É obrigatório ter lembrancinhas no casamento? Como calcular as quantidades? É preciso ter um presente especial para pais e padrinhos? Estas são algumas das dúvidas que podem surgir ao organizar o casamento. Para responde-las, chamamos um time de especialistas no assunto: Mariana May, da Arroz de Festa Personaliza; a Teca Carneiro, da Lembranças Especiais; e Josiane Torres, da Coisas de Dona Jô.

Lembrancinha de casamento O guia completo
Imagem via stylemepretty

Confira dicas imperdíveis para fazer as suas lembrancinhas de casamento.

É obrigatório ter lembrancinhas no casamento?

Mariana May, Teca Carneiro e Josiane Torres são unânimes com relação a este ponto: não é obrigatório, mas é uma forma delicada de agradecer a presença dos convidados.

“É um jeito de deixar este dia marcado na memória dos convidados e um carinho especial com eles também. Se o casal optar por não dar lembrancinhas a todos os convidados, podem presentear os pais e padrinhos com lembranças, afinal estas são as pessoas mais próximas e que com certeza ficarão felizes em ter uma recordação especial do casal”, comenta Teca.

Lembrancinha de casamento
Pinterest/ Reprodução

Como calcular a quantidade de lembrancinhas para não faltar e nem sobrar muito?

Para Mariana, se os noivos quiserem que todos os convidados recebam, podem fazer 10% a mais que o número das pessoas que confirmaram presença. Outra opção é fazer a metade, para entregar somente para as convidadas.

Teca afirma que o ideal é calcular umas 15 a mais do número de pessoas confirmadas. Caso sejam lembrancinhas somente para as mulheres, segue a mesma lógica de cerca de 15 a mais para mulheres confirmadas.

“Outra dica é que se a lembrança for diferente e contada é importante ter alguém que entregue ‘em mãos’ para cada convidado quando estiver saindo, pois se ficarem sem supervisão algumas pessoas podem pegar muito mais que uma lembrança, e então faltar para outras”, alerta Teca.

Josiane sugere que seja feito sempre um número maior de lembrancinhas. “Ou seja, se o seu casamento terá 100 convidados, faça ao menos 150 lembrancinhas para a distribuição. O cálculo da quantidade vai depender, inicialmente, da forma com que se pretende distribuir essa lembrancinha, pois se optar por colocar em uma mesa ou cristaleira na saída, indicamos uma margem de segurança de 20% a mais. Já na mesa dos convidados em frente ao sousplat, serão exatamente o número de pratos que serão abertos. Se os noivos optarem por mini cupcakes, o ideal é um por pessoa por serem maiores, e uma pequena reserva a mais”, explica.

Caso sobrem lembranças, Josiane dá a dica: “Melhor sobrar do que faltar, já que isto poderá causar um enorme constrangimento aos noivos. E se sobrarem lembranças, você poderá levar para casa e entregar para quem não pôde comparecer ao casamento, ou para quem for visita-los em casa e ainda não ganhou ou acabou não levando a lembrancinha”.

Lembrancinha de casamento quantidade

Quais são os tipos de lembrancinhas que estão em alta?

Mariana aponta que em sua empresa o que mais está saindo são as Flores de Amêndoas. “Acho que nunca vendemos tanto! Elas são lindas demais e podemos fazer em qualquer cor, combinando com a identidade visual do casamento”, destaca.

Teca também aposta nas lembrancinhas com amêndoas confeitadas (em número ímpar para dar sorte). Ela também cita porta-joias, marcadores de páginas, caixas decoradas com doces, bem casados e os chinelos e rasteirinhas (que continuam sendo uma opção).

Para Josiane, o tipo da lembrancinha varia de acordo com o bolso dos noivos, mas ela dá algumas sugestões para quem quer fugir do tradicional bem-casado: “Algo comestível sempre agrada a todos, como por exemplo, caixinhas com doces diferentes como palha italiana ou mini brownies. São doces gostosos que certamente vão agradar e saem do tradicional bem-casado. Tem também o NhacNhac, quadradinho de chocolate cremoso com frutas vermelhas, ou pistache ou avelãs”.

Outras opções que estão em alta para lembrancinhas: vasinhos com suculentas, leques, pashminas ou echarpes, repelentes, protetor solar, sombrinhas, difusores, velas, sementes, entre outras.

Lembrancinha de casamento o que mais sai
Foto Bruno Alves/ Casamento Camila e Cícero

Quais são as novidades em termos de personalização das lembrancinhas (embalagens, etc)? Dá para ir além do monograma do casal nesta hora?

Mariana é adepta da tendência de colocar vários detalhes na festa que sejam a cara do casal. “Nas lembrancinhas, fica ainda mais fácil. Por exemplo, quando o casal é muito religioso, eles podem presentear os convidados com a Nossa Senhora que nós desenvolvemos. É um presente lindo, tem tudo a ver com os noivos e não precisa usar monograma para os convidados lembrarem deles”, exemplifica.

Segundo Teca, há uma tendência artística e ecológica. “Estão surgindo opções de desenhos no estilo de aquarela para substituir os brasões -seguindo a tendência americana e europeia- e também caixas em madeiras reaproveitadas e com brasões ou iniciais pintados à mão ou com gravação na própria peça ou em tag de metal com nome de cada pessoa (no caso de lembranças para padrinhos, como fazemos também)”, conta.

Lembrancinha de casamento personalizado

A embalagem das lembrancinhas precisa combinar com a decoração ou estilo da festa? Como fazer isto?

Mariana acredita que tudo no casamento tem que “conversar”. “A identidade visual é criada desde o convite até a caixa de toilette. Os noivos têm que cuidar na escolha dos profissionais, para que eles sejam responsáveis e cuidadosos, que se preocupem em usar a mesma fonte do brasão, as mesmas cores e o mesmo papel utilizado no convite. Assim, no grande dia vai estar tudo perfeito”, recomenda.

Teca também pontua que as lembrancinhas devem estar alinhadas de alguma forma com a decoração e esquema de cores para não destoar. “É interessante o casal escolher as lembrancinhas quando já tiverem certos da paleta de cores que será usada no casamento, assim eles podem ter certeza que ficará de acordo com o restante da festa”, sugere.

Para Josiane, fica sofisticado utilizar a mesma paleta de cores da decoração do casamento. “Se toda a decoração é floral, as embalagens poderão ser em tons mais neutros ou elementos geométricos, assim não conflita e ao mesmo tempo não fica tudo igual. O ideal é pesquisar bastante, testar e sempre ir de encontro com o seu gosto pessoal”, avalia.

Lembrancinha de casamento decoração
Imagem via Lápis de Noiva

Com quanto tempo de antecedência os noivos devem pedir as lembrancinhas?

Tudo vai depender do produto a ser solicitado e da empresa. O tempo pode variar de 45 dias a 4 meses.

“O ideal são cerca de 3 a 4 meses antes, pois tem o tempo de produção e de postagem, caso eles não estejam na mesma cidade onde estas serão feitas. Também sobra um tempinho para caso eles queiram acrescentar algo a estas, e também fica um item já resolvido. Só no caso de comida que precisa ver a validade da comida”, pondera Teca.

Segundo Josiane, que trabalha com produtos comestíveis, depende muito da quantidade, mas o ideal seria encomendar com no mínimo 2 a 3 meses de antecedência para viabilizar a confecção e personalização de cada item.

Lembrancinha de casamento tempo para encomendar

Com quanto tempo de antecedência os noivos devem receber as lembrancinhas?

No caso de lembrancinhas comestíveis, Josiane recomenda de 1 a 2 dias antes do evento por causa da validade do produto.

Já para os produtos não comestíveis, Mariana indica cerca de um mês antes. “Depende muito dos noivos, se vai ter lugar para guardá-las”, explica.

Lembrancinha de casamento entregar

As lembrancinhas para os pais e padrinhos devem ser diferenciadas das lembrancinhas para os demais convidados? O que os noivos podem fazer para agradá-los e tornar este momento ainda mais especial?

Mariana acredita que os presentes para os padrinhos podem ser diferentes dos pais -isso quando os noivos vão fazer o convite.

Teca destaca que normalmente elas são diferentes sim, pois os casais querem presentear os pais e padrinhos com algo especial e de mais alto valor.

“Mas algumas vezes alguns casais optam por presentear todos os convidados igualmente. É uma opção do casal. Mas na maioria das vezes elas são diferentes. As lembranças para os padrinhos são muitas vezes dadas antes, no momento do convite e usadas no dia do casamento – como no caso das pulseiras para as madrinhas em que elas usam e tiram fotos juntas usando a pulseira no dia do casamento”, pontua.

Ela indica que os noivos presenteiem os pais e padrinhos junto com o convite, em um momento separado. “Assim dá para curtir melhor este momento com as pessoas mais próximas”, sugere.

Para tornar as lembranças ainda mais diferenciadas, Teca recomenda que os noivos optem por lembranças que combinem com a história do casal com os amigos e famílias, algo que simbolize a amizade e o carinho.

“Outra dica é escreverem uma mensagem personalizada para cada um dos padrinhos e para os pais no convite da caixa”, propõe.

Josiane acredita que depende muito de quanto o casal tem para investir. “Caso optem por algo diferente, é de bom grado que os noivos entreguem o presente aos pais e padrinhos antes ou no dia do casamento e não na hora da cerimônia. Tratando-se de nossos pais, acho que vale qualquer investimento, uma caixa ou uma cesta especial com vários itens comestíveis. Ex.: variados biscoitos, chá, geleia e etc”, aconselha.

Outra opção que tem sido muito utilizada são as caixas-convites para padrinhos com itens que eles usarão na cerimônia. Na caixa, pode conter a paleta de cores para o casamento (especialmente quando há uma cor específica a ser usada), gravatas, pulseiras e outros acessórios.

Lembrancinha-de-casamento-e-obrigatório
Imagem via Lápis de Noiva

Quando os noivos podem colocar a mão na massa e fazer as lembrancinhas?

Mariana indica que os noivos avaliem se possuem tempo e jeito para confeccionar as lembranças. Para Teca, isto sempre é possível -seja fazendo todas as lembrancinhas ou complementando os itens comprados com um toque pessoal, como uma mensagem ou algo que tenha a cara do casal. “Isso dependerá do que o casal quer como lembrança e do tempo destinado para fazê-las” afirma.

Lembrancinha de casamento diy
Imagem via Martha Stewart

Itens como chinelos podem “substituir” as lembrancinhas?

Teca afirma que é possível, sim. “Há casais que optam por dar somente os chinelos ou rasteirinhas como lembrancinhas”, pontua.

“Quando rasteirinhas são de boa qualidade, com solado antiderrapante e duram muito, acabam sendo um presente! Muitas noivas optam pela personalização em baixo relevo, então fica discreto e as convidadas podem usar em vários outros momentos”, conclui Mariana.

Lembrancinha de casamento chinelo
Pinterest/ Divulgação
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!