A data do casamento está marcada e vocês decidiram fazer um ensaio fotográfico pré-casamento. É a chance de eternizar o momento especial que estão vivendo, apaixonados, prestes a começar uma vida em comum. Mas junto com a empolgação, surgem as dúvidas: Onde fotografar? O que vestir? Como decorar?

A fotógrafa Helena Leão, expert neste tipo de fotografia, sugere um ponto de partida: pensar na finalidade das fotos. “Elas vão ficar apenas no álbum? Farão parte da festa de casamento, em forma de slide show? Uma das fotos vai ser usada para elaborar um save the date? Tudo isso pode e deve ser levado em conta na hora de planejar a sessão fotográfica”, diz.

O principal, no entanto, é que o ensaio conte um pouco da história do casal e transmita, para a família e para os amigos, a personalidade de ambos. Portanto, a questão principal, aqui, é manter a autenticidade. “Não peça roupas emprestadas e não tente se inspirar em outra pessoa”, sugere Helena.

O que vestir no ensaio fotográfico pré-wedding
Foto: Helena Leão

“É natural que o casal fique um pouco inseguro por não estar habituado com a situação de posar para um ensaio fotográfico. Então, é importante que haja uma boa comunicação entre o fotógrafo e os fotografados”, diz Aline Ferreira, fotógrafa de casamentos e famílias. “As noivas me enviam fotos dos looks que pretendem usar e trocamos figurinhas.”

O figurino masculino, por sua vez, causa muito menos stress; seja porque as opções de peças são mais restritas, seja porque os homens são mais despreocupados com o assunto. O fundamental é que o traje dele esteja em sintonia com o dela. E, de maneira geral, que ambos se sintam confortáveis. Tudo para que o ensaio de pré-casamento registre uma conexão verdadeira entre o casal. “Quando eles relaxam e entram na brincadeira, acontecem as melhores fotos”, diz Helena Leão.

Confira, abaixo, as nossas dicas para você não errar no figurino de um ensaio pré-wedding na praia, no campo ou na cidade.

Como não errar no seu ensaio pré-wedding roupa
Cuidado pré-ensaio
Quando o casal deseja vestir um look chique numa foto externa – na praia ou no campo – o ideal é ir até o local usando roupas confortáveis. Deixe a troca para pouco antes do ensaio.
Foto: Aline Ferreira / Divulgação
Como não errar no seu ensaio pré-wedding roupa
Como não errar no seu ensaio pré-wedding atemporal
Seja precavida e fuja de peças datadas
A dica mais básica é nunca levar só uma opção de roupa. Na hora de escolher as peças, outro conselho importante: dê preferência para itens atemporais. Aquela sandália gladiadora que virou o hit do verão pode não parecer tão atraente daqui a dois anos. Imagine em duas décadas!
Foto: Aline Ferreira / Divulgação
Como não errar no seu ensaio pré-wedding atemporal
Como não errar no seu ensaio pré-wedding cores
Aproveite bem as cores e o movimento
Pense numa cartela de cores que envolva o ambiente e as roupas. Nesse processo, tenha em mente que tons claros vão bem em qualquer situação. Mas não ignore o fato que uma tonalidade forte pode criar contrastes interessantes. A praia tem seus perigos. Nesse ambiente, evite usar o look branco total. Seu ensaio pode ser confundido com uma festa de Réveillon. Outra regra importante: trajes escuros e formais não combinam com areia. Se a sessão de fotos vai ocorrer num bosque sombreado, aposte em tonalidades quentes, que contrastem com o verde escuro. Afinal, a ideia não é se camuflar na paisagem, certo? 
Quer mais movimento nos seus cliques? Uma peça esvoaçante, como um vestido ou uma echarpe, sempre rende fotos especiais.
Foto: Aline Ferreira / Divulgação
Como não errar no seu ensaio pré-wedding cores
Como não errar no seu ensaio pré-wedding silhueta
Valorize o seu corpo
O que é bonito deve ser mostrado, certo? Escolha peças que valorizem os pontos fortes do seu corpo. Roupas que marcam a cintura fotografam bem e deixam a silhueta mais esguia.
Foto: Aline Ferreira / Divulgação
Como não errar no seu ensaio pré-wedding silhueta
Como não errar no seu ensaio pré-wedding férias
Harmonize com o cenário
Em cenas diurnas, na praia ou no campo, use roupas casuais com cara de férias. Para ela: saída de praia, biquíni, maiô, vestidos leves, sandálias baixas. Para ele: bermuda, camiseta, tênis ou chinelo. O figurino para as fotos na cidade variam em função do contexto. De maneira geral, o guarda-roupa urbano admite tecidos mais alinhados, formas mais estruturadas, salto alto, etc.
Foto: Mike Arick / Reprodução
Como não errar no seu ensaio pré-wedding férias
O que vestir no ensaio fotográfico pré-wedding maquiagem
Capriche na maquiagem
Ela é bem importante, pois as fotos evidenciam imperfeições. Ajuste-a de acordo com a situação, o clima e as roupas escolhidas. A maquiagem para foto é um pouco mais pesada do que a social – parte dela desaparece nas imagens.
Foto: Pinterest / Reprodução
O que vestir no ensaio fotográfico pré-wedding maquiagem
O que vestir no ensaio fotográfico pré-wedding maquiagem
Não arrisque no penteado
Fuja de penteados extravagantes, que não tenham a ver com o seu dia a dia. Existe sempre o risco de você não se reconhecer nas imagens.
Foto: Pinterest / Reprodução
O que vestir no ensaio fotográfico pré-wedding maquiagem

Além do figurino, da maquiagem e do cabelo, é bom certificar-se de que tudo vai dar certo na locação escolhida. Para isso, siga as orientações a seguir:

• Confira se é permitido fotografar nos locais desejados, se é necessária uma autorização especial, se existem taxas que devem ser pagas, etc. Geralmente são os noivos que cuidam disso. Se não puderem, eles devem conversar sobre esses aspectos com quem vai fazer as fotos.

• Leve em conta o fato de que alguns lugares podem estar muito cheios em determinadas datas, comprometendo o resultado das fotos. Em locais turísticos, por exemplo, nunca faça as fotos num fim de semana.

• Marque o ensaio com, pelo menos, dois meses de antecedência do casamento. Assim, se houver algum imprevisto, dá tempo de remarcar a sessão de fotos.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!