Você já pensou sobre quem serão seus padrinhos casamento? Pensem com carinho, afinal, este momento pede pessoas de seu círculo íntimo, as mais especiais mesmo, ao seu lado.

Veja a seguir algumas dicas importantes para a escolha dos padrinhos de casamento.

Etiqueta Como escolher os padrinhos para casamento

Quem o casal deve escolher como padrinho de casamento? Existe algum critério específico?

Para Georgia Nog, da assessoria de eventos Toda de Branco, os noivos devem escolher pessoas realmente próximas do casal e que provavelmente continuarão próximos com o passar dos anos. “Familiares e amigos de longa data são sempre uma escolha feliz”, comenta.

“O casal deve pensar sempre em pessoas próximas, que convivem no dia a dia. Pessoas que estarão sempre por perto e que possam ajudar o casal quando eles precisarem”, afirma Elizabete Côrtes, consultora em etiqueta.

Etiqueta quem escolher os padrinhos para casamento

Convidar os irmãos é uma regra ou é possível não os convidar?

Georgia destaca que geralmente os irmãos são convidados, mas se por algum motivo os noivos não gostarem desta ideia, é bom se certificar de que ninguém ficará triste com esta escolha. Elizabete concorda: “Você não precisa necessariamente incluir todos os seus irmãos, mas deve ter cuidado, pois se alguém ficar de fora pode guardar uma mágoa para sempre”.

Etiqueta quem escolher os padrinhos para casamento irmãos

Existe um número mínimo ou máximo de padrinhos? Como chegar a um número ideal?

Georgia afirma que não existe um número mínimo. “Em raros casos, nem há padrinhos. Se o casamento não for na igreja, os noivos podem chamar quantos padrinhos quiserem, mas aconselhamos usar o bom senso para não ficarem pessoas demais no altar”, pondera.

Elizabete ressalta que os noivos devem ter dois cuidados principais para a escolha: o tamanho do altar, para não ficar cheio demais, e o fato de que número muito grande de casais torna a entrada dos padrinhos e os cumprimentos no altar muito demorado e cansativo.

Etiqueta escolher os padrinhos para casamento mínimo e máximo

É possível ter um número diferente de padrinhos para cada lado?

Para Georgia, isso não é um problema. “Melhor ter um número diferente do que convidar algum casal só para preencher o lugar no altar”, comenta.

Na opinião de Elizabete, se o número de padrinhos for diferente não vai haver simetria no altar, o que pode ficar estranho. “E mesmo quando os padrinhos ocupam as primeiras filas de bancos na igreja, o ideal é que seja o mesmo número de casais para os dois lados. Se a noiva tem mais casais para convidar que o noivo, alguém que ela precisar convidar para não ficar magoado, um casal de tios muito querido, por exemplo, ela pode pedir que o noivo aceite este casal do lado dele, assim fica tudo em harmonia”, sugere.

Etiqueta quem escolher os padrinhos para casamento mais madrinha
Imagem via BHLDN

Para quem tem muitos amigos solteiros e quer convidá-los, como fazer?

Georgia e Elizabete acreditam que, neste caso, o ideal é juntá-los com pessoas solteiras da família, ou mesmo outros amigos solteiros.

“Se você quer convidar alguém solteiro e sem namorada, você deve arranjar um par para ele, mas deve consultá-lo antes”, recomenda Elizabete.

Como escolher os padrinhos para casamento amigos solteiros

Quando se trata de um casal, é deselegante convidar apenas um deles para ser padrinho? Como proceder?

 Elizabete comenta que no Brasil isso não é comum. “Quando você convida alguém casado ou que namora há muito tempo, você deve convidar o casal. Em outros países, onde o número de padrinhos é bem reduzido, pode ser diferente”, pontua Elizabete.

Por outro lado, se sua amiga ou amigo for amigo com A maiúsculo e você explicar a situação, com certeza eles vão entender. Ás vezes os noivos tem um relacionamento superficial com o par e não fazem questão que ele esteja no altar. E tudo bem se todos os envolvidos estiverem de acordo.

Como escolher os padrinhos para casamento convidar só um

Caso não feche um número de par de padrinhos – como fazer o cortejo no dia do casamento? É possível fazer a entrada separada de homens e mulheres?

É possível, sim. “Esse modelo sempre foi usado em outros países da Europa e nos Estados Unidos, e vem sendo cada vem mais adotado por casais brasileiros”, expõe Georgia.

Escolher como os padrinhos para casamento cortejo

Tem que ser amigo do casal ou pode ser só da noiva ou do noivo?

“Não precisa ser amigo do casal. Você convida seus amigos, seus parentes ou seus irmãos e, ele convida os dele. Mas é necessário que os dois saibam quem são os convidados para padrinhos e concordem com isso”, propõe Elizabete.

Padrinhos para casamento amigos do casal
Imagem via thefashionisto

Com quanto tempo de antecedência os padrinhos devem ser convidados?

O convite deve acontecer, segundo Georgia, entre seis e três meses antes do casamento, preferencialmente.

“Os padrinhos são convidados especiais, portanto recebem os convites com uma antecedência maior que os outros convidados. Se você pensa em enviar os convites com dois meses de antecedência para os seus convidados, para os padrinhos devem ir com três ou quatro meses de antecedência. Eles precisam de tempo para se organizar, principalmente se moram em outra cidade”, recomenda Elizabete.

Padrinhos para casamento quando convidar

É obrigatório oferecer algum tipo de mimo ou presente aos padrinhos antes de convidá-los?

Não é obrigatório, de forma alguma. “Mas é um gesto de carinho e, por isso, muitos noivos costumam presenteá-los”, lembra Georgia.

Para Elizabete, não é necessário nenhum presente, mas é importante que se faça o convite pessoalmente.

Padrinhos para casamento lembracinha
Imagem via maddisonclaire

Caso os noivos queiram que os padrinhos usem algum item ou traje específico, como eles podem avisar isto a eles? Fica deselegante pedir algum tipo de traje ou cor, por exemplo?

Georgia dá a dica: “caso os noivos queiram que os padrinhos usem um item específico, como um modelo idêntico de gravata para todos os homens, é de bom tom presenteá-los com esta peça. Se a intenção for coordenar apenas cores, seja com todas as madrinhas usando um mesmo tom, ou tons diferentes para ninguém repetir, os noivos devem avisar a todos, de preferência pessoalmente, com tempo suficiente para que as pessoas providenciem seus trajes com calma”.

“Normalmente é a noiva que determina os trajes que serão usados no casamento. Há noivas que querem uma festa mais sofisticada e, neste caso, é possível incluir no convite o traje Black Tie, por exemplo. Ou se o casamento for na praia, a noiva pode escolher um traje específico. Ou todos de branco e a noiva vai usar uma cor diferente. A noiva pode, ainda, pedir que todas as madrinhas usem uma cor única, que faz com que o altar fique mais bonito, e tudo isso em harmonia com a cor da decoração”, explica Elizabete.

Padrinhos para casamento roupa combinando
Imagem via belelu

E quando um casal de padrinhos se separa às vésperas do seu casamento?

Segundo Elizabete, neste caso, você pode pedir que a pessoa entre com uma irmã ou irmão. “Porque se ele desistir de ser padrinho, pode fazer falta no seu contexto. E convidar um outro casal de última hora também fica difícil”, explica.

Padrinhos para casamento quando se separam

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!