O que os personagens Leonard e Penny do seriado The Big Bang Theory, e o casal Shia LaBeouf e Mia Goth têm em comum? Todos eles casaram em Vegas em um ímpeto de momento. “Fugir” para casar é muito comum nos EUA, onde não existe burocracia e pode ser muito divertido: imaginou ter sua união oficializada por um sósia do Elvis? Já virou um clássico kitsch da cultura pop americana. E foi assim mesmo que Shia e Mia fizeram.

A opção de dividir esta experiência -o seu casamento- com 300 pessoas que mal se conhece tem feito muitos casais refletirem sobre o que é realmente importante para eles, e alguns optam por um destination wedding onde só o círculo mais íntimo comparece ou mesmo um elopement, um momento só do casal.

A combinação de lugar exótico, momento íntimo e festa inesquecível pode ser uma boa ideia até para quem pretende economizar -afinal, as duas opções unem festa de casamento e lua de mel ao mesmo tempo. Apesar de serem propostas parecidas, o perfil do casal é que vai determinar o tipo de casamento que eles vão curtir mais.

Destination wedding x elopement Diferenças e vantagens
Imagem via presspack.rte.ie

Destination wedding x elopement Diferenças e vantagens
Imagem via Yahoo

Destination wedding x elopement: qual a diferença?

A resposta é simples: depende do tipo de casamento que o casal busca. “A grande diferença é que o destination wedding é sobre o destino do casamento, um local especial onde os noivos comemoram com todos que possam ir até a cerimônia”, explica Luíza Maruche, produtora de eventos em A Hora do Sim.

É muitas vezes feito em um destino de férias, como uma praia, para criar uma atmosfera mais intimista e romântica. O destination wedding está cada vez mais popular ao longo dos últimos anos por que ele elimina muitas das tensões e preocupações associadas com casamentos tradicionais, como tentar encontrar um local, se preocupar com fornecedores e prestadores de serviços, etc.

Destination wedding x elopement Fernando de Noronha
Pinterest/ Reprodução

Já a palavra inglesa elopement não foi escolhida por acaso para definir o tipo de casamento mais intimista, onde só os noivos participam. Em inglês, “elope” significa “fugir” e, por isso, determina os casamentos em que os noivos se casam de maneira secreta ou longe da família.

“Nos dois casos acontece uma fuga dos padrões tradicionais de festa de casamento e quem escolhe o elopement geralmente busca por uma festa mais reservada”, finaliza a produtora de eventos.

Destination wedding x elopement Diferenças e vantagens

Como escolher o destino de viagem

Uma praia paradisíaca ou festa em um cruzeiro em alto mar? Assim como o tipo de casamento, o destino de viagem também varia de acordo com o perfil dos noivos. Os baladeiros que buscam um elopement inesquecível podem escolher uma cidade como Las Vegas, onde é possível contratar pacotes de casamento que incluem limusine, capela, jantar e acomodação.

Da mesma forma que é possível organizar um destination wedding na Toscana, Maldivas -como fizeram a modelo Isabeli Fontana e o cantor Di Ferrero, St. Barth – onde a it girl Helena Bordon e o banqueiro Humberto Meirelles se casaram, Maracanã ou no Cristo Redentor com a cara dos noivos e apenas com os convidados mais especiais.

Destination wedding x elopement Helena Bordon
Acervo Pessoal

Destination wedding x elopement Isabeli e Di Ferrero
Acervo Pessoal

Organização toda especial

Preparar um casamento à distância pode parecer complicado à primeira vista. “Por isso, é essencial ter um profissional cuidando de todos os detalhes no local onde acontecerá o casamento traz uma tranquilidade ao casal e garante que tudo sairá como planejado uma vez que os noivos não acompanham a produção de perto”, analisa Luíza.

Tanto elopement quanto o destination wedding tem algumas vantagens: eles podem ser organizado com até seis meses de antecedência, custam menos que casamentos tradicionais, provocam menos estresse nos noivos e são experiências inesquecíveis.

Destination wedding x elopement organização
Pinterest/ Reprodução
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!