fotos Pré-Wedding ensaio Sul do Brasil Foto: Estúdio Dos/Reprodução.

A região Sul do Brasil é rica em paisagens diferenciadas e, por isso, pode render belos cenários para ensaios pré-wedding ou trash the dress. Entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é possível encontrar vinhedos, cânions, praias, plantações e até mesmo quedas d’água, como as Cataratas do Iguaçu.

“O Sul é muito rico em natureza e, por isso, muitos ensaios são feitos ao ar livre, em paisagens diferenciadas. Enquanto em Minas Gerais e São Paulo, é possível explorar bem monumentos, igrejas e obras arquitetônicas, aqui o grande destaque vai para a natureza”, afirma o fotógrafo Jocemar Voss Kovacs, especialista em fotos de casais.

Meio oeste de Santa Catarina

fotos Pré-Wedding | Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Juliana Moscofian/ Reprodução

De acordo com Jocemar, esta região, que engloba cidades como Urubici e São Joaquim, se destaca pela diversidade locações e cenários. “Lá é possível encontrar a cascata Véu de Noiva, a Serra do Corvo Branco e o Mirante da Pedra Furada. São lugares bonitos, que têm altitude e geram imagens interessantes por conta da composição de montanhas e nuvens”, explica.

Vinícolas e vinhedos

fotos Pré-Wedding | Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Juliana Moscofian/ Reprodução

A fotógrafa Juliana Moscofian cita algumas vinícolas que reservam belos cenários para fotos. “Em Bento Gonçalves (RS), há a Miolo e o SPA do Vinho. Já em Alto Feliz (RS), está a Dom Guerino. Estes locais lembram a Europa e são um charme – os vinhedos são encantadores e até nostálgicos, acho incrível. Cada estação tem sua cor especial”, pontua Juliana.

Veja também Trash the Dress em Paris | Fernanda e Gustavo

Pre-Wedding | Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Juliana Moscofian/ Reprodução

Já Kovacs destaca as vinícolas de São Joaquim. “Elas permitem várias composições. No outono, é muito interessante o contraste que as folhas amarelas dão para as fotos”, afirma.

Praias

02 - Laranjeiras - Balneário Camboriú-Crédito-Estúdio-Dos (Medium)
Foto: Estúdio Dos/Reprodução.

Juliana e Kovacs sugerem algumas das praias de Santa Catarina para fotografar como Garopaba, Praia do Rosa, Ferrugem e Florianópolis. Além destas praias, Verônica Rodriguez, fotógrafa do Estudio Dos, indica também a região de Balneário Camboriú, Praia do Estaleiro, Bombinhas e Porto Belo. “Em Camboriú, há a rodovia interpraias, que facilita deslocamento. E há praias bem bonitas, mas bem diferentes uma das outras. Em Bombinhas, gostamos de fotografar na praia do Canto Grande, que é mais tranquila e tem um retiro de padres”, informa.

03 - Laranjeiras - Balneário Camboriú-Crédito-Estúdio-Dos (Medium)

Foto: Estúdio Dos/Reprodução.

A recomendação de Juliana e Kovacs é utilizar o período do amanhecer para fotografar, uma vez que forma-se no céu um degradê de cores, o que dá um toque especial para as fotos.

Em Florianópolis, Kovacs costuma fotografar na Praia do Campeche, na Ilha de Anhatomirim e nas dunas da Praia da Joaquina. “Também é interessante pegar o pôr do sol em Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa”, completa.

Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Estúdio Dos/ Reprodução

Segundo Verônica, há algumas cidades históricas do Sul que mesclam praia e arquitetura, como São Francisco do Sul (SC), Antonina (PR) e Morretes (PR), que oferecem cenários interessantes para fotografar. “São cidades mais calmas, que contam com casas coloridas e uma arquitetura diferenciada”, recomenda.

Veja também Ensaio Boudoir para o casamento

Rota dos Cânions

Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Juliana-Moscofian/ Reprodução

Na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, próximo à zona litorânea, Kovacs indica a região de cânions. O Cânion Fortaleza é um dos principais. “A neblina do local dá um ar mais dramático para as fotos. Gosto de trabalhar com preto e branco neste local”, diz Kovacs. Outro cenário interessante para realizar fotos na região é a Praia Grande.

Serra Gaúcha

Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Juliana-Moscofian/ Reprodução

Juliana recomenda as cidades de Gramado e Bento Gonçalves na serra gaúcha para fotografar. “Gramado oferece alternativas de construções interessantes e natureza. Já o Caminho das Pedras, em Bento Gonçalves, é sensacional, com suas construções italianas, árvores típicas, o sol na serra tem uma cor especial”, sugere.

Interior do Paraná

Segundo Kovacs, próximo à região de Ponta Grossa (PR), há uma série de plantações de trigo e soja, que podem render boas imagens para ensaios fotográficos dos noivos. “As plantações são bonitas e podem dar um bom contraste para as imagens”, justifica. As Cataratas do Iguaçu, consideradas como uma das sete maravilhas da natureza, também podem ser cenário para um ensaio, de acordo com Kovacs.

Paisagens urbanas

Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Estúdio Dos/ Reprodução

Para os casais que preferem cenários mais urbanos, Curitiba (PR) tem algumas opções. A fotógrafa Marina Ferraresi Freiberger, da empresa Meliess, é adepta de fotografar na rua. “Parece estranho, mas confesso que os ensaios que eu mais gosto são esses. Nós, normalmente, damos uma volta pela cidade uns dias antes do ensaio pra achar cantinhos interessantes. Sempre achamos uma porta diferente, um portão estiloso, uma janela, uma construção antiga, jardins, pracinhas de bairro – aquelas que ninguém diria que renderiam foto. Curitiba é bem arborizada e isso é ótimo porque é possível compor com concreto em uma foto e muito verde na outra.  Os bairros mais calmos são bons porque os casais que são mais tímidos se soltam mais do que em parques, por exemplo, que sempre estão cheios”, comenta.

Melhores lugares para ensaios no Sul Foto: Estúdio Dos/ Reprodução

Em Curitiba, Verônica costuma fotografar no Palácio do Governo, no Centro Cívico, onde há um painel do Poty Lazarotto, e também no Largo da Ordem. A fotógrafa também menciona bares, cafés e restaurantes como possíveis cenários para fotos na capital paranaense.

Laguna e Tubarão (SC)

Na região de Laguna e Tubarão, há também alguns cenários interessantes. “Há o museu ferroviário, que é ótimo para fazer um trash the dress nos trilhos. Há também algumas fábricas abandonadas, que permitem a realização de fotos com belos contrastes de luz e sombra”, conclui Kovacs.

 

Ensaio-Bento-Gonçalves-Caminho-das-Pedras-Credito-Juliana-Moscofian (3) (Medium) Foto: Juliana-Moscofian/ Reprodução

Veja mais cenários inesquecíveis em Sessão fotográfica na praia: ensaio pré-casamento

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!