Maestro Delfim Moreira - Entrevista Perfil | Música para o casamento

Nascido no Rio de Janeiro e estudante de música desde os seis anos, Delfim Moreira comanda a Delfim Moreira Coral e Orquestra e é referência no cenário das mais importantes cerimônias do Rio de Janeiro. O maestro se formou em Bacharel em piano clássico pela Ufri, onde obteve o primeiro lugar no concurso de habilidade específica. Além de trabalhar com casamentos, realiza produção musical e teatral. E hoje, é nosso entrevistado que deu ótimas dicas para a escolha de música para o casamento!

Maestro Delfim Moreira - Entrevista Perfil | Música para o casamento

Eloah Dias: Quais os critérios para a escolha das músicas de uma cerimônia religiosa?

São muitos. Cada religião tem suas regras. De forma geral, o roteiro musical de uma cerimônia deve ser:

– Padrinhos: uma música imponente, longa e linear. Esta música deve deixar claro o início da cerimônia para que todos os convidados se levantem e façam silêncio.

– Avós: deve ser escolhida com carinho para que seja uma homenagem. Não tem que combinar com as outras músicas do roteiro. Devem-se escolher músicas dentro do universo dos avós. Músicas que marcaram suas vidas, nacionalidade, religiosidade ou até mesmo uma música que lembre uma relação íntima deles com seus netos. Nestes casos sugiro não contar para eles a escolha.

– Pais: Muito livre! O importante é ser uma música contrastante em estilo musical. Nunca uma música parecida, em estilo, com a do noivo.

– Noivo: Músicas grandiosas que ressaltem a sua importância no cortejo.

– Damas e pajens: Músicas delicadas e com os arranjos orquestrais compatíveis com as idades das crianças. Sinos são imprescindíveis.

– Fanfarra:está longe de ser cafona. Ela tem sua função que é criar mais tensão cênica e emotiva para a entrada da noiva. Cuidado com a grandiosidade da fanfarra. Ela tem que combinar com a arquitetura e tamanho da igreja. O número de convidados e horário do casamento têm que ser levados em conta também. Evitem flâmulas penduradas nos trompetes. Fica muito próximo do cafona. As flâmulas remetem ao período medieval. Nós não estamos neste período e quase todos os templos são barrocos.

– Noiva: Momento de grandiosidade. Escolher músicas que deem este impacto. Fica muito bonito também as noivas que entram com Ave Maria. Elas impactam os convidados e parecem que flutuam.

– Benção e troca das alianças: Nunca inovar. Ave Maria praticamente já faz parte da liturgia, criando um momento Mariano e religioso.

– Assinaturas/cumprimentos: Músicas que agradem os convidados. Eles são o foco neste momento. Esta escolha pode prender os convidados ou ocorrer o esvaziamento da igreja. Claro que queremos a igreja cheia para saída dos noivos.

– Saída: Alegria, comemoração e despojamento. É importante para fazer um link com a festa.

Orquestra de casamento - Entrevista Perfil | Música para o casamento

Veja mais em Maratona do Altar | Banda para o casamento

Eloah Dias: Qual a formação ideal da orquestra?

O que define a quantidade de componentes em uma orquestra deve ser o tamanho da igreja, sua arquitetura, quantidade de convidados, horário da cerimônia e o principal que é o repertório escolhido.

Eloah Dias: Existe a música do momento para a cerimônia religiosa?

Nosso país não tem a tradição de consumir músicas eruditas. Por esta razão, as músicas clássicas mais famosas são as mais indicadas para emocionar os convidados e noivos. Claro que estou sempre garimpando novas opções e as guardo na manga. Só divulgo em reunião.

Eloah Dias: Qual é a música mais pedida para a entrada da noiva?

Marcha Nupcial é a música escolhida pela maioria esmagadora das noivas. Esta música está no inconsciente coletivo e faz parte do sonho das noivas. Claro que algumas noivas escolhem outras músicas, mas faço-as terem certeza desta escolha.

Casamento com orquestra - Entrevista Perfil | Música para o casamento

Eloah Dias: Para a cerimônia é melhor música mecânica ou coral? E qual a diferença entre um e outro?

Claro que a música ao vivo traz muito mais emoção. As cerimônias com música mecânica (CD) ficam cimentadas,duras.  Claro que a qualidade da orquestra é extremamente importante.  Em caso de orçamento apertado que impeça a contratação de uma boa orquestra, fique com o CD mesmo.

Eloah Dias: A formação musical (no sentido de estudo de música) é uma questão de grande relevância? Qual deve ser a formação de um músico?

O mínimo que se espera de um músico é que ele toque bem. Nem sempre a formação acadêmica define sua qualidade como instrumentista. Cada ser humano é único.

Eloah Dias: Existem músicas certas ou os noivos podem ficar livres para escolherem o que gostam?

Adoro quando os noivos explicitam suas preferências musicais, mas eles têm que ser orientados por um profissional que irá organizar e dar limites ao roteiro final.

Orquestra de casamento - Entrevista Perfil | Música para o casamento

Eloah Dias: Fale um pouco sobre suas inovações e criações de momentos especiais.

Além de sermos uma orquestra sinfônica composta por 52 componentes, sempre incentivo que os noivos recebam a Eucaristia e foquem muito no momento da realização do Sacramento. Sempre olho no olho e nunca olhar para o celebrante. Pegar as alianças com os avós e pedir suas bênçãos cria um momento mágico e este momento será registrado na filmagem, dando a eles uma lembrança eterna.

Eloah Dias: Como é sua forma de trabalhar? É você que da entrada da noiva junto com o cerimonial?

A Delfim Moreira Coral e Orquestrasempre trabalha com um staff de pelo menos dois auxiliares com rádios. Eles me passando tudo o que está ocorrendo na cerimônia. Isso dá uma maior calma ao cerimonial e à orquestra. Assim terei certeza que cada casal está sendo liberado no momento certo da música. Fico sabendo, em tempo real, de alguns imprevistos como uma daminha ou pajem que resolveu não entrar, etc.

Eloah Dias: Algum outro comentário importante?

Apenas ressalto a importância do Sacramento do Casamento. Tudo ao redor como flores, música, festa, roupas, é a comemoração deste grande feito. Vejo muito os casais desfocados deste momento tão bonito. Os elementos mais importantes de um casamento são a religiosidade, família e muito amor.

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!