noiva e noivo - dicas de etiqueta para o casamento

1.Use o bom senso

Na hora de organizar a lista de convidados do seu casamento a dica mais importante é usar o bom senso. Não convide pessoas só porque você acha que deve. Se você tem um orçamento definido (e geralmente todo mundo tem), a regra básica é: não convide ninguém a mais do que está previsto na lista de convidados inicial. Lembre-se que a cada pessoa que você adiciona na lista, mais cara ficará a festa. Convide as pessoas por quem você e seu noivo tenham carinho e que estejam realmente envolvidos com a história do relacionamento de vocês. Um casamento é um momento muito especial, em que é muito importante estar cercado de familiares, amigos, amor e carinho.

convidando para o casamento Convide apenas quem realmente tem ligação com o casal. Foto: Shuttersotck

2. Nada de ser político

Na hora de organizar a lista de convidados, siga uma diretriz simples: convide as pessoas que realmente tenham contato pessoal com os noivos. O casamento não é o momento ideal para contatos comerciais ou políticos. Para os noivos, o essencial é se cercar de pessoas realmente importantes pra eles, e que vão torcer para a felicidade do casal.

3. Os colegas de trabalho

No caso dos convites para os colegas de trabalho, convide apenas os companheiros que são realmente seus amigos. É preciso muito tato e discernimento na hora de convidar colegas de trabalho, mas é educado informar a todos que você vai se casar. Convide seu chefe segundo o mesmo critério: se você está na empresa há pouco tempo e tem pouca intimidade com seu superior, não é necessário convidá-lo.

amigos de trabalho - convite para o casamento - etiqueta para o casamento Só convide realmente os amigos que tem relação com você no trabalho. Foto: Shutterstock

Veja também Dicas de etiqueta | Saia justa com pais separados

4. E se os pais são separados?

Se os pais de algum dos noivos são separados, a tradição manda que, no convite, os pais do noivo convidem para a cerimônia. Não há problemas em se usar os nomes dos pais impressos no convite, mesmo que eles estejam separados. Se esta situação for gerar mal-estar, recomenda-se abolir o nome dos pais, e só imprimir o nome dos próprios noivos no convite. Este é um recurso também usado para casais um pouco mais velhos.

pais separados - etiqueta para o casamento Com pais separados pode-se colocá-los sim no convite! Foto: Shutterstock.

5. O que não fazer

Não dê muita atenção a um único convidado. Lembre-se que todos os presentes foram à festa especialmente para cumprimentarem os noivos. Portanto, tente ser democrática e circule bastante entre as mesas, falando com todos os seus convidados sem esquecer ninguém.

Não permita que os convidados que beberem muito voltem para casa dirigindo. Instrua os funcionários da casa de festa que alugaram ou os padrinhos para checarem se todos os convidados que estão indo embora estejam em condições de dirigir. Deixe também com eles alguns telefones de pontos de táxi para facilitar a operação caso alguém não esteja se sentindo muito bem.

casamento - dicas de etiqueta no casamento Cuidado com os amigos que bebem muito. Prepare soluções para esses casos. Foto: Shutterstock.

Veja também Etiqueta de Casamento | A roupa do Grande Dia

6. Os Convites

Para os convidados de fora da sua cidade, você deve entregar com dois meses de antecedência, o que pode ser feito pelo correio. Para os convidados da sua cidade, você deve entregar entre 45 dias e um mês antes do casamento.

Não é necessário entregar os convites pessoalmente, você pode optar por serviços especiais dos Correios e até courier (motoboy). Também não é necessário usar um serviço de caligrafia para personalizar os envelopes, mas a apresentação dos convites deve ser feita de forma impecável.

Convites de casamento - Etiqueta da festa: o que pode ou não no casamento Eba! Não é necessário entregar os convites a todos os convidados pessoalmente. Foto: Shutterstock.

Os convites de casamento têm uma forma mais ou menos padronizada. Um exemplo prático: Imagine que o João da Silva Medeiros seja casado com a Maria Cristina Santos e tenha dois filhos. Um dos filhos chama-se José e mora com eles. O outro filho é casado e se chama Carlos Medeiros. Para convidar apenas o João e a Maria, o convite deve apresentar: Sr. João da Silva Medeiros e Senhora. Para convidar o João, a Maria e o filho José, o convite deverá especificar: Sr. João da Silva Medeiros e Família. Caso você também queira convidar o filho que é casado, deve enviar um convite separado para ele, com a inscrição: Sr. Carlos Medeiros e Senhora.

Caso você queira convidar alguma amiga sua solteira, imagine essa situação. A Marina namora o Alberto. Você pode mandar um convite para cada um, caso conheça os dois, ou um convite escrito “Marina e Alberto”, sem Sra., sem Sr., e sem sobrenome. Se for mandar um convite para cada, o texto deverá ser “Sra. Marina Aguiar” em um, e “Sr. Alberto Sousa” no outro.

convites - etiqueta para o casamento Não é necessário calígrafo se os noivos assim preferirem. Foto: Shutterstock.

No caso de dúvidas sobre como posicionar pais divorciados ou com novos parceiros no altar, devemos pensar que o dia do casamento é uma data especial e de grande importância afetiva, e que as desavenças devem ser esquecidas, pelo menos durante a celebração.

É isso!

Marcia Possik.

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!