shutterstock_132681566

O casamento é um momento muito especial e importante na vida dos noivos. Fazer parte dele é uma honra para os convidados. Reunimos aqui algumas dicas de etiqueta para aproveitar esta data especial sem deixar de lado a elegância, afinal, ninguém quer fazer feio, não é?

O convite

Quem pensa que só os noivos e padrinhos estão submetidos às regras e protocolos de um casamento está muito enganado. Os convidados também devem ficar atentos para não saber se comportar e não pagar nenhum mico na festa. Vamos lembrar algumas?

Um bom guia para seguir na hora de decidir quem está sendo convidado é o texto do convite. A observação é simples, se estiver endereçado ao Sr. e Sra., significa que somente o casal está sendo convidado. Isso significa que os noivos não esperam receber as crianças na cerimônia. Isso não deve ser motivo para o convidado se sentir ofendido, ou pensar em não ir ao casamento, achando que seus filhos foram desprezados.

dicas-de-etiqueta

Quando os noivos desejam convidar a todos, eles destinam o convite ao Sr. fulano de tal e família.  Neste caso, cabe o bom senso ao convidado para entender que somente os filhos estão incluídos. Se o convidado tem filhos casados que não moram com ele, deverá receber, igualmente, um convite, pois se trata de uma outra família.

Quem convida para uma festa precisa ter ideia de quantas pessoas irá reunir. Por isso, é indispensável confirmar sua presença caso tenha a intenção de prestigiar o casal.  Assim, você estará contribuindo para que a festa seja um sucesso, e, conseqüentemente, se sentirá muito bem recebido.

dicas-de-etiqueta-para-casamentos

A confirmação da presença não significa que os noivos estão querendo economizar ou preparar uma festa com as coisas contadas. Mas querem se programar para atender muito bem a todos os convidados. Afinal, receber um convite deve ser encarado como uma honra, já estas pessoas estão sendo chamadas para participar de um momento importante para o casal.

Lista de presentes

É muito elegante perguntar aos noivos se eles deixaram uma lista de presentes em lojas e pedir os endereços onde podem consultá-la. Mesmo que o convidado prefira adquirir o presente em um outro local, é importante saber as sugestões dos noivos. A lista facilita a escolha e dá idéias para presentear o novo casal, além de ser ótima para evitar que o futuro casal ganhe várias unidades de um mesmo item. É muito importante que o convidado não deixe de oferecer um presente aos noivos e que ele esteja dentro de suas condições financeiras.

etiqueta-para-casamentos

Cerimonia e festa

Um dos momentos mais importante de um casamento é a cerimônia religiosa, independente da crença do casal. Não deixe de prestigiá-los, mesmo que não seja a sua mesma religião. Não há nada mais frustrante para os noivos do que ver a igreja vazia na hora do sim e encontrar os amigos apenas na festa. Participar da cerimônia demonstra seu carinho e amizade pelo novo casal.

Na hora da confraternização, procure se enquadrar nos rituais apresentados, respeitando o cerimonial e não se exaltando mesmo nos momentos mais descontraídos. Afinal, ninguém espera ver um dia tão importante acabar em confusão. Mais uma vez, o bom senso é o melhor conselho. Manere na bebida e em comportamentos inadequados com os demais convidados.

etiqueta-para-casamentos

Outro item indispensável é respeitar os lugares marcados, tanto na igreja como no salão de festa. Alguns bufês preparam homenagens especiais para os pais e padrinhos,por isso reservam as mesas mais próximas dos noivos para facilitar essa operação.  Não ocupe lugares que estão demarcados, nem se ofereça para sentar junto com os convidados que ali estarão, a menos que seja convidado. Será muito elegante da sua parte e evitará qualquer constrangimento.

Até com os garçons e copeiros devem-se observar algumas regrinhas. Todos os convidados devem ser tratados com gentileza e receber o mesmo atendimento. Uma dica importante: nunca peça ao garçom para fazer um pratinho pra levar para para alguém que não pode ir à festa.

etiqueta-para-casamentos

O look dos convidados

Muitas pessoas gostam de causar impacto nas festas que frequentam e optam por um visual mais chamativo. Nada de mais nessa atitude em um momento menos formal, mas no dia do casamento a noiva é a figura principal. É ela quem deve ser o centro das atenções. Claro que deve haver um ambiente harmônico, com convidados vestidos de acordo com o que exige a ocasião. Uma dica é respeitar o traje indicado. Se for passeio, cuidado para não se enganar e colocar um traje inadequado. O mesmo vale para a recomendação de trajes de gala.

etiqueta-para-casamentos

Seja elegante e divirta-se!

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!