisem as melhores ofertas.

É muito importante ressaltar, que se por um lado, se planejar com antecedência facilitará e muito a vida de vocês, por outro lado, estamos falando de um processo extremamente dinâmico, os preços mudam em função da moda, das estações do ano e principalmente da inflação! E ainda, em determinadas situações será necessário fazer escolhas e lidar com imprevistos.

Pesquisem muito. Os mesmos serviços podem sofrer incríveis variações de preços. Conversem com amigos recém-casados, eles têm boas dicas a dar.

Evitem ao máximo a utilização do cheque especial, os parcelamentos no cartão de credito e empréstimos. Com a proximidade da data do casamento, cabeça de vocês vai estar a mil, serão inúmeros detalhes. Nessa hora fazer conta não costuma ser fácil.

Organização Como fazer uma planilha do casamento

Aqui seguem algumas instruções bem importantes sobre a planilha!

– A primeira “aba” tem vários exemplos, copie a tabela com o nome dos serviços, seus preços, a fórmula e cole em uma aba nova. Lembre-se de renomear a aba com a data que vocês estão construindo ou atualizando a planilha;

– Não delete a aba anterior, vocês podem mudar de ideia! Siga abrindo novas abas;

– Coloque de vermelho os novos itens acrescentados a cada nova planilha ou preços que sofreram alteração. Será importante caso tenham de fazer escolhas;

-Na construção do orçamento de vocês, determine uma sobra em torno de 30%, será ela que ajudará com as despesas de última hora. Por exemplo: Se os planos é ficar em um custo total de R$50.000,00, façam a conta para investir mensalmente um valor que alcançará no prazo determinado R$65.000,00;

– Quando for preencher a taxa de juros da aplicação financeira onde o recurso de vocês está aplicado, desconte a inflação, e o Imposto de renda das aplicações se houver. Se não tiver certeza da “taxa liquida”, preencha com zero, e o que vier é lucro!

Como fazer uma planilha financeira para seu casamento

Caderneta de poupança é ruim?

Ainda falando em taxas de juros, coloque os juros para trabalhar a favor. Apesar de ser uma aplicação financeira bastante difundida, a caderneta de poupança não é o instrumento com a melhor remuneração atualmente no Brasil. Existem outras modalidades de investimentos tão seguras quanto e que oferecem taxas de juros melhores. Lembre-se que ter um prazo mais longo proporcionará um número maior de possibilidades na escolha das aplicações financeiras.

Pesquise no seu banco, em corretoras de valores e no site do “Tesouro Direto”. Para ficar mais seguro, leia sobre o e sobre “Fundo Garantidor de Crédito” o FGC é uma garantia a mais em algumas modalidades de investimentos. Um planejador financeiro pode te ajudar com isso.

Como fazer uma planilha financeira para seu casamento

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!