green wedding - casamento ecológico (22)

 

Realizar um casamento com itens que respeitem a natureza vem sendo uma opção cada vez mais procurada pelos casais no Brasil. E na Itália não é diferente. Com a crise européia, e um país devastado pela exploração excessiva e descontrolada de suas terras, as irmãs napolitanas Laura e Barbara encontraram uma solução para o mercado de casamento italiano e fundaram a Fairy Eco Friendly, uma empresa de wedding design ecológico.

“Os casamentos verdes nasceram do desejo de casais de expressar um sentimento de amor pelo meio ambiente durante seu casamento. Nós damos a oportunidade de demonstrar sensibilidade pelo planeta no dia mais importante de suas vidas”, conta Roberta Torresan, wedding planner que, em seus casamentos eco-luxury, oferece opção de casamentos completamente verdes.

green wedding - casamento ecológico (1)

Com esses serviços em alta, separamos alguns itens feitos na Itália para inspirar e ajudar os casais que tem o desejo de realizar um green wedding aqui no Brasil.

VESTIDO
A primeira e maior questão do casamento é sempre o vestido. Se já é difícil escolher um vestido de noiva normalmente, imagine unir estilo e sustentabilidade? Valéria Doga, do grupo Alta Rosa – que trabalha com roupas 100% ecológicas –, garante que é possível. “Criamos uma linha de vestidos de noiva absolutamente originais, focados no modo de ser. A mulher que se aproxima desse mundo é uma mulher determinada e segura de si, que se respeita e que respeita aquilo que à rodeia, escolhendo ser única e refletindo isso na roupa que a veste. Todos os tecidos usados são feitos de matérias-primas naturais e puras” conta. Valéria explica também quais são as principais fibras usadas nos vestidos ecológicos.

 

green wedding - casamento ecológico (2)

 

• Seda Buretta: Na produção deste tipo de seda, as larvas não são mortas como acontece no processo tradicional. Neste caso, espera-se a mariposa voar e o trabalho é realizado com os resíduos.

• Bambu: A fibra do bambu é totalmente biodegradável e, se corretamente trabalhada, tem uma ação antibacteriana mesmo após várias lavagens. Esse tecido é ideal para peles sensíveis e com tendência alérgica. Deixa a pele transpirar e tem um efeito de absorção maior que o do algodão. Protege contra raios UV e tem propriedades termorreguladoras.

• Cânhamo: A planta do cânhamo, uma planta herbácea de tronco alto, deve ser submetida a maceração antes dos processos de fiação e tecelagem. Esta fibra, muito fresca, é especialmente adequado para climas mais quentes e tem uma excelente capacidade de absorver a umidade. É um algodão mais durável e mais brilhante e não causa alergias.

• Algodão Bio: Para o cultivo do algodão comum, se utiliza muitos agentes químicos. Ao contrário, o algodão bio não contém substâncias sintéticas e químicas danosas à pele e é totalmente natural, renovável e biodegradável. Ele é rdesistente ao tempo, é fresco, confortável e respirável e dá uma agradável sensação de maciez e conforto.

 

green wedding - casamento ecológico (3)

 

Reutilizar trajes antigos, como por exemplo o vestido de da mãe ou da avó, é uma outra maneira sustentável e também especial de se vestir no grande dia. Alugar também é uma opção.

Veja também Tendências de vestido de noiva na Itália

CARDÁPIO

O buffet eco-friendly pede menos desperdício e mais produtos naturais. A Itália, assim como o Brasil, tem o privilégio de ser cercada de natureza abundante, tornando essa combinação completamente possível. “Existe a possibilidade de montar um menu de produtos locais, além de frescos, evitando o desperdício”, afirma Roberta. A tendência “Quilômetro zero” (que significa que 80% dos produtos utilizados são locais), unida com produtos orgânicos é uma ótima opção para o buffet do casamento verde.

TRANSPORTE
Bicicleta, ônibus ou carros híbridos podem ser boas opções de transporte de baixo impacto. Roberta afirma que o aspecto eco-friendly no transporte não se limita aos noivos: “É possível organizar transporte coletivo para os convidados, reduzindo o impacto ambiental”.

PAPELARIA

green wedding - casamento ecológico (17)

Todos os aspectos gráficos do casamento possuem uma opção ecológica. A começar pelo convite: a versão virtual é de menor impacto. Para os casais mais tradicionais, Barbara e Laura sugerem para o convite, e outros aspectos gráficos da festa, o uso de papel reciclado ou com certificado FSC (certificado de desmatamento controlado). Para impressões e embalagens, papéis e materiais certificados.

BOMBONIERE

green wedding - casamento ecológico (4)

As representantes do Fairy Eco Friendly sugerem para a lembrancinha algo mais natural: “Escolha algo ‘vivo’, como plantas. Algo para cuidar e fazer crescer dia após dia, como o próprio amor”, dizem Laura e Barbara. Para a confecção das embalagens, indica-se o uso de tecidos naturais como juta, linho, cânhamo, entre outros.

Veja também Dicas de lembrancinhas de casamento eco

DECORAÇÃO

green wedding - casamento ecológico (5)

Para a decoração, a sugestão é torná-la o mais natural possível, no aspecto e na essência. Valeria Doga sugere o uso de velas para a iluminação, economizando energia. Segundo as irmãs do FairyEcofriendly, usar bonsai, plantas aromáticas e sementes é uma boa opção. A cenografia também segue a filosofia do “menos é mais”. “Os móveis e objetos de decoração podem ser reutilizados até mesmo do sótão da casa da vó”, dizem. As designers afirmam que até a mão-de-obra pode colaborar ecologicamente: “Há uma preferência por produtos feitos à mão ao invés daqueles feitos em série. Muitas vezes os produtos que fabricamos apoiam projetos sociais”, completam.

Gostou dessa ideia? Veja mais casamentos diferentes em Casamento Temático | Anos 20

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!