Brincos, colares, pulseiras… São muitas as opções de acessórios e joias para as mães dos noivos usarem no dia do casamento. Quais usar e como escolher? Veja as dicas de especialistas e inspire-se nas fotos!

Acessórios-para-mãe-usar-no-casamento
Foto: Natalie Watson Photography/ Divulgação

Estilo das peças

“Assim como os acessórios da noiva devem respeitar o estilo da festa e horário, é de bom tom que os usados pelas mães dos noivos também sigam esse protocolo“, diz a designer de acessórios Patricia Lacerda.

“Ficaria muito estranho se em um casamento que seguisse a linha boho, onde tons pastéis e natureza estão em cena, a mãe da noiva ou do noivo usasse acessórios muito brilhantes. Ou então, em um casamento com estilo mais clássico, noturno e com mais pompa, as mães estejam muito simples. Elas vão ficar apagadas, o que não deve acontecer dada a sua tamanha importância na cerimônia”, explica ela.

A recomendação é entender o estilo do casamento e deixar para escolher os acessórios apenas depois de escolhido o vestido.

Acessórios-para-mães-usarem no casamento

Quais itens usar

Pode usar brinco, colar, pulseira e anel? Existe alguma etiqueta que diz quantas joias de casamento usar, o que é considerado exagero ou simples demais?

Para Patricia, depende. “Se o vestido tiver decote, ou for tomara que caia, um colar ficaria ótimo! Mas nesse caso deve-se ter cuidado com o brinco para não ficar com muita informação. Tudo é uma questão de bom senso”, aconselha.

Seguindo essa regra, acessórios de cabelo também podem ser usados sem medo. “Acho super chique em um casamento diurno o uso de casquetes ou pentes”, diz Patricia.

Mãe que acessórios usar no casamento
Foto: Kevin Winter/ Getty Images

Cores, pedras e acabamentos

Algumas mulheres acham que, para combinar com o vestido de determinada cor, o acessório deve ter a mesma tonalidade. Este tipo de combinação, porém, pode resultar em um look muito pesado. “Fica muito mais elegante usar tom sobre tom”, diz Patricia.

Pérolas são um clássico. Pedras estão liberadas inclusive para casamentos diurnos. Quando não for o caso de usar brilho, a mãe dos noivos pode optar por pedras com acabamento fumê, por exemplo.

Mães-que-assessórios-cores
Foto: Ryan-Ray-Photography

Se a dúvida em relação às cores estiver muito forte, uma opção mais segura é optar por itens majoritariamente dourados, prateados ou rosé. O acabamento pode ser foscos ou brilhantes, dependendo do gosto pessoal e do estilo da festa.

O mais importante, segundo a designer de joias Carol Bassi, é que as peças sejam cheias de personalidade e que não alterem sua essência e personalidade da mulher no dia do casamento.

Serviço:

Carol Bassi

Contato: (11) 3151-6673

E-mail: contato@carolbassi.com

Endereço: Rua Padre João Manuel, 450 – Jardins – SP

Patricia Lacerda

Contato: (21) 3328-2930

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!