presente para noivos - dicas de etiqueta - revista icasei

A escolha do presente do casamento é uma questão delicada e que envolve uma série de dúvidas: o que fazer caso os noivos já tenham casa montada ou estejam planejando morar em outro país? É possível presentear com algo fora da lista? As assessoras Sylvia Queiroz e Juliana Oliveira explicam o que é educado ou não fazer!

1. Pode dar presente em dinheiro?

Um dos principais impasses na hora de presentear os noivos é se é possível dar dinheiro ao invés de um presente físico. De acordo com a assessora de casamentos Sylvia Queiroz, os noivos devem evitar ao máximo esta situação, mas quando eles não precisam dos presentes por já morarem juntos, ou por estarem de mudança para outro país, acaba sendo a única saída.

dica de etiqueta - presente para noivos online - lista de casamento - revista icasei

“Considerando que todo convidado deseja dar um presente, e acaba por fazê-lo mesmo os noivos dizendo que não querem, a saída que sugerimos é fazer o site do iCasei, e incluir apenas os presentes ‘virtuais’ na página, e que são transferidos para os noivos em dinheiro. Nunca recomendamos solicitar valores em dinheiro diretamente aos convidados”, explica Sylvia.

Veja também Presente das Madrinhas de casamento – Dicas

2. Pode levar o presente na festa de casamento?

Outra dúvida recorrente é sobre a possibilidade de levar o presente no dia da festa. Sylvia comenta que, atualmente, a grande maioria dos noivos faz a lista de presente nas lojas, ou nos sites de casamento, e todos os presentes são comprados nas lojas indicadas, seja pessoalmente ou online.

dicas de etiqueta - presente para noivos na festa de casamento - revista icasei

“As lojas entregam os presentes no endereço especificado pelos noivos. Portanto, o convidado não precisa entregar o presente para os noivos. Quando esta situação ocorre, é porque o convidado comprou algo fora das listas, e em alguma loja não selecionada pelos noivos. O convidado deve enviar o presente para a casa dos noivos, ou para os pais destes, antes da data do casamento, e evitar levá-lo na recepção”, destaca Sylvia.

3. Pode comprar presentes fora da lista?

Caso os convidados optem por comprar presentes fora da lista, para Sylvia, é interessante questionar aos noivos se eles precisam do objeto e de que cor deverá ser. “Principalmente se o presente for comprado em alguma loja fora da cidade onde os noivos residam, impossibilitando uma eventual troca”, sugere.

dicas de etiqueta - presente para noivos - revista icasei

No entanto Juliana destaca uma situação recorrente: “Muitas vezes o convidado não compra o presente da lista por falta de condições financeiras. Esses convidados também não avisam que irão comprar o presente fora da lista, pois ficam constrangidos”.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!