A gastronomia francesa dispensa qualquer apresentação (quem não conhece?) e apesar de ser très chic e muito formal, pode estar presente em festas de casamento mais descontraídas. Para quebrar a sisudez do buffet francês, que tal servir os pratos em ilhas gastronômicas?

Ilha-gastronomica-francesa-para-casamentos

Ilha-gastronomica-francesa-quiche
Foto: domestic gothess/ Divulgação

Como funciona

Ao contrário dos buffets tradicionais, em que os pratos principais são servidos em determinado horário, as ilhas ficam presentes no salão durante toda a festa, evitando filas longas ou aquela espera ansiosa pelo garçom na hora da fome. O casal pode disponibilizar mais de uma ilha, conciliando as culinárias típicas de que mais gosta.

Outra vantagem é a economia: “não é preciso disponibilizar tantas louças, bandejas e talheres nobres à mesa dos convidados como num serviço tradicional, e por isso é possível obter um atendimento mais prático e preços mais baratos”, elogia Neyde Zampronha, sócia da Zam Gastronomia.

tartines Ilha-gastronomica-francesa
Foto: @thejudylab/ Reprodução

Ilha-gastronômica-francesa-como-funciona

O que servir

Tarteletes de legumes, queijo ou salmão, blinis de salmão e magret de canard estão entre pratos que trazem o charme francês mas não causam estranhamento entre os convidados. Ainda assim, se a ilha for única, é indicado optar por um cardápio que una a culinária francesa com a brasileira, ou disponibilizar também uma opção de massa para agradar a todos”, afirma Neyde. Não podemos esquecer de mencionar a cozinha franco-vietnamita se o casal quiser dar toque asiático na ilha.

Ilha-gastronomica-francesa-para-casamentos opções

Ilha-gastronomica-francesa-tartines

Pâtisserie

A confeitaria francesa é irresistível: além dos doces serem deliciosos, também são lindos. Uma ilha de doces típicos pode dar um toque especial também à decoração da festa, possibilitando apresentações incríveis.

“Os macarons estão presentes na maioria dos casamentos tradicionais da França, e agora são tendência também por aqui. Pela variedade de sabores, é possível fazer torres de macarons com as cores da decoração da festa. Ou fazer andares de várias cores diferentes, dando um toque divertido ao ambiente”, afirma Christophe Marret, proprietário da boutique de doces Paradis.

Ilha-gastronomica-francesa macaron Ilha-gastronomica-francesa-doces

casamentos-ilha-gastronomica-francesa-bombons

casamentos-ilha-gastronomica-francesa trufas
Foto: lareceta dela felicidad/ Divulgação

casamentos-ilha-gastronomica-francesa-mousse de chocolate
Foto: Now Forager/ Teresa-Floyd Photography

Combina com a sua festa?

“Como os convidados devem se locomover até as ilhas, indico esse estilo de buffet para festas mais descontraídas, com muita gente jovem”, opina Neyde.

Os exuberantes doces franceses também são indicados para eventos mais criativos. “Apesar dos macarons serem muito tradicionais nos casamentos franceses, ainda são novidade por aqui, e são bem coloridos. Para servir muitos sabores, a mesa fica super colorida, e aí combina com festas mais modernas, para quem está disposto a sair do lugar comum e fazer uma ‘loucura doce’ “, conclui Christophe.

A variedade de doces franceses é grande e o casal não precisa se limitar.Pense nas tarte tatin, trufas, profiteroles, éclairs, crème brûlée, mousses e pralines que podem compor lindas ilhas.

Ilha-gastronomica-francesa-para-como comer

Serviço

Zam Gastronomia

Telefone: (11) 2667­0019

Paradis

Telefone: (11) 3542­2652

Endereço: Rua Haddock Lobo, 1380 ­ Jardins ­ São Paulo

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!