Em Setembro o fotógrafo filipino Joel H. Garcia  postou uma imagem que deu pano para a manga nos meios de comunicação sobre o uso de câmeras e celulares por parte dos convidados em eventos que contam com profissionais para registrar o que está acontecendo, como ( e principalmente) casamentos.

Nela, o beijo dos noivos, um dos momentos preciosos que o casal quer registrar para a eternidade, perdeu-se quando surgiu a mão de um dos convidados para capturar a mesma cena com o seu celular, ignorando completamente o profissional contratado.

Dicas de etiqueta Convidados e as redes sociais
Imagem via iphotochannel

Com tantas redes sociais e maneiras diferentes de postagens é quase impossível você conseguir monitorar o que será postado, e vai ficar louca se tentar. Para facilitar, os casais podem criar uma Hashtag do casamento e colocar alguns displays pela festa pedindo para que as pessoas usem a hashtag mas nem todas as pessoas vão usa-la.

O oversharing acontece em muitos casos mas é isso mesmo. Como controlar? Se for um casamento unplugged, ou seja, em que os noivos não queiram que os convidados postem nada, é necessáriosinalizar isto em algum local da festa com um quadro de aviso.

Dicas de etiqueta Convidados e as redes sociais
Imagem via vrccreative

Quanto à proibir o uso de celulares ligados durante a cerimônia- o toque atrapalha- e também proibir que tirem fotos para não repetir o faux pas como o da convidada do Joel H. Garcia -e que, convenhamos, deveria ser regra de boa educação- também é delicado, mas o casal pode usar a criatividade e fazer um cartão com algumas instruções e colocar em cada cadeira ou banco na cerimônia.

Dicas de etiqueta Convidados e as redes sociais fotos
Foto: Laura Goldenberger and Kayla Ramirez of Laura Goldenberger Photography

Fizemos um exemplo de texto que fica simpático e objetivo:

“O dia de hoje foi pensado com todo carinho para que todos possam aproveita-lo ao máximo! Por isso relaxe e deixe que durante a cerimônia a nossa equipe de fotógrafos registre os melhores momentos. Depois disponibilizaremos as imagens em nosso site. Agradecemos a compreensão, pedimos para que todos desliguem ou coloquem no mudo seus celulares. Boa Festa. Noivo e Noiva”

Dicas de etiqueta Convidados e as redes sociais cartaz
Imagem via brittanybarclay

O cartão ajuda e muito. Claro que sempre vai ter alguém sem noção que entra na frente do fotógrafo, deixa o celular tocar alto ou passa a cerimônia no conversando, mas esse cartão instrutivo e simpático ajuda e muito.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!