identidade visual do casamento (7) - Copia

Atualmente, é muito fácil encontrar referências de casamentos em sites, blogs e revistas. Com tantas coisas bonitas disponíveis fica difícil saber qual caminho escolher. Além disso, hoje se fala tanto em “casamento personalizado” e “casamento com a cara dos noivos” que, em meio a tantas opções, os noivos podem acabar se perdendo. E é justamente para que todos os elementos da sua festa sejam harmonizados que existe a identidade visual. Por isso, preparei um passo-a-passo para ajudá-las a determinar e escolher a identidade visual da festa:

Passo 1: Escolha o estilo da festa

identidade visual do casamento (1)

Foto: Konrahd

O primeiro passo para definir a identidade visual do seu casamento é estabelecer um estilo para sua festa: vai ser mais moderna? Mais clássica? Vintage? Romântica?  Na praia, no campo ou na cidade? A partir dessas definições, é possível estabelecer o estilo a ser seguido nos demais elementos da festa, como a papelaria e a decoração. Explico: se você quer uma festa bem clássica, fica meio estranho entregar um convite todo moderno, com uma fonte descolada e itens coloridos, certo?

Passo 2: Defina uma paleta de cores

identidade visual do casamento (10)

Com o estilo definido, é preciso iniciar um trabalho de escolher os elementos da festa. Usar uma paleta de cores pode ajudar muito nesta hora. O caminho mais natural é começar pela decoração, mas nada impede que se comece pela papelaria também. Eu, por exemplo, já tinha em mente que queria um casamento com decoração com flores cor-de-rosa, misturando um pouco do estilo clássico com um toque romântico. Depois disso, fui desdobrando para que as cores dos outros elementos harmonizassem com os tons escolhidos para a decoração.

Passo 3: Aplique as definições para toda a festa

identidade visual do casamento (9)

Na hora de escolher a papelaria, fui pelo mesmo caminho. Não escolhi, necessariamente, nada cor de rosa, porque achei que ia ficar muito “over”, então optei por algo mais neutro – ele era off-white, com alguns arabescos perolados e as letras em ouro velho. Ele tinha um monograma com as iniciais, também em pérola. Fizemos só os convites e as tags dos bem-casados em uma empresa especializada e os demais elementos de papelaria foram feitos pela minha cunhada, que é designer, seguindo padrão do convite e usando o monograma criado nos menus das mesas, tags para a mesa de doces e buffet, entre outros.

identidade visual do casamento (2)

identidade visual do casamento (8)

Desta forma, pensando no evento como um todo, os elementos da decoração (arranjos, vasos, castiçais, toalhas, fitas dos bem-casados etc), por consequência, ficam de acordo com a papelaria escolhida, trazendo assim uma harmonia para a festa. Depois, há também a escolha da iluminação, que deverá destacar a decoração que você pensou com tanto carinho.

Há até quem vá mais longe na hora de harmonizar os itens do casamento. Já vi várias empresas de papelaria utilizando tecido igual ao do vestido da noiva para fazer o convite.  É claro que o vestido também deve harmonizar com a festa – afinal, um vestido estilo “bolo” não combina com um casamento na praia, por exemplo.  Mas sempre fico com receio de que acabe entregando um pouco do grande “segredo” da festa para o noivo.

identidade visual do casamento (11)

Uma dica bacana para quem ainda está em dúvida é montar um painel de referências. Sabe aquelas fotos que você guarda na pastinha do seu computador? Elas são muito úteis para isso! Aí vale juntar aquilo que você mais gosta e montar uma espécie de painel (o Pinterest pode ser uma mão na roda para isso). Com isso, você conseguirá enxergar quais cores ficam melhor com o estilo que você quer e desdobrar estes elementos para a papelaria. Uma boa tarefa para o fim de semana de uma noiva, não é mesmo?

identidade visual do casamento (7)

Espero que tenha ajudado e esclarecido as dúvidas das noivinhas.

Um beijo,

Marina 😉

e-mail: vestidadebranco@gmail.com

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!