irmã da noiva ajudando - revista icasei

Organizar um casamento é uma tarefa trabalhosa. Mas ela pode se tornar mais divertida e menos pesada para as noivas que podem contar com a ajuda de suas irmãs – muitas vezes, elas acabam se tornando o braço direito na organização do grande dia.

irmã da noiva - revista icasei (5)

Camila Stecca Stefan, autora do blog Jogando o Buquê, ajudou bastante na organização do casamento da irmã, Paula Stecca Stefan Segamarchi. “Eu casei menos de um ano antes, então estava tudo fresco. Ajudei bastante na parte do convite, na idealização do acabamento, escolha dos materiais e até na confecção deles e na entrega deles. Participei na escolha do vestido, fui a todas as provas, na escolha do acessório de cabelo, compra do sapato. Também organizei, junto com minha mãe, todo o chá de cozinha e lingerie, que foi surpresa. Foi muito gostoso”, comenta.

Fabbi Cunha, jornalista do blog Chique de Bonito, também teve papel importante no casamento da irmã, Rafaela Cunha. Além de participar das provas e de acompanhar a irmã nas visitas a vários fornecedores, Fabbi também procurou ajudar a Rafaela a deixar o casamento com a cara dela.

funções irmã da noiva - revista icasei (1)

Veja também TOP 10 lojas de vestidos para madrinhas, convidadas e mães dos noivos | São Paulo

“Eu e a Rafaela somos muito parceiras. Sempre participei muito da vida dela. Como a Rafa tem uma personalidade que tende a querer agradar a todos, senti que em alguns momentos ela estava infeliz com algumas escolhas. O sonho dela era fazer um casamento na praia para poucas pessoas. Mas para agradar ao nosso pai, ela ia se casar num clube mais tradicional de Curitiba. Senti que ela não estava satisfeita com algo, procurei saber o que era e dei um toque para ela. Com isso, ela acabou repensando e se casou em Cancún. Acredito que é essencial ter alguém que lembre a noiva daquilo que é importante para ela, para que ela não se arrependa depois”, afirma Fabbi.

Dicas para ajudar a noiva

Camila e Fabbi dão algumas dicas para ajudar a noiva nos preparativos do casamento:

1. Esteja disponível para sua irmã e demonstre isso

“Acredito que a irmã deve se colocar à disposição para ajudar em coisas que a noiva não tem muito tempo para fazer, como ligar para algum fornecedor para agendar uma reunião ou cobrar um retorno, ajudar nas pesquisas de inspirações, buscar ideias novas. A dica é estar presente e disponível, como um braço direito mesmo para a parte operacional, tipo buscar uma amostra num fornecedor, enfim, coisas que só uma irmã pediria para outra sem ser ‘chato’”, explica Camila.

irmã da noiva - revista icasei (2) (Medium)

2. Só dê palpites quando a noiva perguntar

“Se a Rafa me perguntava algo, eu dava minha opinião. Temos estilos um pouco diferentes, ela é mais casual. Então, em alguns pontos, eu tentava dar toques de sofisticação”, conta Fabbi.

funções irmã da noiva - revista icasei - conselho

3. Se prepare para o estresse!

“Fique à disposição para ouvir os desabafos nos momentos de estresse que sempre acontecem!”, recomenda Camila. De acordo com Fabbi, é preciso relevar o estresse da noiva em alguns casos, já que é um momento cheio de decisões.

funções irmã da noiva - revista icasei - noiva estressada (1)

Veja também Top Produtos de Beleza para 2015

4. Relembre a noiva sobre as próprias vontades e sonhos

“Você é irmã e conhece todos os gostos dela. Então é importante deixar que os desejos dela se sobressaiam”, sugere.

irmã da noiva - revista icasei (1)

5. Respeite alguns limites

“Apesar de querermos ajudar em tudo, devemos saber que o casamento não é nosso e que em muitas coisas os gostos não coincidem e respeitar isso, sem querer impor alguma coisa só porque foi legal pra mim. Somos pessoas diferentes, personalidades e estilos distintos, tem que saber respeitar isso. No meu caso, tenho uma relação super aberta com a minha irmã e sabia até onde podia ir. Ao mesmo tempo, a Paula tinha total liberdade para me ‘frear’ se eu estivesse sendo invasiva. Acho que o mais importante é respeitar a noiva e suas decisões, e apoiá-la durante todos os preparativos, seja para fazer uma crítica sincera que ninguém faria, seja para bater perna na 25 de Março até encontrar a renda perfeita pra fazer um detalhe da lembrancinha, por exemplo”, conclui Camila.

funções irmã da noiva - revista icasei (2)

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!