A primeira dúvida de quem acabou de ser pedida em casamento é sobre a festa de noivado. É realmente necessário fazer esta comemoração? Como organizar tudo? Quem convidar e como fazer o convite? Quem paga o quê?

Festa de noivado Como organizar e quem convidar

Estas são algumas dúvidas muito comuns de quem está no início de tudo – e, para responde-las, convocamos profissionais de peso do ramo: Bruna Brito, da empresa O Pedido; Julianny Azevedo, da Magnifique Célébration Cerimonial e Assessoria; Marcia Possik, da assessoria Marriages; Joyce Maciel, da Mariée Produção de Eventos; e da assessora Luciana Jordão. Confira as respostas:

Ainda se fazem festas de noivado?

Julianny: Tenho percebido que sim, a grande maioria dos casais que atendo fazem uma pequena recepção para família e amigos, além do pedido especial, feito somente entre os dois. Mas não é um evento obrigatório, apenas para celebrar conforme a vontade de cada um.

Marcia Possik: São feitas, sim. Há quem faça festas maiores, para muitos convidados, mas também há aqueles que preferem um jantar familiar. Muitas vezes é uma oportunidade para as famílias se conhecerem ou até mesmo uma possibilidade de oficializar o convite aos padrinhos.

Festa de noivado Como fazer, organizar

Qual é o objetivo de fazer um jantar de noivado? Quando o pedido é feito em alguma situação íntima entre o casal (como uma viagem, por exemplo), é preciso fazer um anúncio formal?

Joyce: O objetivo principal da festa de noivado é afirmar o compromisso do casal com o casamento, que acontecerá em breve, perante família e, em alguns casos, amigos mais próximos.Na maioria das religiões o noivado é visto como um compromisso dos noivos com o casamento. É também uma oportunidade para que os pais dos noivos se conheçam e estreitem os laços, pois muitos moram em cidades distantes um do outro e também porque a forma de se relacionar mudou.

Além disso, é uma forma dos pais participem do momento do pedido de casamento, uma vez que, nem sempre o pedido acontece com a presença deles e não há mais a obrigação do rapaz pedir a mão da moça para o pai dela. Para os amigos, é também uma forma de serem comunicados do novo status do casal e de comemorarem este momento.

Bruna: Em alguns casos, a surpresa é tão especial que o casal não vê necessidade de uma festa de noivado tradicional. Eventos mais informais como um brunch, almoço ou coquetel já são alternativas bastante usadas. Como cada vez mais família e amigos têm participado do pedido, fazendo com que após a surpresa aconteça uma celebração, a festa de noivado acaba sendo desnecessária.

Festa de noivado organizar pedido de noivado

Quem os noivos devem convidar para uma festa de noivado?

Joyce: A festa de noivado é uma festa intimista, normalmente são convidados os pais dos noivos e irmãos com esposas ou namoradas (se houver). Em alguns casos, o convite pode se estender a amigos e parentes próximos. É importante lembrar que a festa de noivado não é um casamento, então os noivos não precisam ficar preocupados em deixar de convidar um parente que não seja do primeiro ciclo familiar (pais e irmãos).

Julianny: Uma comemoração intimista, onde a família do casal e os amigos mais próximos estejam presente é bem comum. Mas caso os noivos desejem investir em uma grande festa, é possível estender esse convite aos familiares, amigos, e conhecidos que desejem estar em suas bodas.

Festa de noivado como organizar convidados

Como fazer este convite  – é preciso ter algo formal ou um telefonema basta?     

Joyce: A festa de noivado não exige um convite formal, a menos que os noivos queiram fazer. Eles podem elaborar um convite virtual ou mesmo convidar por telefone sem constrangimentos.

Julianny: O convite vai depender do estilo da festa. Para um evento informal um convite pelo telefone será suficiente, mas caso escolham por uma grande festa, será adequado um convite físico. Já tive casais que fizeram convites virtuais e encaminharam por e-mail e outros ainda criaram evento no facebook para essa ocasião.

Márcia: se a festa for mais formal, é interessante ter convite (que pode até ficar como uma lembrança). Já para as menores, um telefonema resolve.

Festa de noivado Como fazer, organizar convite
Imagem via Etsy

Onde fazer a festa de noivado? Ainda existe a tradição dos pais da noiva receberem os convidados nesta ocasião?

Luciana: Geralmente a festa é feita em algum restaurante, e nas famílias mais tradicionais, sim, os pais da noiva que oferecem o jantar.

Joyce: As festas de noivado podem acontecer na casa da noiva, como aconteciam antigamente, mas é cada vez mais comum acontecerem também em salões de festas do condomínio dos noivos ou ainda em restaurantes com áreas para eventos.

Márcia: As festas menores geralmente acontecem na casa da noiva. Já as maiores e mais formais em espaços para eventos.

Festa de noivado organizar convidar os pais
Imagem via Iconico

Com relação aos valores, quem costuma pagar pela festa de noivado?

Luciana: Hoje tudo tem sido muito dividido, inclusive no casamento em que os próprios noivos têm arcado com as despesas. Apenas em famílias muito tradicionais que os pais da noiva que arcam com os valores.

Joyce: Antigamente quem pagava o jantar de noivado e até mesmo o casamento eram os pais da noiva, porque a família do noivo cabia providenciar a casa. Além disso, tudo deveria acontecer conforme regras daquela família. Os noivos não opinavam muito, mas felizmente as coisas mudaram e hoje não existe mais uma regra, é comum as famílias dividirem os custos ou mesmo só os noivos arcarem com os gastos da festa.

Festa de noivado organizar financeiro

O que os noivos não podem esquecer durante a organização?

Joyce: A festa de noivado é um evento como qualquer outro e precisa ter um roteiro com horário para chegada dos convidados, horário para alimentação, momento do discurso, etc.

Os noivos precisam pensar em: alimentação, bebidas, decoração, bolo e ver se desejam adicionais (doces, lembranças, fotografia, vídeo, etc).

Márcia: comida gostosa, música ambiente e boa bebida.

Festa de noivado Como fazer, organizar e não esquecer

O que fazer na decoração de noivado? É preciso fazer algo similar com o que terá no casamento?

Joyce: O noivado não precisa ser igual ao que os noivos pretendem fazer no casamento. Uma ideia interessante é utilizar elementos relacionados ao pedido de casamento. Exemplo: se o pedido aconteceu em uma viagem, ele pode ter itens relacionados a essa viagem.

Julianny: Uma decoração mais intimista, com pequenos arranjos florais e porta-retratos ou divertida, com balões e varal de fotos, de acordo com o perfil do casal será bem vinda, não é necessário que seja similar ao casamento, mas é possível colocar alguns elementos em comum.

Festa de noivado organiza decoração
Imagem via Studio lab decor

Quanto tempo antes do casamento é possível fazer uma festa de noivado?    

Joyce: O recomendado é que a festa de noivado seja realizada quando os noivos já tiverem uma noção de quando será o casamento. O casamento não precisa estar marcado, mas os noivos já devem ter em mente uma ideia de data, preferencialmente dentro de um ano a no máximo 1 ano e meio.

Márcia: aproximadamente um ano antes, logo após ficarem noivos.

 Festa de noivado organizar tempo

Quais são as possibilidades para realizar uma festa de noivado- almoço, jantar, brunch, coquetel, festa?

Joyce: A comemoração de noivado tem muito a ver com o perfil dos noivos e do tom que eles desejam dar para o momento. Assim, podemos dividir as possibilidades em eventos formais, descontraídos ou a combinação dos dois, formal com toque descontraído.

Formais:

Almoço de noivado – o casal pode pensar em um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa. O almoço de noivado também pode ter uma atração musical, como uma dupla de voz e violão, por exemplo.

Jantar Empratado – Se for realizado em residência o cardápio pode ter um coquetel volante e ser seguido de jantar empratado com sobremesa, no caso dos noivos optarem por um modelo de jantar de noivado mais formal.

Informais ou Descontraídos:

Brunch – o brunch é para casais mais contemporâneos e pode ter tortas doces e salgadas, quitutes, sucos variados, chás, café, cervejas e opções de finger foods e mini porções servidas em bowls.

Jantar com serviço volante – Para casais mais despojados o serviço pode ser volante do começo ao fim, com finger food e mini-porções frias e quentes.

Formal com toque descontraído:

Jantar com festa – Para os casais que curtem uma pista de dança e querem que a comemoração dure mais tempo, o modelo ideal de roteiro é contratar um DJ ou músicos para animar os convidados depois do jantar.

Festa de noivado organizar horário

É preciso ter uma assessoria para realizar uma festa de noivado? Qual papel ela deve ter?

Joyce: Se os noivos optarem por ter uma comemoração simples só com os pais não há necessidade de contratar uma assessoria. A contratação de uma assessoria para a comemoração de noivado é recomendada para festas mais elaboradas, acima de 25/30 convidados, onde além do cardápio os noivos pretendem oferecer bolos e doces, atração musical, foto e vídeo, lembranças e pista de dança.

Neste caso, a função da assessoria vai muito além de identificar o perfil da festa e indicar fornecedores, a função dela é sentir o papel do casamento para aquele casal e ajudar a criar uma festa repleta de significados. No dia do noivado a assessoria cuida de todos os detalhes. No evento, ela faz o receptivo dos convidados, cuida de todo o roteiro incluindo fotos com os pais dos noivos e entrega as lembranças. Contar com o apoio de uma assessoria é sinônimo de tranquilidade e a vantagem é que por ser uma festa menor o investimento também é bem menor quando comparado a contratação de assessoria para o casamento.

Julianny: Dependendo do que se pretende fazer é adequado a contratação de uma assessoria para direcionar e organizar os desejos do casal, orientando-os sobre o planejamento financeiro, escolha do local, estilo da festa/comemoração, profissionais adequados e se necessário algumas recepcionistas para acompanhar a execução do dia do evento. No entanto, se o desejo é apenas uma comemoração intimista, não há segredo, é possível contar com a ajuda da família ou amigos próximos para organizar esse momento.

Festa de noivado organizar assessoria

Existe alguma regra para fazer discursos no dia do noivado? É necessário fazer o pedido formal à noiva?

Luciana: Se houver a festa, acredito que o pedido formal seja de praxe já que os convidados estarão lá com a expectativa para o pedido.

Joyce: Não existe uma regra, porque cada casal enxerga o amor e o relacionamento de forma diferente. Só é importante que a pessoa que estiver fazendo o discurso não se perca, o que é muito comum devido a emoção. Para ajudar, uma sugestão é levar o texto impresso para utilizar em caso de nervosismo.

Em geral, o noivo ou os noivos podem fazer um balanço do relacionamento e terminar com confirmação da vontade de casar e construir uma nova família, neste momento entra o pedido de casamento. Para os noivos mais tímidos ou que não se sentem à vontade com formalidades o discurso pode ser substituído por um agradecimento da presença de todos seguido por um brinde coletivo.

Festa de noivado organizar discurso

Para os convidados: é preciso dar presente em uma festa de noivado?

Joyce: Com relação aos convidados oferecerem presentes, a relação é a mesma de ser convidado para uma festa de aniversário, não é obrigatório, mas é simpático.

Principalmente se levarmos em consideração que houve um investimento por parte dos anfitriões para a organização da festa. O presente por parte dos convidados é uma forma de agradecer o convite. Essa recomendação não envolve pais dos noivos, já que eles normalmente auxiliam com os preparativos da festa ou mesmo ajudam os noivos com os gastos com a casa e casamento.

Luciana: Presentear nunca é demais. Mesmo em fora de ocasiões especiais. Leve algo que tenha haver com o casal, um mimo para eles ou até mesmo para a futura casa.

Festa de noivado organizar presente

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!