como decorar um apartamento pequeno - recém-casados (6)

 

Gastou muito com os preparativos do casamento e na hora de decorar o seu cantinho o orçamento apertou? Não se desespere! Saiba que é possível decorar sem gastar muito e deixar um ambiente pequeno bem aconchegante. A revista iCasei traz dicas de como economizar na hora de decorar.

O planejamento

A palavra da nossa matéria de hoje é planejar, esse é o segredo para não entrar em dívidas. Segundo a arquiteta Cristina Rocha de Andrade, sócia da empresa Rocha Andrade Arquitetura, para economizar na decoração primeiramente tem que ter um bom projeto. A execução de um bom projeto irá diminuir todas as dúvidas e erros que possam acontecer durante a obra. Com isso, não existe desperdício de material e nem  o desperdício de ter de refazer por duas ou três vezes o mesmo serviço. Ela ainda comenta: “é importante aproveitar o  máximo dos espaços sem perder as circulações, pois  assim,  é possível  ter  móveis com dimensionamentos corretos em harmonia com os ambientes”.

planejamento para montar a casa nova

 Planejamento é a palavra-chave para conseguir montar a casa nova economizando. Foto: Shutterstock.

Organização

Após definir o valor que será designado para obra, é necessário organização. E sabemos que organizar nem sempre é fácil. O primeiro passo é descobrir o estilo do casal. Uma dica que pode ajudar vocês a definirem é buscar inspirações, sejam elas através de sites de decoração, revistas, visitas às lojas. O casal deve decidir junto o que agrada aos dois, afinal, o cantinho do casal tem que ser o ambiente mais aconchegante. Respeite a opinião do seu parceiro.

como decorar um apartamento pequeno - recém-casados (4) Organização é importante para ter dinheiro para a montagem da casa nova. Foto: Divulgação.

Veja também 5 dicas para usar papel de parede na Casa Nova

A escolha das Cores e acessórios

As cores sempre causam muitas dúvidas por suas diversidades. Na hora de escolher, opte por cores neutras como: branco, bege, nude. A ordem é abusar em cores nos acessórios de decoração da casa nova como: almofadas, xale de cortina ou tapetes. A sócia da empresa Rocha Andrade Arquitetura ressalta que “assim o ambiente não fica “pesado” visualmente e  há facilidade de trocar quando achar necessário.”

como decorar um apartamento pequeno - recém-casados (7)

Tons claros ajudam na decoração do ambiente para incluir elementos coloridos. Imagem: Divulgação.

Outro aliado da decoração, é o papel de parede, ele proporciona  um ar elegante e ao mesmo tempo aconchegante e o principal: não exige obra e pode ser trocado quando achar necessário. É uma ótima dica para quem quer economizar. O arquiteto André Bove, sócio da empresa Raduan, lembra que o jogo das cores e móveis depende muito do perfil do cliente e do conceito do projeto. Vale apena lembrar que, por mais que a decoração seja um mundo mágico, o estilo do casal tem que prevalecer.

Definindo os móveis para os ambientes

Antes de sair em busca dos seus móveis é preciso definir cada cômodo da sua casa e ter em mente o tipo de mobiliário que vai usar. A arquiteta Cristina Rocha de Andrade dá um exemplo de como escolher os móveis para um ambiente: “para uma sala de TV/home theater é indispensável um bom sofá, que seja aconchegante e macio, que ‘abrace’ quem estiver sentado nele.  Já em um living, o sofá precisa ser mais duro e “comportado” onde a pessoa senta e não fica “esparramada”.

como decorar um apartamento pequeno - recém-casados (1)

Aproveitar os espaços e a iluminação ajuda a dar amplitude no ambiente. Foto: Divulgação.

Ela também destaca que em todos os ambientes uma boa iluminação faz toda a diferença em qualquer projeto. O ambiente fica mais agradável, os usuários tem a opção de ascender ou não todas as luzes, mudando assim atmosfera do ambiente sempre que desejar. O arquiteto André Bove comenta, ainda, que “após analise, é preciso pensar em itens que são prioridade para o projeto e deixar para um segundo momento os itens que não farão falta ao cliente. Buscar itens similares em questão, sem perder qualidade, é uma forma bacana de reduzir o orçamento final.”

Veja também Decoração | Quarto do casal

 Comprando os móveis

A busca pelos móveis, nem sempre é uma tarefa fácil, escolher algo que gostamos e com preço acessível parece uma missão impossível, mas não é. É necessário pesquisar, pesquisar e pesquisar. Para o sócio da empresa Raduan, visitar os mais variados tipos de lojas, ficar atento a ofertas e liquidações ajuda achar móveis de qualidade e com preços baixos. Cristina Rocha de Andrade completa dizendo que uso de materiais inusitados, também  pode ser uma ótima opção para diminuir os valores. Uma boa opção, por exemplo, são os móveis em pallets e mesas laterais de latão que estão em alta.Os mercados de peças em segunda mão, as lojas de antiguidades, as feiras da ladra, são excelentes para encontrar aquelas peças que podem marcar a diferença na decoração de uma casa.

decorar apartamento pequeno (3)

Visitar lojas para tirar algumas ideias é uma boa opção. Foto: Divulgação.

Outra dica que pode ajudar os casais é a busca pelas promoções, que ocorrem duas vezes por ano nas lojas. O segredo é pesquisar e pechinchar.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!