Os casamentos deixaram de ser eventos tradicionais e cheios de formalidades há muito tempo. Hoje, os casais buscam, cada vez mais, cerimônias mais intimistas e que transmitam a personalidade deles.

São decorações, detalhes, ensaios pré e pós-wedding, trilha sonora e até drinks pensados exclusivamente para o gosto dos noivos. Com o tempo, a cerimônia também sofreu algumas mudanças. O que antes era um roteiro engessado e tradicional, hoje, dá lugar a diversas possibilidades, que podem incluir ou não um ritual religioso.

As cerimônias alternativas são uma opção para os casais que querem fugir de uma formalidade religiosa ou uma ideia para aqueles que farão o evento fora da igreja, mas não têm a permissão da instituição.

Dicas-para-um-casamento-alternativo-velas
Foto: Instagram/ Reprodução

“O primeiro motivo pelo qual casais buscam um casamento com um celebrante e não o convencional, na igreja, geralmente é o fato de um dos dois já ter sido casado. Pelo menos, na igreja católica, uma segunda união não é permitida – apenas se o primeiro casamento for considerado nulo (processo burocrático e moroso para ser alcançado). Além disso, há casais que alimentam o sonho de unir-se tendo uma praia ou o campo como cenários, e alguns celebrantes religiosos já são impedidos de fazer o matrimônio fora da igreja”, explica Rafael Faria, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos.

Dicas-para-um-casamento-alternativo

“Não menos incomum, é o fato dos noivos professarem fé distintas – um católico, outro evangélico ou protestante, e optam por um campo neutro, seja por eles, ou até mesmo pelas famílias. Mas há casos também de noivos que não seguem qualquer religião, mesmo sendo cristãos, mas acreditam não ser próximo da realidade deles entrar numa igreja apenas para o casamento. Claro que, além disso, existem os ateus”, explica.

Casamento-alternativo-dicas

Carregadas de simbologias, nas cerimônias alternativas, areias coloridas, mudas de plantas, taças, velas, e até moedas passaram a fazer parte da celebração. Todas são elementos que podem compor a cerimônia sem restrições.

“Considero que quando eu celebro um casamento, mesmo que não haja um símbolo extra – como as areias, velas, vinho ou outros, para mim, já é alternativo. No meu roteiro busco personalizar cada cerimônia, pois entendo as diferenças e particularidades que compõem cada história. Gosto de propor para os noivos que façam os próprios votos – no estilo dos casamentos americanos -, tenho um momento que chamo de benção dos pais – onde antes de trocarem as alianças, ainda solteiros, eles agradecem pai e mãe por toda a formação, apresentam o(a) pretendente e pedem a benção para formar a própria família. Trata-se de um momento de pura emoção, onde os pais são surpreendidos por um último abraço dos filhos antes do sim definitivo”, diz Rafael Faria.

Casamento-alternativo-dicas- praia
Foto: Beyond the Darkroom Photography/ Casamento Vanessa e Spencer

No universo das cerimônias alternativas, as mais comuns são a das areias, das mãos, das velas e do vinho. De acordo com Rafael, elas ainda podem ser misturadas, dependendo do gosto dos casais.

Algumas celebrações alternativas:

Mexicana: o noivo oferece 13 moedas que simbolizam a riqueza e dádivas à futura esposa.

Casamento-alternativo-dicas-mexicano

Cerimônia da árvore: os noivos plantam uma muda de árvore em um vaso como marco da união, prometendo cuidar dela como cuidarão um do outro.

Casamento-alternativo-dicas-planta

Cerimônia das areias: uma das mais procuradas, a celebração consiste em depositar areia de diferentes cores em um único vaso e conta com a participação de pais e padrinhos.

Cada cor das areais possui um significado como, por exemplo: dourada significa riqueza; rosa beleza, saúde, romantismo e sensualidade; branca paz e pureza; lilás intuição e espiritualidade; marrom maturidade, responsabilidade e consciência; vermelha amor e desejo; amarela prosperidade; verde esperança e calma; azul lealdade, fidelidade, sutileza, entre outras.

Casamento-alternativo-dicas-areia
Foto: Andrew Abouna Photography

Cerimônia das velas: os convidados recebem velas e vão acendendo até chegar aos noivos para simbolizar bons sentimentos, boas energias e inspiração por parte dos convidados para os noivos.

Casamento-alternativo-dicas-vela
Foto: Polka Dot Bride/ Reprodução

Cerimônia do vinho: o casal mistura, em uma taça, vinho tinto , que representa o noivo, e uma vinho branco, que representa a noiva. A mistura dos dois, em um tom rosado, representa a união do casal. Após a mistura, o casal quebra a taça.

Dicas-para-um-casamento-alternativo-vinho

Para que tudo saia exatamente como o sonhado pelo casal, Rafael comenta que é fundamental que a celebração escolhida tenha a ver com a vida de ambos, além de também ter atenção ao local em que a cerimônia será realizada.

“Para casais com uma preocupação ambiental, a cerimônia da árvore é perfeita. Para os mais festeiros, sugiro uma que envolva o vinho. Para os mais românticos, está a das areias e das mãos. O importante é que cada um diga sim do seu jeito, e de um jeito diferente”, finaliza.

Casamento-alternativo-dicas-casal de acordo
Foto: Brandy Smyth Photography

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!