dois-vestidos-de-noiva-usar-ou-nao-pinterest-revista-icasei (6)

Longo ou curto, sereia, semi-sereia, estilo princesa ou retrô, o vestido de noiva ideal é aquele que transmite a personalidade e a essência da noiva. Uma preocupação frequente é se o modelo sonhado é confortável para a noiva usar durante a cerimônia e a recepção dos convidados. Uma saída bastante considerada pelas noivas é usar dois modelos: um para a cerimônia e um para a festa, ou os modelos dois em um.

crop2 crop1

O second dress, como é chamado nos Estados Unidos, tem caído no gosto também das brasileiras. Isso porque alguns modelos, apesar de bastante glamourosos, podem restringir a diversão da noiva durante a festa.  “Atualmente, usar dois vestidos no casamento ou trocar a saia é uma tendência devido também à influência de novos hábitos e costumes sociais. Hoje em dia, as noivas querem vivenciar essa ocasião tão sonhada, mas com diversão. Um vestido com estilo “princesa” e muitas camadas na saia, por exemplo, pode limitar um pouco os movimentos da noiva durante a festa e lhe exigir mais esforço físico devido ao peso dele”, explica Dulce Miranda, estilista da Mohâna Noivas.

dois-vestidos-de-noiva-usar-ou-nao-pinterest-revista-icasei (7)

Para as adeptas do costume, a dica é: os modelos devem ter harmonia. “É importante escolher um segundo modelo que esteja à altura do primeiro e que continue deixando a noiva com cara de estrela principal da festa”, ressalta a estilista Carol Hungria.

Veja também Vestidos para casamento | Como escolher o modelo ideal

A saia removível também é uma opção para as noivas que não querem deixar o modelo principal de lado. Apesar de serem um pouco mais difíceis de encontrar, algumas lojas disponibilizam modelos em que é possível ter a versão curta do vestido. Assim, a noiva consegue manter o estilo um pouco mais tradicional no altar e garante conforto na diversão junto ao noivo, amigos e família na recepção. Em geral, o vestido é um tubinho que combina com a saia amarrada. Mas também há aqueles em que o vestido continua longo e apenas o volume da saia diminui com a remoção.


Usar dois vestidos ou optar pelo modelo ‘dois em um’ deve ser uma escolha confortável para a noiva, independente do estilo do casamento. Segundo as estilistas, as opções cabem nas cerimônias mais tradicionais até as mais descoladas. “A troca do vestido ou a escolha pela saia removível pode acontecer em qualquer estilo desde que os modelos escolhidos sejam apropriados para a proposta do evento. É fundamental que a noiva transmita sua personalidade e esteja confortável”, finaliza Carol Hungria.

vestido de noiva second dress - revista icasei (13) vestido de noiva second dress - revista icasei (1) vestido de noiva second dress - revista icasei (4) vestido de noiva second dress - revista icasei (6) vestido de noiva second dress - revista icasei (5)

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!