Essa história de passar o dia inteiro no salão fazendo os mais diversos tratamentos no dia da noiva é coisa de nossas mães– os salões continuam com espaços especiais para as noivas, mas também há aquelas mulheres que optam por se arrumar em hotéis, no próprio local do casamento (quando este dispõe de uma sala da noiva) ou até mesmo em casa.

Confira as dicas para ter um dia da noiva incrível.

Dia da noiva Como fazer

Quais são as opções e tipos de lugares mais indicados para realizar o dia da noiva?

Umas das opções mais requisitadas pelas noivas são os hotéis. “A noiva pode escolher um que seja próximo ao local da cerimônia para evitar atrasos de deslocamento e também aproveitar para noite de núpcias. Os hotéis têm pacotes com vários benefícios para esta data”, comenta a maquiadora Suzana Lima. Natalia Almeida, também maquiadora, complementa dizendo que “dependendo da localização, o hotel escolhido pode render belas fotos”.

Outra opção é verificar se o profissional tem um estúdio próprio para atender as noivas. “Uma estrutura com cadeira apropriada para maquiagem, iluminação do ambiente, alimentação para a noiva e suas acompanhantes”, afirma Suzana.

Os salões de beleza também oferecem pacotes especiais para noivas e também para as suas convidadas -permitindo que as noivas se arrumem ao lado de amigas e familiares.

Os espaços para festas também oferecem uma sala para a produção da noiva. “Nesse caso, uma boa pesquisa é válida, pois há casas de festas que oferecem um espaço maravilhoso para as noivas se arrumarem sem custo adicional disso. Uma das vantagens de se arrumar no mesmo local da cerimônia/festa é que evita os atrasos”, recomenda Natalia.

“As fazendas, sítios e chácaras já oferecem este espaço. Até mesmo as casas de festa oferecem uma salinha da noiva”, pontua a maquiadora Alline Fonseca.

Se arrumar em casa é perfeito para as noivas que buscam algo ainda mais intimista. “Evita-se o falatório de um salão de beleza, que às vezes atende várias noivas e madrinhas no mesmo dia”, alerta Alline.

Na opinião de Josi, o importante é o local ter uma boa iluminação para que a maquiagem e o cabelo possam ser bem feitos, além de oferecer conforto para a noiva.

Dia da noiva Como fazer lugar

Que tipo de serviços de beleza/estética a noiva deve fazer no dia do casamento?

Para Suzana Lima, o ideal é que a noiva deixe para o casamento apenas a produção de penteado e maquiagem. “Serviços como manicure, design de sobrancelhas, massagem relaxante, indico que elas façam sempre durante a semana de seu casamento, para não ter nenhum atraso ou surpresa que não agradem à noiva!”, sugere.

Alline concorda: “No dia do casamento, a noiva deve só fazer a beleza –maquiagem e penteado. É indicado também ter um bom sono, para estar bem disposta e sem o olho inchado”.

Já Josi indica que as noivas façam massagem relaxante, máscara hidratante para pele do rosto -se recomendada pelo(a) maquiador(a). “Tudo que ajude a relaxar, sem ser muito invasivo”, argumenta.

Dia da noiva Como fazer maquiagem
Foto: Nicky J Sims/ Getty Images

Que tipo de serviços de beleza/estética não são recomendados fazer no dia da noiva?

Para Natalia, nesse dia não é recomendado fazer procedimentos que possam irritar a pele ou procedimentos que a pessoa não está acostumada a fazer no seu dia a dia. “Caso a noiva queira fazer uma limpeza de pele, indico que faça de 15 a 10 dias antes do casamento, pois certas peles levam um tempo para cicatrizar. A sobrancelha também pode ser feita dias antes – há pessoas que têm alergia e ficam com vermelhidão. As unhas indico que sejam feitas um dia antes”, afirma.

Suzana, por sua vez, cita alguns procedimentos que devem ser evitados como limpeza de pele, descolorir cabelo, bronzeamento e Henna na sobrancelha.

Josi sugere que procedimentos mais invasivos e agressivos não sejam feitos nem durante a semana e muito menos no dia do casamento. “O corpo pode demorar pra se recuperar e deixar marcas na pele que não podem ser “disfarçadas”, como nos casos da depilação, peeling facial e esfoliação corporal”, lembra.

Alline não recomenda fazer manicure, para não borrar. “Muitas vezes, a noiva tem que pegar alguma coisas, entregar algo a alguém, aí chega o buquê. Às vezes tem que arrumar um pouco antes. No dia do casamento, a noiva deve fazer só o essencial. O ideal é fazer serviços com profissionais com quem a noiva já está acostumada a trabalhar – se ela quiser pegar alguém diferente para levar no local, pode acabar não gostando do resultado. Ela também deve evitar procedimentos que não está acostumada fazer –se a noiva não costuma fazer limpeza de pele, não deve fazê-la na semana do casamento, pois não sabe como a pele irá reagir”, comenta.

Dia da noiva Como fazer beleza

Quantas horas antes do casamento a noiva deve começar a se arrumar?

Isso depende de cada  profissional. “O tempo que precisa para produzir uma noiva, varia muito pois cada um tem suas particularidades no atendimento. Na prévia, a noiva deve verificar o tempo que foi necessário para sua produção. Eu calculo sempre o tempo que terei que produzir a noiva, incluo o tempo para produzir a acompanhante e incluo mais uma hora de sobra pra fotos e paradas para o lanche”, recomenda Suzana.

Natalia lembra que  “O dia noiva envolve vários profissionais que estão presentes ali -fotografia, filmagem, cerimonial e a equipe do dia da noiva. Nesse caso, para que tudo seja feito com tranquilidade e leveza, é indicado começar no mínimo de 5 a 4 horas antes do casamento”, sugere Natalia.

Josi comenta que, em uma produção normal, leva-se duas horas para fazer um cabelo e uma maquiagem, mas noivas são especiais. “Nesse dia, tudo é feito com mais calma para que possa ser registrado, e para que a noiva possa aproveitar cada detalhe. Então a produção acaba levando no mínimo o dobro do tempo. Mas devemos deixa-la pronta pelo menos duas horas antes da cerimônia, pois temos que contar o tempo das fotos com o look pronto e o tempo do trajeto até o local da cerimônia”, aponta.

Alline afirma que, se for para arrumar somente a noiva, três horas são suficientes. “Vai uma hora para preparar cabelo, uma hora para maquiar, uns 20 minutos para montar o penteado e mais alguns minutos com os fotógrafos. Há também o tempo para ajudar na montagem da noiva – com o vestido, o véu e os acessórios. Mas quando há madrinhas, o dia começa bem antes”, ressalta.

Dia da noiva Como fazer tempo

É recomendado levar madrinhas e amigas ou não?

A resposta para esta pergunta vai depender de três fatores –o perfil da noiva, o local onde irão se arrumar e do profissional.

“Tem noivas que fazem questão, pois as madrinhas precisam de profissionais para produzi-las. Isso ocorre geralmente quando são de fora e a noiva se sente segura por todas chegarem a tempo se estiverem com ela.  Tem algumas que também sonham em se produzir com as madrinhas para interagir e para fotos. Por outro lado, a noiva precisa analisar e planejar isso com muita atenção para não ocorrer stress e nem atrasos. A dica é antes de convidar, verificar se tem espaço físico para atender todas, se o profissional dispõe de uma equipe para atender esse número de acompanhantes. Se a noiva for muito ansiosa, gostar de um clima mais calmo, minha sugestão é que ela escolha poucas pessoas, pois fica mais fácil para a noiva administrar e chegar na cerimônia tranquila”, recomenda Suzana.

Natalia concorda que depende do perfil da noiva e do local. “Isso vai da personalidade de cada uma. Tem noivas mais calmas, que querem um dia de tranquilidade. Nesse caso, o ideal é que ela não tenha muitas acompanhantes em seu dia da noiva, pois dependendo do local que ela escolher para se produzir pode ficar tumultuado. Mas há noivas que querem passar o dia mais especial com as amigas. Sendo assim, se houver um local que possa comporta-las bem e uma equipe que possa atender a todas, não vejo mal algum nisso”, opina.

Para Josi, a noiva deve ter ao seu lado pessoas que a ajudem a relaxar. “Muitas noivas querem dividir esse momento com pessoas especiais e próximas, mas em alguns casos isso vira um problema – como quando a mãe interfere nas decisões da noiva sem que ela peça. Eu recomendo que a noiva se cerque de pessoas que vão deixá-la calma e relaxada, e nem sempre é o caso das madrinhas escolhidas ou da mãe”, alerta.

Alline faz algumas ressalvas: “Se for do gosto dela, tudo bem. Mas não é o ideal. Quando a noiva estiver se arrumando, as madrinhas já estarão prontas. Fica um certo burburinho que pode atrapalhar. Naturalmente, as madrinhas ficam focadas nelas mesmas, trazem opções para tudo e perguntam a opinião. E muitas vezes isso acaba estressando um pouco a noiva. O ideal é ter a noiva, a mãe e a irmã, ou uma amiga que ela sabe que não vai estressa-la”.

Dia da noiva Como fazer madrinhas e amigas
Imagem via perfectday.sk

Quanto tempo antes do casamento deve acontecer a prova de cabelo e maquiagem?

Varia de acordo com o profissional. “Procuro fazer sempre uma semana antes do evento, tentamos conciliar com a prova do vestido assim a noiva vê o look todo. Mas se a noiva quer conhecer o trabalho do profissional, pode marcar um mês antes assim fica mais tranquila, sem ter que esperar pela véspera”, afirma Suzana.

Alline recomenda de sete a dez dias antes. “Gosto de fazer o teste na semana do casamento. Se a noiva não gostar da prova, o profissional pode testar várias opções. No olho, por exemplo, começo fazendo uma maquiagem clara e posso ir até uma mais escura. Mostro com diferentes tamanhos de cílios, com brilho ou sem brilhos. Peço referências para as noivas e testamos algumas opções.

Para Natália, o ideal é que ela faça de 15 a 20 dias antes do casamento. “Como o mundo da beleza muda a todo instante, o ideal para uma noiva realizar sua prévia é de 20 a 15 dias antes do evento”, opina.

Josi recomenda que seja feito pelo menos duas semanas antes. “Assim, qualquer problema que possa surgir poderá ser resolvido em tempo hábil, como por exemplo: reação alérgica a algum produto utilizado pela profissional, acessórios que não atingem a expectativa, a necessidade de enchimento ou alongamento capilar para atingir o resultado desejado”, cita.

Dia da noiva Quando fazer a make
Foto: Gustavo Caballero/ Getty Images

Ao contratar um salão, espaço, hotel ou profissional para o dia da noiva, o que ela deve observar? Quais os cuidados que ela deve ter?

A noiva precisa identificar o que deixará mais segura e confortável. Avalie o atendimento e a sintonia com o profissional. “A noiva e o profissional precisam ter empatia já que passarão algumas horas juntos no momento mais importante de sua vida”, destacam Suzana e Natalia.

Verifique os trabalhos nas redes sociais. “Observe os comentários e avaliações de outras noivas, pesquise em sites especializados se esse profissional é citado positivamente”, recomenda Suzana.

Avalie o espaço e conforto que o local oferece. “É importante que ele possa comportar bem a noiva e suas acompanhantes”, detalha Natalia.

Confira se o local oferece algum tipo de alimentação para a noiva e acompanhantes.“ Há hotéis que oferecem esse serviço. Mas caso não feche em hotel, é sempre bom perguntar”, comenta Natalia.

Para Suzana, nessa hora, o preço não deve ser o único fator a ser avaliado– é preciso ver o serviço como um todo.

Veja a iluminação do local. “É uma das coisas mais importantes para os profissionais da área da beleza”, afirma Natalia.

Verifique se as maquiagens oferecidas são à prova d’água e são de qualidade. “Isso é direito seu como noiva”, lembra Natalia.

Confira se há algum profissional no local que seja responsável pelo atendimento da noiva. “Isso é de extrema importância, já que noivas têm necessidades especiais que podem surgir no momento”, alerta.

Faça um contrato. “Observe se na contratação existe a assinatura de um contrato e o que diz esse contrato”, lembra Josi.

No caso de salões, verifique se o mesmo profissional que irá fazer a prova é o mesmo que atenderá a noiva no dia do casamento.

Alline sugere que as noivas vejam se o profissional está disponível para receber dúvidas e referências durante a organização do casamento.

Dia da noiva Como fazer salão
Casamento Real Mariana e Gustavo/ Foto: MA Foto Studio
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!