Mãe da noiva | Como ela pode ajudar na festa_revistaicasei6 Foto: The Nichols


Poucas pessoas conhecem tão bem o gosto das noivas quanto suas mães. Elas podem dar a maior força nas decisões difíceis que envolvem a festa de casamento, pois sabem o que vai agradar em cheio as filhas e a família. Confira dicas para curtir com sua mãe esse momento tão importante!

Mãe na roda
Na dúvida do que sua mãe pode opinar? Em quase tudo, na verdade. “Ela pode se envolver em muita coisa, de acordo com seu gosto e suas habilidades. Decoração, buffet, mesa de doces… As opções são inúmeras”, diz Elisa Tavares, sócia da Boutique de Três. “As mães podem ser muito úteis na formulação da lista de convidados dos pais, e da família dos noivos. Ela deverá  ajudar mas entender que a festa é mais dos noivos do que da família de cada um deles. Portanto, deverá respeitar quando os noivos querem convidar mais amigos deles, do que as pessoas das famílias, com quem, na maioria das vezes, eles não tem nenhuma intimidade”, conta Sylvia Queiroz, assessora de casamento.

Mãe da noiva | Como ela pode ajudar na festa_revistaicasei1 Foto: Shutterstock


Trabalho em equipe
De vez em quando, que tal descansar um pouco e deixar a mãe fazer o meio de campo com a assessora? “Elas podem fazer um bom trabalho conjunto, desde que  haja uma harmonia nas opiniões, e que ambas se unam para melhorar o que a noiva deseja, mas nunca frustrá-la”, pontua Sylvia. “A mãe geralmente tem muito mais experiência do que a noiva em receber convidados, e pode usar essas habilidades para chegar a um consenso com a assessora. Ela pode agregar muito na hora de decidir uma decoração adequada e um roteiro legal para a festa”, afirma Elisa.

Wedding Planner Checking Table Decorations In Marquee

Foto: Shutterstock


Veja também Inspiração Vestido para Mães dos Noivos


Mãetrocínio

E quando a família financia a festa? A noiva deve acatar todas as opiniões dos pais? “Não. Obviamente a mãe terá mais liberdade para convidar mais pessoas da sua família, mas os detalhes são de escolha e decisão do noivos. Caso contrário, não será uma festa deles e dos sonhos deles, mas sim de quem está pagando”, alerta Sylvia Queiroz.

Mãe da noiva | Como ela pode ajudar na festa_revistaicasei3 Foto: Shutterstock


Sogra também pode
De acordo com Elisa Tavares, a mãe do noivo também tem vez na festa de casamento: “Dependendo do relacionamento com a noiva, a sogra pode participar bastante. Em algumas situações, quando a mãe trabalha muito e não dispõe de tempo, por exemplo, a sogra pode fazer esse papel de ajudar nas decisões. Mas a palavra final é sempre da noiva, claro”.

Mãe da noiva | Como ela pode ajudar na festa_revistaicasei4 Foto: Shutterstock


Limites
Aquela figura da mãe super protetora, que toma todas as decisões sem levar em conta as opiniões dos noivos, está cada vez mais no passado. No entanto, discussões podem acontecer nas melhores famílias. A melhor saída é sempre o diálogo. “Não é muito comum a ocorrência dessas situações, principalmente porque os noivos hoje se casam mais velhos, e já têm muita autonomia e independência, inclusive financeira. Mas às vezes ocorrem algumas divergências em relação à quantidade de convidados dos pais, ao vestido e à decoração. São as áreas que eventualmente podem gerar algum atrito e discordâncias, mas a noiva sempre acaba convencendo a mãe”, conclui Sylvia.

Mãe da noiva | Como ela pode ajudar na festa_revistaicasei5 Foto: Shutterstock


 Veja também: Cabelo e Make | Mães dos Noivos

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!