Se você sonha em se casar numa praia de mar turquesa e areia branquinha, temos uma boa notícia. Não é preciso pegar um avião para o Caribe. Este cenário pode ser encontrado em solo brasileiro, na alagoana São Miguel dos Milagres. O município vem ganhando cada vez mais relevância no mercado de destination weddings. Não à toa, foi o lugar escolhido pelo filho da estilista internacional Martha Medeiros para o casamento dele.

Localizado a menos de duas horas de Maceió (AL), São Miguel dos Milagres tem praias paradisíacas e tornou-se um destino desejado por turistas e noivos do Brasil e do exterior. “É aquele local de estilo despojado e pé na areia, com casinhas simples. Os atrativos são as belezas naturais, a rusticidade e o fato de ser uma região nova no mercado de casamentos”, avalia Ana Carolina Acioli, empresária e editora do blog alagoano Confraria das Noivas.

Casamento na praia em São Miguel dos Milagres
Casamento Gustavo Medeiros e Daniela Sampaio

Onde casar

Mamá Omena e Nina Vianna, da Mamá Omena Eventos, destacam que a região oferece várias opções para casamento, de capelas aos hotéis e pousadas locais.

Um dos espaços mais procurados para casamentos é a Capela dos Milagres, localizada na Praia do Marceneiro, que faz parte da rota ecológica dos Milagres. “O ambiente é lindo e muito charmoso. A Capela dos Milagres oferece uma estrutura tanto para a cerimônia quanto para a recepção, chamada de Santuário. São dois espaços cobertos, banheiros e uma casa que funciona como cozinha nos eventos”, explica Mauricio Vasconcelos, diretor da produtora Tamo Junto.

Outra opção para realizar casamentos é o conjunto de pousadas e hotéis do município. Ana Carolina cita alguns: Pousada do Toque, Casa Acayu, Pousada da Amendoeira, Pousada Côte Sud, Pousada Riacho dos Milagres, Pousada do Sonho, Borapirá, Pousada Villa Pantai e o Hotel Costa dos Corais. Antes de marcar a data do casamento, contudo, recomenda-se entrar em contato com os estabelecimentos para saber a disponibilidade deles na época desejada.

É bom ficar atento, também, à questão da acomodação dos convidados. “A Rota dos Milagres dispõe de 18 pousadas e hotéis de charme, com capacidade total para pouco mais de 600 convidados”, diz Vasconcelos. Como ainda há poucas opções de alimentação, muitas hospedagens têm seus próprios restaurantes.

Se o casal sonha em fazer uma cerimônia pé na areia, é importante conferir a disponibilidade dessa ideia com o assessor responsável – há normas municipais que regulam a prática – e com o local onde será realizado o evento. Ana Carolina ainda lembra que é importante checar a tábua das marés para escolher o horário ideal. “Uma dica: em Milagres, o sol começa a se pôr às 16 horas”, afirma a editora.

Casamento na praia em São Miguel dos Milagres capela
Foto: Fabrico Brisola, Fernando Torres, Gabriel Holy Shot e Thomas Japiassu

Quando casar

Se você já está sonhando com o seu casamento em Milagres, vale ficar atenta: maio, junho e julho são os meses com maior probabilidade de chuva. Por isso, o período de setembro a março surge como o ideal. “É a época em que o sol brilha com toda a força no Nordeste”, afirma Ana Carolina.

Como chegar

A distância entre o Aeroporto Internacional de Maceió (Zumbi dos Palmares) até São Miguel dos Milagres é de 104 quilômetros de estrada pavimentada e boa. Para os casais de outros estados, Ana Carolina sugere a contratação de um transfer (van) para realizar este trajeto. “O ideal é contratar uma assessoria local para entender as necessidades dos noivos e disponibilizar os melhores fornecedores para atendê-los”, diz.

Atrações pré-wedding

Se você já está pensando nas atividades que irá fazer com seus convidados nos dias que antecedem o casamento, saiba que São Miguel dos Milagres não deixa a desejar neste quesito.

O lugar é maravilhoso: as praias são longas, lindas, sombreadas por coqueiros e protegidas por recifes, que formam piscinas naturais fantásticas! Entre as imperdíveis, nos poucos mais de 20 quilômetros de costa formados por São Miguel dos Milagres, Barra do Camaragibe e Porto de Pedras, aparecem Patacho (uma das mais bonitas do país), Lage e Tatuamunha. Nessa última fica o Santuário do Peixe-Boi-Marinho, um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver de perto esse mamífero ameaçado de extinção. Os passeios de jangada até as piscinas naturais também fazem parte da lista de grandes atrativos – as duas mais interessantes são as das praias do Toque e de São Miguel. Os eventos pré-wedding geralmente ocorrem em pousadas ou hotéis – na maioria das vezes, na beira da praia.

Casamento na praia em São Miguel dos Milagres praia
Imagem via life’s chic
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!