coral del chiaro - revista icasei (2) Foto: Marco Costa

No comando do Coral Del Chiaro desde 1996, especializado em cerimônias de casamentos, o casal de maestros Danillo Ferreira e Rita del Chiaro contam, em entrevista ao iCasei, quais são as músicas mais pedidas pelos noivos, como organizar a parte musical da cerimônia e também detalhes de seu próprio casamento.

Depois de 10 anos juntos, os músicos, que se conheceram na faculdade, resolveram oficializar a cerimônia em 2004 no civil e em 2014, no religioso, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, com Danillo regendo a entrada de Rita. Confia a entrevista!

coral del chiaro - revista icasei (1)

 iCasei: Como escolher a música certa para o casamento?

No geral, recomendamos ao casal que considere o perfil da cerimônia e também o espaço físico disponível para os músicos. Se a cerimônia for mais íntima, a música deve ir de acordo com essa proposta. Se for solene e grandiosa, a música também deve ser.

iCasei: Quais critérios devem ser levados em conta na hora da escolha da orquestra?

Para escolher a melhor formação de instrumentos e vozes, o mais importante é ouvir as combinações possíveis e ver quais agradam mais em questão de sonoridade e quais são as mais adequadas ao ambiente físico onde será realizada a cerimônia. Recomendamos sempre que o casal reserve um tempo para conhecer pessoalmente os grupos musicais e acompanhar alguns eventos ao vivo para entender a dinâmica do grupo.

iCasei: Como os noivos podem personalizar a música na cerimônia?

As músicas podem ser personalizadas tanto na forma de execução – tocadas apenas por instrumentos, ou instrumentos mais coral, solo de determinada voz ou instrumento e assim por diante – ou ainda, o casal pode escolher um repertório totalmente inédito, com músicas que não foram tocadas ainda em cerimônias, solicitando ao maestro arranjos exclusivos. Mas nesse último caso, é sempre bom se certificar se o celebrante ou a igreja onde será realizado o casamento têm restrição a algum tipo de música ou repertório.

iCasei: Existe alguma música que não seja adequada para casamentos?

É sempre importante usar o bom-senso. Ninguém melhor que o próprio casal para conhecer sua família, convidados e o que pode causar uma sensação de “estranheza”. Uma música bem escolhida, é capaz de transmitir a mensagem perfeita para o momento.

iCasei: Quais as músicas mais pedidas pelos casais em cerimônias em igrejas?

A Marcha Nupcial (de Mendelssohn e Wagner) e a Ave Maria (de Bach-Gounod e de Schubert).

iCasei: Quando os noivos devem começar a organizar a parte musical do casamento?

De seis meses a um ano antes da cerimônia, porém, se a igreja tiver restrições quanto ao número de eventos por coral, recomenda-se que fechem com o fornecedor de imediato.

iCasei: Vocês têm uma música especial? Usaram no casamento?

Danillo: Escolhemos a Marcha Nupcial de Mendelsshon. Os convidados ficaram muito emocionados e nos relataram que nunca haviam visto e nem veriam algo realmente único e marcante como esse momento.

Rita: A música é a nossa vida. Tínhamos muitas … rs. Usamos uma na cerimônia: Antique de Jean Racine, de Faure.

coral del chiaro - revista icasei Foto: Marco Costa

Veja mais em: Casamento Real | Rita Del Chiaro e Danillo

coral del chiaro - revista icasei- Foto: Marco Costa
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!