Um evento pequeno, familiares e amigos queridos, boa comida e bebida, amor, emoção e alegria. Tudo isso em meio a um clima intimista e aconchegante. Um mini wedding pode ser muito elegante e, o melhor, ter exatamente a cara do casal.

Apesar do tamanho reduzido, um mini wedding também exige diversos cuidados na preparação e organização. Para lidar com essa etapa, você pode contratar uma assessora ou partir para o DIY – e quem sabe contar com a ajuda das amigas mais próximas ou daquela tia super prendada.

Abaixo você encontra dicas de como transformar seu evento num mini wedding inesquecível.

Como fazer um mini wedding inesquecível espaço
Lugar
Por envolver um número de convidados reduzido, o mini wedding pode ser realizado em locais menores e com significado especial para os noivos. A casa de um deles, a residência de um amigo ou de um parente funciona bem nessa proposta. Para casais que não querem ter muito trabalho, um bistrô ou restaurante charmoso unem o útil ao agradável. Com clima descontraído, uma pousada na praia ou um sítio criam uma vibe romântica. Tudo depende do estilo dos noivos. O importante é manter o clima intimista, com aquele toque caseiro mesmo.

Foto: Carol Noel Wedding Photo - Casamento real | Camile e Marcell

Como fazer um mini wedding inesquecível espaço
Como fazer um mini wedding inesquecível lista de convidados
Lista de convidados
Por ser uma cerimônia íntima, o mini wedding é celebrado junto a pessoas que fazem parte da história dos noivos, como a família e os amigos mais próximos. Elaborar a lista de convidados tem seus desafios: num espaço menor, você precisará escolher as pessoas que realmente são importantes na sua vida. Por isso, não fique constrangida ao deixar de convidar o crush do amigo. Na comunicação, torne evidente a orientação para os seus convidados não levarem acompanhantes fora da sua lista. A regra no ring, no bring está mais em alta do que nunca.

Foto: iStock

Como fazer um mini wedding inesquecível lista de convidados
Como fazer um mini wedding inesquecível convite
Os convites
Surpreenda com convites personalizados. Ao lidar com uma quantidade reduzida deles, vocês podem acrescentar detalhes exclusivos para cada convidado, oferecendo uma dose extra de carinho. Dificilmente alguém vai ter coragem de jogar fora essa lembrança tão especial!

Foto: Conto de Noiva/ Divulgação

Como fazer um mini wedding inesquecível convite
Como fazer um mini wedding inesquecível traje
O vestido da noiva, os trajes do noivo e dos convidados
Um mini wedding permite à noiva o uso de vestidos menos tradicionais e clássicos. O mesmo princípio vale para o noivo e para os convidados. Só não deixe de amarrar bem isso com o estilo definido para o seu casamento.

Foto: Raconteur Photography

Como fazer um mini wedding inesquecível traje
Como fazer um mini wedding inesquecível decoração
Decoração
Mini weddings pedem capricho e muito cuidado com a decoração. Abusar do DIY, contar a história do casal por meio de fotos e de objetos decorativos sentimentais, investir em flores e numa boa iluminação trazem um ar romântico, descolado e, ao mesmo tempo, chique para a cerimônia. Montar uma linda mesa comunitária (que tal usar a louça ou a prataria que pertenceu a sua avó?) com arranjos florais ajuda a garantir o clima de evento familiar.

Foto: iStock

Como fazer um mini wedding inesquecível decoração
Como fazer um mini wedding inesquecível comida
A escolha da comida e das bebidas
Uma seleção certeira do menu garante boa parte do sucesso de um mini wedding. Afinal, os convidados tendem a permanecer mais tempo ao redor da mesa num evento intimista. Finger food e porções individuais são escolhas apropriadas. Bufês temáticos, como japonês, árabe e vegetariano, também funcionam nesse contexto. No que diz respeito aos líquidos, procure servir um leque amplo de bebidas e drinques. Seus convidados vão se sentir especiais.

Foto: iStock

Como fazer um mini wedding inesquecível comida
Como fazer um mini wedding inesquecível bolo
A mesa de bolos
Sim, bolos! Cada vez mais usada em mini weddings, a mesa de bolos é composta por pequenos exemplares com visuais e sabores variados, sempre dispostos entre os docinhos e a decoração. A fórmula tradicional, claro, pode fazer parte de um mini wedding. Afinal, um bolo branco de andares – enfeitado com flores de açúcar – e um bom champanhe nunca saem de moda.

Foto: Juliana Kneipp / Petite Fabrique

Como fazer um mini wedding inesquecível bolo
Como fazer um mini wedding inesquecível foto e vídeo
Fotos e vídeo
Num mini wedding as pessoas ficam mais próximas, algo que permite o registro de quase todos os momentos. As fotos e filmes feitas pelos aparelhos celulares dos convidados garantem descontração e diferentes ângulos para uma mesma cena, mas não dispense o olhar treinado de bons profissionais de foto e vídeo. Essas imagens ficarão lindas e, certamente, serão vistas e revistas muitas vezes.

Foto: Gustavo Franco - Casamento real | Silvana e Thiago

Como fazer um mini wedding inesquecível foto e vídeo
Como fazer um mini wedding inesquecível música
Trilha sonora
A escolha da música depende sempre do tipo de festa, do estilo dos noivos e do ambiente do evento. Casais animados e festeiros podem optar por uma pequena banda ou pela contratação de um DJ com playlist previamente selecionada por eles. Para noivos mais tradicionais, a fórmula voz e violão ou um trio de músicos de jazz e bossa-nova são opções interessantes. Seja qual for a linha do casal, música garante alegria e descontração para qualquer festa.

Foto: Pinterest / Reprodução

Como fazer um mini wedding inesquecível música
Como fazer um mini wedding inesquecível lembrancinha
Lembrancinhas
Invista em lembrancinhas significativas e personalizadas. Que tal um vasinho de suculenta com dedicatória especial? Ou um kit com azeite gourmet, temperos e ervas? Prefere ficar com o clássico e delicioso bem-casado? Nenhum problema. Mas invista em qualidade e capriche na embalagem. Será uma doce lembrança.

Foto: Pinterest / Reprodução

Como fazer um mini wedding inesquecível lembrancinha
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!