Você, noiva, vai concordar conosco: é incrível o quanto algumas pessoas não se tocam o quanto estão sendo inconvenientes em dar opiniões totalmente desnecessárias e perguntarem sobre detalhes que não tem nada a ver em um momento tão especial na vida da noiva, causando nervosismo e constrangimento desnecessário.

Nos últimos dias antes do casamento qualquer coisa pode irritar a noiva, são muitas mudanças e decisões de último minuto ocorrendo ao mesmo tempo e isso deixa a noiva extremamente sensível , vulnerável e com os nervos a flor da pele.

O que nunca falar para a noiva

Para que você não entre para a lista negra e seja considerada uma “mala”, veja algumas coisas que você nunca deve dizer para uma noiva antes do casamento.

Faça o possível para tratar só o necessário sem enrolar muito, porque supostamente as coisas deveriam estar resolvidas até a última semana. Por exemplo, se você estiver na dúvida se algo vai ou não dar errado, melhor ficar calada. Fale somente se você tiver certeza de que algo precisa ser revisto ou substituído.

Não faça muita perguntas porque a cabeça da noiva está a mil por hora, qualquer pergunta que não agrade pode ser uma catástrofe. Se for falar, fale de coisa boas, positivas e otimistas sem focar o casamento em si. Mude o foco.

O que nunca falar para a noiva coisas ruins

Comentar de contratempos em casamentos que você já foi ou do seu –os docinhos chegaram em cima da hora, o bolo não chegou, o padre se atrasou, a chuva molhou tudo, o carro da noiva quebrou, o DJ errou a música de entrada dos noivos, a daminha não entrou e começou a chorar e por aí vai. Pode ser que você não queira que a noiva passe pelo o que outras passaram, que ela esteja preparada para o pior, mas vamos ser honestas: qual é realmente o intuito deste tipo de comentário?

“Eu vou ser madrinha né?”. Para fazer uma pergunta destas você tem que ser muito sem noção! Isso deixa a noiva super constrangida. Você com certeza saberá se for uma das madrinhas.

Frases que nunca deve se dizer a uma noiva

Falar coisas negativas a respeito do casamento. Se o seu casamento é ruim, guarde essa informação para você. Não é porque o seu não deu certo, que nenhum pode dar.

“Você vai me convidar né?”. É falta de educação se convidar para o casamento.

“Você esqueceu de convidar fulano ou me convidar”. Com certeza os noivos fizeram a lista de convidados com muito cuidado, sofreram para decidir quem convidar, fizeram vários cortes e se alguém não foi convidado, não foi esquecimento, se não uma decisão tomada pelos dois, então nada de forçar a barra.

“Posso levar um amigo, ficante o seja quem for?”. Gente cada pessoa custa muito caro em um casamento. Se seu convite não menciona outras pessoas a resposta está dada. Você já pensou o quanto eles -família- estão ralando para pagar esse casamento? Casamento é uma comemoração íntima e para amigos.

O que nunca falar para a noiva

Falar sobre peso. “Você deve emagrecer”. Jamais fale isso. A noiva tem espelho e com certeza sabe o que deve fazer. Isso é constrangedor e não agrega em nada.

“Porque vocês vão casar tão longe?”. A razão é do casal e não é você quem vai mudar o rumo da celebração. Se você foi convidada, se organiza, prepara as malas e se divirta!

“Amiga, posso ir para sua casa me arrumar com você?”. Claro que não.

“Você não deve casar no mês de agosto porque não traz sorte”. Pare com isso. Se você tem superstição é um problema seu! O que faz um relacionamento dar certo são as pessoas e não o mês ou local escolhido.

“Olhei a previsão e é de chuva”. Não seja estraga prazer, com certeza o/a cerimonialista e assessor(a) já viram a previsão e tem um plano B pronto para entrar em ação.

“Você está nervosa?”. Claro que está. É normal que as noivas estejam estressadas, nervosas, um pouco sem paciência. O melhor é não criticar, e sim apoiar.

Nunca diga essas frases para uma noiva

Jamais faça uma crítica sobre a festa para os noivos. Nunca reclame sobre alguma coisa para a noiva nem durante nem depois, extremamente desagradável tal atitude. Se alguma coisa está te incomodando tanto, pode ir para casa. Tem convidado que fica atrás dos noivos, reclamando das músicas, pedindo alguma coisa e monopolizando o casal. O casal está fazendo o melhor para agradar a todos, passou meses planejando tudo e você ainda reclama.

Também não faça comparações com o seu casamento. Mesmo depois do casamento, não critique o casamento da sua amiga. A frase que mais irrita é: “Não falei… Se você tivesse me escutado…”. A noiva deve fazer as escolhas dela, baseadas no que ela acha que é certo para ela.

Nunca fale essas frases para uma noiva

Amiga que se acha cerimonialista. A noiva contratou uma assessora ou cerimonialista mas mesmo assim é impressionante como em todo casamento tem sempre uma amiga que se acha a cerimonialista e fica querendo mandar na noiva. A noiva fica super sem graça de dar um fora e fica nos olhando com aquele olhar do tipo: me ajuda a espantar essa fantasma daqui.

Nunca diga que casar com “pompa e circunstância” é uma frescura, está fora de moda ou “é apenas uma festa, para que ficar tão nervosa?”. O sonho é da noiva e ela faz o que ela quiser e além disso é a festa da vida dela, o grande dia que ela sempre sonhou. Mais uma vez se contenha com suas opiniões.

Dicas de etiqueta não palpite para a noiva

Comprei meu vestido, é tão lindo. Off White, um creme bem clarinho. Para tudo. Você só pode estar brincando. Regra básica: branco, creme, off white são para a noiva. Excessão para quando a noiva estipula o traje, como por exemplo white weddings na praia onde todos vestem branco.

Essa é para a mãe da noiva que se mete o tempo todo: não tente influenciar a escolha da sua filha. Você já casou, já teve seu momento. Deixe sua filha escolher o que ela achar que combina mais com ela. Você pode e deve ajudar, mas influenciar e determinar com base no que você acha que é certo, está errado!

Para pais separados: Essa é uma questão que mexe muito com a noiva. Pais separados deixam de ser separados no dia do casamento. Portanto, comportem-se! Sua filha esperou esse momento por muito tempo e não merece ver os pais brigando porque não aceitam ficar um ao lado do outro no altar.

O que podemos dizer para a noiva é: Curta muito os preparativos, pois passa rápido e depois dá uma saudade gigante.

Dicas de etiqueta O que palpitar para a noiva

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!