Algumas décadas atrás fazer uma festa de despedida de solteiro gerava um grande desconforto entre o casal. Nos dias de hoje, a festa é encarada com muito bom humor e sem essa mistificação de que só acontecem coisas chulas e de baixo nível. A trilogia do filme “Se Beber não Case” está aí para provar que nem só de sexo se faz uma festa.

Noivos e noivas têm optado por este tipo de comemoração por que é muito divertido, não tem nada melhor do que rir de situações clichês sexuais com seus melhores amigos. O importante é ter em mente que estas situações não são para serem levadas à sério, é tudo uma grande brincadeira.

Mas se não é bem por aí que você imaginou celebrar com suas amigas, não se preocupe, as festas de despedida evoluíram e existem diversos estilos para comemorar o “adeus à vida de solteiro”. Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas que envolvem a despedida de solteiro.

Despedida de solteiro Como organizar
Foto: Mario testino

Quais são as possibilidades para fazer uma festa de despedida de solteiro?

De acordo com Julia Ferraro, sócia e party máster do Clube do Batom (uma produtora de entretenimento exclusivamente para o público feminino), as possibilidades variam de acordo com a vontade da noiva e o investimento a ser realizado para este evento pré-casamento. Julia menciona algumas opções de sua empresa para celebrar este momento:

  • Festas abertas ao público feminino e que contam com DJ, Happy hour, dragqueen, strippers- lembram no seriado Friends quando o personagem de Danny Devito, o stripper Roy , chora ao se aposentar?- barras de poledance, tequileiro, maquiador profissional, fotografia, massagem e boutique com lingeries e produtos sensuais;
Despedida de solteiro Como organizar
Imagem Friends via Rinvenire
  • Festas fechadas, com os mesmos atrativos, podendo ter atrações personalizadas;
  • Reuniões íntimas em casa procedidas ou não de ida a festas escolhidas pela noiva;
  • Baratonas – uma maratona de bar em bar;
Despedida de solteiro organizar como
Foto: Terry Wyatt/ Getty Images
  • Realizar uma viagem com as amigas.

Já a educadora sexual e idealizadora da Coisas de Menina Sensual, Cris Arcuri, aponta que hoje as noivas buscam mais o chá de lingerie ou o chá de cozinha, sempre valorizado com decoração, bolo temático, bebidas, buffet mais informal e muita animação. “No chá de lingerie, as amigas e convidas presenteiam a noiva com peças de moda íntima sensual ou para o dia a dia”, destaca.

Despedida de solteiro ou chá de cozinha

Quem convidar para uma festa de despedida de solteiro? Os pais devem ser convidados ou não?

Esta decisão vai depender bastante do estilo da festa e também do relacionamento que se tem com os pais. Segundo Julia, não há restrições quanto à presença de mães nas despedidas de solteira, desde que as atividades sejam pensadas para agradar a todas. “Geralmente são as mães e avós que mais aproveitam a festa. Essa decisão acaba sendo bem pessoal e pautada no conteúdo do evento e relacionamento da noiva com as parentes. Somos a favor da presença delas!”, argumenta.

Já Fabiana Carmel Novaes, da agência de despedidas de solteiro Nightfall, acredita que o ideal é ter os padrinhos e amigos MUITO próximos, podendo ter alguns familiares (normalmente primos).

“Mas existem aqueles casais mais ciumentos que preferem fazer um evento em dupla. Aí abre um pouco mais essa lista, se torna quase uma viagem de casais”, afirma.

No entanto, em sua opinião, a presença dos pais deve ser deixada para outros momentos como chá de cozinha, chá bar e noivado. “Mesmo que não tenha nada de errado, normalmente não é um momento que queremos dividir com os pais”, opina.

Despedida de solteiro convidar os pais?

Cris defende que todo mundo tem seus “segredos” e uma amiga ou amigo sem noção, o que pode afetar a presença dos pais.

“Sabe aquela amiga que bebe um ‘pouquinho’ a mais e fala coisas que nem pai, nem mãe e muito menos sogra, precisariam escutar? Mas para toda regra existe sua exceção. Existem relacionamentos familiares que são abertos e que não há motivo algum para se ter vergonha num momento íntimo da filha ou do filho, assim como também existem namoros que começaram desde a adolescência e que você tem uma intimidade com sua sogra como a da sua mãe. Por isso, quando você quiser fazer algo mais familiar convide sim pai, mãe, sogros e tias e tias mais próximos. Mas lembre-se que esse tipo de comemoração deve ser algo mais intimista. Faço muitos chás de lingerie e percebo que o número de convidados, no caso apenas mulheres, gira em torno de 20 a 40, sendo que a partir de 40 já é um número alto para esse tipo de evento”, pondera.

Despedida de solteiro amiga sem noção

Quanto tempo antes do casamento os noivos devem fazer a despedida de solteiro?

Segundo as entrevistadas, em geral, as despedidas podem ser realizadas de três meses a 20 dias antes do casamento (caso os noivos optem por fazer uma viagem de despedida, o ideal é que aconteça de dois a três meses antes). “Os noivos geralmente acabam deixando essa parte para cima da hora, então o ideal é já incluir na organização do casamento uma data para o evento”, sugere Julia.

“Muitos padrinhos e madrinhas querem bancar essa festa para a noiva ou para o noivo, como uma surpresa, e se for muito próximo da festa de casamento, pode comprometer o orçamento deles, e o que seria para ser uma festa pode virar um pesadelo para o bolso do amigo. Quando eu sugiro esse tempo para as noivas é porque também tem toda uma logística dos presentes, sejam as lingeries ou os presentes de casa. Tudo deve ser visto, lavado e guardado. E, caso necessário, há tempo para troca”, lembra Cris.

Despedida de solteiro quando fazer

É obrigatório fazer uma despedida de solteiro?

Não é obrigatório, mas todas as entrevistadas são unânimes: esta ocasião pode trazer ótimas lembranças. “Ouvimos vários casos de arrependimento de quem deixou de realizar. A despedida sempre gera histórias inesquecíveis, relembradas durante o dia do casamento. É como se todas compartilhassem um segredo, uma experiência única na vida da noiva e suas amigas. Acredito que fortalece os laços”, menciona Julia.

Já Fabiana diz que a ocasião é um evento tão memorável quanto todos os outros do calendário pré-casamento. “Encaramos como um ritual, e rituais são importantes para a passagem de fases. É mais um motivo para se reunir com os amigos e uma desculpa para uma grande comemoração”, complementa.

Cris concorda: “No caso de uma festa entre os melhores amigos, padrinhos e madrinhas, eu super apoio! Pense comigo, é a última festa que você terá a titulação de solteiro ou solteira, e porque não comemorar? Tem mais é que comemorar”.

Despedida de solteiro é obrigatório

O que acontece se a noiva quiser fazer e o noivo não (ou vice-versa)? Qual a sua sugestão para chegarem num consenso?

O ideal é que sempre haja uma conversa prévia. “Indicamos que haja uma conversa sobre as vontades e limites de cada um anteriormente. Nas despedidas no Clube, geralmente o casal marca o mesmo dia em locais diferentes, se reunindo no final da noite para compartilhar os melhores momentos”, indica Julia.

“Tudo na vida é questão de comunicação e respeito. Se o noivo não quer que a noiva faça um chá de Lingerie porque acha que esse tipo de festa é sinônimo de gogo boy, ou a noiva não quer que o noivo faça aquela despedida de solteira em alguma balada que possa gerar desconforto, penso que tudo deve ser falado e ponderado antes da festa”, expõe Cris.

Na opinião de Fabiana, é interessante que cada um tenha a sua própria despedida, mas os formatos podem variar.

“Os noivos podem preferir um churrasco com os amigos na fazenda, já a noiva pode querer uma viagem para Ibiza com as amigas. Isso depende da personalidade de cada um. Não vemos isso como um problema, mas o legal é que isso seja muito bem ajustado antes para que não tenha mal-estar na prévia do casório. Caso a noiva queira muito e o noivo não esteja tão confortável, tentamos conversar com ele para ver seu estilo e tentar sugerir algo que ele ache legal e queira fazer também. Costuma funcionar”, comenta.

Despedida de solteiro conversa com o noivo

É possível fazer uma festa de despedida de solteiro juntos? Como funcionaria?

Existem diferentes opções para realizar uma despedida de solteiro em casal. A mais conhecida é o Chá Bar.

“Trata-se de uma festa com os amigos mais próximos do casal juntos, compartilhando até mesmo brincadeiras que envolvam os noivos e todos os amigos. Tem casais que optam por festas temáticas, como a fantasia, festa junina ou do branco, para que todos entrem no clima de festa mesmo!”, explica Cris.

Já Julia reforça a realização de festas temáticas. “Já realizamos um Chá de Cabaret e um Chá de Boteco para um casal de noivos em nosso espaço, por exemplo. Nestes casos, eles entraram em consenso em relação ao tema e chamaram amigos, madrinhas e padrinhos. No Chá de Cabaret, os pais não foram convidados, pois era um evento com várias performances de striptease burlesca. Funciona como uma grande festa pré-casamento”, afirma.

Outra opção, citada por Fabiana, é a de realizar uma viagem de casais. “O que muda é a comemoração, são feitos ajustes nas brincadeiras (para que todos possam participar e que ninguém fique desconfortável). Em uma viagem de casais, o clima romântico regado de vinho tinto predomina. Em uma despedida conjunta, o clima tem que ser de agito, muito mais música e dança com bebidas divertidas”, opina.

Despedida de solteiro homem e mulher

Quem deve organizar a despedida de solteiro? As madrinhas/padrinhos ou os noivos podem organizar?

Isso pode variar. Algumas vezes são os (as) padrinhos/ madrinhas que organizam tudo e outras o (a) próprio (a) noivo (a).

“Eu sugiro que seja organizado pelas madrinhas/padrinhos, justamente porque os noivos já estão organizando tudo e as vezes se pegam até desanimados pelo fato de terem que também arcar com essa organização e acabam desistindo de fazer essa festa. Claro, que existem noivas e noivos que são super atuantes no casamento e querem participar de cada detalhe. Mas no geral, você pode até sugerir para suas madrinhas e padrinhos para eles organizarem algo!”, recomenda Cris.

Segundo Fabiana, quando a iniciativa parte dos padrinhos, fica mais fácil de preparar surpresas e a celebração se torna mais legal. No entanto, é preciso tomar certo cuidado com as surpresas.

“No caso de comemorações surpresas, é importante que essa pessoa, no caso o amigo do noivo ou a amiga da noiva, saiba, exatamente, o que ambos gostam, para não ter estresse futuro, como por exemplo contratar um dançarino se a noiva não gosta, ou levar para alguma balada mais picante se a noiva não quer de jeito algum. Sempre alguém acaba vendo e comentando. E hoje temos as famosas redes sociais que não perdoam nada! E vamos respeitar a posição do próximo”, alerta.

Despedida de solteiro quem organiza

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!